Associação entre as barreiras e benefícios para a atividade física e a utilização de transporte ativo em adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/18874 |
Resumo: | Uma das formas de conseguir melhores benefícios para a saúde e condição física é interligar o transporte ativo à atividade física. Atendendo aos baixos níveis de atividade física habitual nos dias de hoje e, à escassez do uso do transporte ativo como meio de deslocação diária das pessoas, é necessário a criação de novos hábitos de estilo de vida para obtenção de benefícios de saúde. Deste modo, o objetivo da presente dissertação foi analisar a associação entre o tipo de transporte usado, passivo ou ativo, com as perceções das barreiras e benefícios da atividade física em adultos. Métodos A amostra foi de 200 indivíduos (111 mulheres e 89 homens), maiores de 18 anos e residentes na zona do Porto. Os instrumentos utilizados foram três questionários, o IPAQ referente aos níveis de atividade física, o uso de transporte ativo ou passivo e, por último, um questionário para as perceções das barreiras e benefícios para a atividade física. A análise dos dados foi feita a partir do software SPSS (v.2.24) através da ANOVA a dois fatores (idade e sexo) e teve com finalidade perceber as diferenças dos indivíduos que utilizam transporte ativo do passivo, nos níveis de atividade física e na perceção das barreiras e benefícios. Resultados Os resultados deste estudo mostram níveis de atividade física recomendados e que a maioria dos sujeitos utilizam o transporte passivo nas suas deslocações. Os indivíduos que utilizam transporte ativo apresentaram maiores níveis de atividade física em relação aos que usam o transporte passivo. Porém, é o grupo dos mais velhos que utiliza o transporte ativo, que apresentaram maiores barreiras para a prática de atividade física. Conclusão Os resultados indicam que é o transporte passivo que lidera nas deslocações diárias dos sujeitos e que quem habitualmente utiliza o transporte ativo tem uma maior perceção de barreiras para a atividade física que os que usam transporte passivo. É premente uma consciencialização dos benefícios que advém o uso do transporte ativo nas deslocações diárias, assim como uma maior interligação do transporte ativo à atividade física. É essencial implementar e reforçar políticas, proporcionando no futuro, facilidades para o transporte ativo. |
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Associação entre as barreiras e benefícios para a atividade física e a utilização de transporte ativo em adultosNíveis de atividade físicaSedentarismoTransporte ativoTransporte passivoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisUma das formas de conseguir melhores benefícios para a saúde e condição física é interligar o transporte ativo à atividade física. Atendendo aos baixos níveis de atividade física habitual nos dias de hoje e, à escassez do uso do transporte ativo como meio de deslocação diária das pessoas, é necessário a criação de novos hábitos de estilo de vida para obtenção de benefícios de saúde. Deste modo, o objetivo da presente dissertação foi analisar a associação entre o tipo de transporte usado, passivo ou ativo, com as perceções das barreiras e benefícios da atividade física em adultos. Métodos A amostra foi de 200 indivíduos (111 mulheres e 89 homens), maiores de 18 anos e residentes na zona do Porto. Os instrumentos utilizados foram três questionários, o IPAQ referente aos níveis de atividade física, o uso de transporte ativo ou passivo e, por último, um questionário para as perceções das barreiras e benefícios para a atividade física. A análise dos dados foi feita a partir do software SPSS (v.2.24) através da ANOVA a dois fatores (idade e sexo) e teve com finalidade perceber as diferenças dos indivíduos que utilizam transporte ativo do passivo, nos níveis de atividade física e na perceção das barreiras e benefícios. Resultados Os resultados deste estudo mostram níveis de atividade física recomendados e que a maioria dos sujeitos utilizam o transporte passivo nas suas deslocações. Os indivíduos que utilizam transporte ativo apresentaram maiores níveis de atividade física em relação aos que usam o transporte passivo. Porém, é o grupo dos mais velhos que utiliza o transporte ativo, que apresentaram maiores barreiras para a prática de atividade física. Conclusão Os resultados indicam que é o transporte passivo que lidera nas deslocações diárias dos sujeitos e que quem habitualmente utiliza o transporte ativo tem uma maior perceção de barreiras para a atividade física que os que usam transporte passivo. É premente uma consciencialização dos benefícios que advém o uso do transporte ativo nas deslocações diárias, assim como uma maior interligação do transporte ativo à atividade física. É essencial implementar e reforçar políticas, proporcionando no futuro, facilidades para o transporte ativo.One way to achieve better health and fitness benefits is to link active transportation to physical activity. Given the low levels of habitual physical activity these days and the scarcity of the use of active transportation as a means of daily displacement of people, it is necessary to create new habits for the purpose of a healthier life. The objective of this dissertation was to analyze the association between the type of transport used, passive or active, with the perceived barriers and benefits of physical activity in adults. Methods The sample consisted of 200 individuals (111 women and 89 men), over 18 years of age and living in the Porto area. The instruments used were three questionnaires, the IPAQ referring to physical activity levels, the use of active or passive transport, and, finally, a questionnaire for perceived barriers and benefits for physical activity. Data analysis was done using SPSS software (v.2.24) through twoway ANOVA (age and sex) and aimed to understand the differences of individuals using active transport of the passive, in the levels of physical activity and in the perceived barriers and benefits. Results The results of this study show recommended levels of physical activity and that most of the subjects use passive transport during their journeys. Individuals using active transport had higher levels of physical activity than those using passive transport. However, it is the older group that uses active transportation, which presented greater barriers to the practice of physical activity. Conclusion The results indicate that it is the passive transport that leads in the subjects' daily journeys and that those who habitually use active transport have a greater perception of barriers to physical activity than those who use passive transport. There is a strong awareness of the benefits of using active transportation in daily commutes, as well as a greater interconnection of active transportation with physical activity. It is essential to implement and strengthen policies, providing in the future, facilities for active transport.Lopes, Vítor P.Gonçalves, CelinaBiblioteca Digital do IPBFaria, Catarina Beatriz Ferreira2019-02-12T15:33:10Z201820172018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18874TID:201973561porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:01Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:07.867944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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