Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Marlene
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1132
Resumo: Este trabalho visa compreender e clarificar o conceito de competências e as suas implicações para a avaliação das aprendizagens, bem como identificar as principais tendências de avaliação de aprendizagens e analisar os métodos de avaliação e os instrumentos disponíveis à luz de uma avaliação centrada em competências. Pretende-se, ainda, dotar os professores de um instrumento de uso intuitivo de construção de grelhas de avaliação, que vá de encontro às atuais tendências na avaliação das aprendizagens. Este recurso está disponível online, com acesso livre a qualquer profissional de educação que pretenda uma fundamentação teórica de auxílio à construção de grelhas e que busque uma ferramenta prática capaz de responder às suas necessidades de avaliação.
id RCAP_c7f8985336323de8b00e561c84197db8
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1132
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básicoSupervisão pedagógicaCompetênciasAvaliaçãoEste trabalho visa compreender e clarificar o conceito de competências e as suas implicações para a avaliação das aprendizagens, bem como identificar as principais tendências de avaliação de aprendizagens e analisar os métodos de avaliação e os instrumentos disponíveis à luz de uma avaliação centrada em competências. Pretende-se, ainda, dotar os professores de um instrumento de uso intuitivo de construção de grelhas de avaliação, que vá de encontro às atuais tendências na avaliação das aprendizagens. Este recurso está disponível online, com acesso livre a qualquer profissional de educação que pretenda uma fundamentação teórica de auxílio à construção de grelhas e que busque uma ferramenta prática capaz de responder às suas necessidades de avaliação.The purpose of this essay is to understand and clarify the concept of student skills and their implications in the process of evaluating learning skills. Identifying key trends on assessment of learning and analyzing methods and tools available, centered in light of a skill centered evaluation. Furthermore, it’s intended to provide teachers with an intuitive rubrics building tool, thus moving towards the actual trends while evaluating learning skills. This tool is available online, with free access to all educational agents seeking a theoretical basis in aiding the construction of rubrics and seeking for a practical tool capable of responding to their assessment needs.2012-04-27T16:29:58Z2013-05-20T14:05:27Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1132porBarbosa, Marleneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:39.104126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico
title Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico
Barbosa, Marlene
Supervisão pedagógica
Competências
Avaliação
title_short Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico
title_full Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico
title_sort Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico
author Barbosa, Marlene
author_facet Barbosa, Marlene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Marlene
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Competências
Avaliação
topic Supervisão pedagógica
Competências
Avaliação
description Este trabalho visa compreender e clarificar o conceito de competências e as suas implicações para a avaliação das aprendizagens, bem como identificar as principais tendências de avaliação de aprendizagens e analisar os métodos de avaliação e os instrumentos disponíveis à luz de uma avaliação centrada em competências. Pretende-se, ainda, dotar os professores de um instrumento de uso intuitivo de construção de grelhas de avaliação, que vá de encontro às atuais tendências na avaliação das aprendizagens. Este recurso está disponível online, com acesso livre a qualquer profissional de educação que pretenda uma fundamentação teórica de auxílio à construção de grelhas e que busque uma ferramenta prática capaz de responder às suas necessidades de avaliação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-27T16:29:58Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-20T14:05:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1132
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131619995418624