Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1132 |
Resumo: | Este trabalho visa compreender e clarificar o conceito de competências e as suas implicações para a avaliação das aprendizagens, bem como identificar as principais tendências de avaliação de aprendizagens e analisar os métodos de avaliação e os instrumentos disponíveis à luz de uma avaliação centrada em competências. Pretende-se, ainda, dotar os professores de um instrumento de uso intuitivo de construção de grelhas de avaliação, que vá de encontro às atuais tendências na avaliação das aprendizagens. Este recurso está disponível online, com acesso livre a qualquer profissional de educação que pretenda uma fundamentação teórica de auxílio à construção de grelhas e que busque uma ferramenta prática capaz de responder às suas necessidades de avaliação. |
id |
RCAP_c7f8985336323de8b00e561c84197db8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1132 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básicoSupervisão pedagógicaCompetênciasAvaliaçãoEste trabalho visa compreender e clarificar o conceito de competências e as suas implicações para a avaliação das aprendizagens, bem como identificar as principais tendências de avaliação de aprendizagens e analisar os métodos de avaliação e os instrumentos disponíveis à luz de uma avaliação centrada em competências. Pretende-se, ainda, dotar os professores de um instrumento de uso intuitivo de construção de grelhas de avaliação, que vá de encontro às atuais tendências na avaliação das aprendizagens. Este recurso está disponível online, com acesso livre a qualquer profissional de educação que pretenda uma fundamentação teórica de auxílio à construção de grelhas e que busque uma ferramenta prática capaz de responder às suas necessidades de avaliação.The purpose of this essay is to understand and clarify the concept of student skills and their implications in the process of evaluating learning skills. Identifying key trends on assessment of learning and analyzing methods and tools available, centered in light of a skill centered evaluation. Furthermore, it’s intended to provide teachers with an intuitive rubrics building tool, thus moving towards the actual trends while evaluating learning skills. This tool is available online, with free access to all educational agents seeking a theoretical basis in aiding the construction of rubrics and seeking for a practical tool capable of responding to their assessment needs.2012-04-27T16:29:58Z2013-05-20T14:05:27Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1132porBarbosa, Marleneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:39.104126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico |
title |
Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico Barbosa, Marlene Supervisão pedagógica Competências Avaliação |
title_short |
Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Rubrics- presente e futuro na avaliação das aprendizagens: uma proposta de ferramenta de criação de grelhas de avaliação para o 1º ciclo do ensino básico |
author |
Barbosa, Marlene |
author_facet |
Barbosa, Marlene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Marlene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica Competências Avaliação |
topic |
Supervisão pedagógica Competências Avaliação |
description |
Este trabalho visa compreender e clarificar o conceito de competências e as suas implicações para a avaliação das aprendizagens, bem como identificar as principais tendências de avaliação de aprendizagens e analisar os métodos de avaliação e os instrumentos disponíveis à luz de uma avaliação centrada em competências. Pretende-se, ainda, dotar os professores de um instrumento de uso intuitivo de construção de grelhas de avaliação, que vá de encontro às atuais tendências na avaliação das aprendizagens. Este recurso está disponível online, com acesso livre a qualquer profissional de educação que pretenda uma fundamentação teórica de auxílio à construção de grelhas e que busque uma ferramenta prática capaz de responder às suas necessidades de avaliação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-27T16:29:58Z 2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-05-20T14:05:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1132 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131619995418624 |