Liderança em equipas comerciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco José Loureiro de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34708
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo procurar formas de liderança eficazes e produtivas, que são uma necessidade crescente e fundamental na gestão organizacional no presente. A gestão de pessoas sempre foi um tema que desafiou diversos autores a investigar ao longo dos séculos, na tentativa de responder de uma forma concreta às aptidões que um líder deve englobar. Efetuou-se uma revisão da literatura do tema liderança bem como a caraterização do líder. Face à evolução tecnológica e à rápida transferência de informação no mercado, as trocas comerciais tornaram-se globais, forçando as organizações a adaptarem-se às novas circunstâncias desta internacionalização, assumindo a liderança e a gestão um lugar de relevo com uma atenção redobrada por parte destas. A reorganização interna dos diversos departamentos é realizada com especial atenção pelo departamento de marketing, onde a adaptação às novas tecnologias, a formação e ajuste das equipas à nova realizade tornouse fundamental para estas se manterem competitivas. A realização de um questionário com inquiridos em contacto direto com o mercado, permitiu testar e retirar conclusões sobre o efeito dos diversos tipos de liderança estudados, a influência que os líderes têm nos resultados das equipas comerciais e qual o impacto que estas podem ter na estratégia da organização. Foi também investigado a relação do fator idade, género e escolaridade com o tipo de liderança mais influente. Este estudo possibilitou retirar como principais conclusões que qualquer tipo de liderança pode ser eficaz, que existem certas características na liderança que conseguem tirar melhor partido dos liderados e que o líder atualmente desempenha um papel fundamental na concretização dos objetivos da organização.
id RCAP_c84a0fa3d8d101be5559e9a8dd782e2f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/34708
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança em equipas comerciaisLiderançaLíderEquipasFocoMarketingMotivaçãoAdaptaçãoEsta dissertação tem como objetivo procurar formas de liderança eficazes e produtivas, que são uma necessidade crescente e fundamental na gestão organizacional no presente. A gestão de pessoas sempre foi um tema que desafiou diversos autores a investigar ao longo dos séculos, na tentativa de responder de uma forma concreta às aptidões que um líder deve englobar. Efetuou-se uma revisão da literatura do tema liderança bem como a caraterização do líder. Face à evolução tecnológica e à rápida transferência de informação no mercado, as trocas comerciais tornaram-se globais, forçando as organizações a adaptarem-se às novas circunstâncias desta internacionalização, assumindo a liderança e a gestão um lugar de relevo com uma atenção redobrada por parte destas. A reorganização interna dos diversos departamentos é realizada com especial atenção pelo departamento de marketing, onde a adaptação às novas tecnologias, a formação e ajuste das equipas à nova realizade tornouse fundamental para estas se manterem competitivas. A realização de um questionário com inquiridos em contacto direto com o mercado, permitiu testar e retirar conclusões sobre o efeito dos diversos tipos de liderança estudados, a influência que os líderes têm nos resultados das equipas comerciais e qual o impacto que estas podem ter na estratégia da organização. Foi também investigado a relação do fator idade, género e escolaridade com o tipo de liderança mais influente. Este estudo possibilitou retirar como principais conclusões que qualquer tipo de liderança pode ser eficaz, que existem certas características na liderança que conseguem tirar melhor partido dos liderados e que o líder atualmente desempenha um papel fundamental na concretização dos objetivos da organização.Carvalho, Wander Manuel Gaspar Brás deViseu, Clara Margarida PiscoRepositório ComumOliveira, Francisco José Loureiro de2021-01-14T16:21:27Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34708202578895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:01.960335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança em equipas comerciais
title Liderança em equipas comerciais
spellingShingle Liderança em equipas comerciais
Oliveira, Francisco José Loureiro de
Liderança
Líder
Equipas
Foco
Marketing
Motivação
Adaptação
title_short Liderança em equipas comerciais
title_full Liderança em equipas comerciais
title_fullStr Liderança em equipas comerciais
title_full_unstemmed Liderança em equipas comerciais
title_sort Liderança em equipas comerciais
author Oliveira, Francisco José Loureiro de
author_facet Oliveira, Francisco José Loureiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Wander Manuel Gaspar Brás de
Viseu, Clara Margarida Pisco
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco José Loureiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Líder
Equipas
Foco
Marketing
Motivação
Adaptação
topic Liderança
Líder
Equipas
Foco
Marketing
Motivação
Adaptação
description Esta dissertação tem como objetivo procurar formas de liderança eficazes e produtivas, que são uma necessidade crescente e fundamental na gestão organizacional no presente. A gestão de pessoas sempre foi um tema que desafiou diversos autores a investigar ao longo dos séculos, na tentativa de responder de uma forma concreta às aptidões que um líder deve englobar. Efetuou-se uma revisão da literatura do tema liderança bem como a caraterização do líder. Face à evolução tecnológica e à rápida transferência de informação no mercado, as trocas comerciais tornaram-se globais, forçando as organizações a adaptarem-se às novas circunstâncias desta internacionalização, assumindo a liderança e a gestão um lugar de relevo com uma atenção redobrada por parte destas. A reorganização interna dos diversos departamentos é realizada com especial atenção pelo departamento de marketing, onde a adaptação às novas tecnologias, a formação e ajuste das equipas à nova realizade tornouse fundamental para estas se manterem competitivas. A realização de um questionário com inquiridos em contacto direto com o mercado, permitiu testar e retirar conclusões sobre o efeito dos diversos tipos de liderança estudados, a influência que os líderes têm nos resultados das equipas comerciais e qual o impacto que estas podem ter na estratégia da organização. Foi também investigado a relação do fator idade, género e escolaridade com o tipo de liderança mais influente. Este estudo possibilitou retirar como principais conclusões que qualquer tipo de liderança pode ser eficaz, que existem certas características na liderança que conseguem tirar melhor partido dos liderados e que o líder atualmente desempenha um papel fundamental na concretização dos objetivos da organização.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-14T16:21:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/34708
202578895
url http://hdl.handle.net/10400.26/34708
identifier_str_mv 202578895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130033772560384