O Currículo de Formação de Professores da Escola Magistério Primário: Perspetivas e Desafios dos Futuros Professores Primários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10012 |
Resumo: | Angola é desafiada, dia a pós dia a aprimorar a educação do país com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino, pautando a qualificação profissional dos agentes educacionais face às novas exigências impostas à escola pelo mundo globalizado. Fruto disso, tem vindo a implementar as reformas educativas e curriculares no sistema educativo (Lei de Bases do Sistema Educativo, lei nº13/01 de 31 de dezembro de 2001) recentemente revogada pela lei nº17/16 de 7 de outubro de 2016, bem como o Plano Mestre de Formação de Quadros, com a intenção de continuar a assegurar o aumento de níveis de qualidade de ensino e da excelência do processo de ensino-aprendizagem dos seus cidadãos. A presente investigação, teve por base conhecer as perspetivas e desafios dos futuros professores primários quanto ao exercício do trabalho docente, bem como contribuir para a melhoria do processo de orientação/estágios pedagógicos no que à Escola Magistério Primário das irmãs de S. José de Cluny, Malanje, diz respeito. Para isso, elaborou-se um guia de ação de estágio: da teoria à prática supervisionada, para os professores acompanhantes de estágios pedagógicos, no sentido de os ajudar a melhorar e/ou ultrapassar algumas dificuldades contundentes aos desafios/fragilidades que se têm registado em torno da formação prática (estágios pedagógicos) dos futuros professores primários, fruto do desconhecimento ou da falta de formação em matérias ligadas à supervisão pedagógica. A investigação decorreu na Escola Magistério Primário das Irmãs de São José de Cluny, Malanje e teve a participação de estudantes da 13ª classe que fazem parte do terceiro grupo de estudantes finalistas desde o início do funcionamento da referida escola e de professores acompanhantes de estágios pedagógicos. Os mesmos foram submetidos ao inquérito por questionário; observação direta (não participante) de dois alunos durante a atividade de estágio numa das escola de aplicação e inquérito por entrevista realizada a um dos membros de Direção da escola. |
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O Currículo de Formação de Professores da Escola Magistério Primário: Perspetivas e Desafios dos Futuros Professores PrimáriosEstudo realizado na Escola Magistério Primário das Irmãs de S. José de Cluny – Província de Malanje, AngolaCurrículo EducacionalDesafiosFuturos Professores e Ensino PrimárioPerspectivasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAngola é desafiada, dia a pós dia a aprimorar a educação do país com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino, pautando a qualificação profissional dos agentes educacionais face às novas exigências impostas à escola pelo mundo globalizado. Fruto disso, tem vindo a implementar as reformas educativas e curriculares no sistema educativo (Lei de Bases do Sistema Educativo, lei nº13/01 de 31 de dezembro de 2001) recentemente revogada pela lei nº17/16 de 7 de outubro de 2016, bem como o Plano Mestre de Formação de Quadros, com a intenção de continuar a assegurar o aumento de níveis de qualidade de ensino e da excelência do processo de ensino-aprendizagem dos seus cidadãos. A presente investigação, teve por base conhecer as perspetivas e desafios dos futuros professores primários quanto ao exercício do trabalho docente, bem como contribuir para a melhoria do processo de orientação/estágios pedagógicos no que à Escola Magistério Primário das irmãs de S. José de Cluny, Malanje, diz respeito. Para isso, elaborou-se um guia de ação de estágio: da teoria à prática supervisionada, para os professores acompanhantes de estágios pedagógicos, no sentido de os ajudar a melhorar e/ou ultrapassar algumas dificuldades contundentes aos desafios/fragilidades que se têm registado em torno da formação prática (estágios pedagógicos) dos futuros professores primários, fruto do desconhecimento ou da falta de formação em matérias ligadas à supervisão pedagógica. A investigação decorreu na Escola Magistério Primário das Irmãs de São José de Cluny, Malanje e teve a participação de estudantes da 13ª classe que fazem parte do terceiro grupo de estudantes finalistas desde o início do funcionamento da referida escola e de professores acompanhantes de estágios pedagógicos. Os mesmos foram submetidos ao inquérito por questionário; observação direta (não participante) de dois alunos durante a atividade de estágio numa das escola de aplicação e inquérito por entrevista realizada a um dos membros de Direção da escola.Angola is challenged, day after day to improve the education of the country with the aim of improving the quality of education, by guiding a professional qualification of educational agents face to New demands imposed on the school by the globalized world. As a result, it has been implementing the educational and curricular reforms in the education system (law on the basis of the education system, Law No. 13/01 of 31 December of 2001) recently repealed by Law No. 17/16 of 7 October Of 2016, as well as the master plan for the formation of tables, with the intention of continuing to ensure the increase of levels of teaching quality and the excellence of the teaching-learning process of its citizens. This investigation was based on knowing the perspectives and challenges of future primary teachers on the exercise of teaching work, as well as contributing to the improvement of the guidance/teaching stages process in the Escola Magistério Primário da Ir. de S. José de Cluny, Malanje concerns. With that, with had drawn up an Internship Action Guide: From theory to supervised practice to teachers accompanying pedagogical internships, in the sense to help them to improve and/or overcome some hard-hitting difficulties with the challenges/weaknesses have recorded around the practical training (pedagogical stages) of future primary teachers, the result of ignorance or lack of training in related matters à pedagogical supervision. The investigation took place at the Escola Magistério Primário da Ir. de S. José de Cluny, Malanje and had the participation of students of the 13th class who are part of the third group of finalist students since the beginning of the operation of the said school and teachers accompanying pedagogical internships. They were submitted to the survey by questionnaire; direct observation (non-participant) of two students during the internship activity at one of the application school and interview inquiry held by a member of direction of the school.Silva, Sofia Santana Lopes Malheiro daBranco, Maria Luísa Frazão RodriguesuBibliorumNgio, Fernando Rogério Manuel2020-06-02T00:30:30Z2018-07-122018-06-062018-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10012TID:202357872porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:23Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:04.724659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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