Perceção docente da supervisão pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Maria João Gomes da Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1841
Resumo: Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na área de Supervisão e Orientação Pedagógica
id RCAP_c85db0782606fa892a0c0d0ae7d8a5a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção docente da supervisão pedagógicasupervisão pedagógicaidentidade profissional docentedialogismotrabalho colaborativoperceçãopedagogical supervisionteaching professional identitydialogismcollaborative workperceptionDissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na área de Supervisão e Orientação PedagógicaNa escola de hoje, a supervisão pedagógica pode desempenhar um papel importante na construção de uma cultura de equipa docente, baseada na partilha de experiências e saberes, em que o envolvimento de cada indivíduo se torna essencial para a identidade coletiva do grupo. O presente trabalho pretendeu conhecer a perceção docente da supervisão pedagógica através de um estudo de caso numa escola onde a investigadora exerceu a profissão docente durante vários anos. A finalidade do mesmo consistiu em perceber a existência ou não de relação entre a realidade supervisiva atual e a que se pretenderia que existisse por parte dos docentes. Os dados foram recolhidos primeiramente através de entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, por questionários elaborados com base naquelas. Para além da análise de conteúdo, procedeu-se também à análise documental baseada em autores reconhecidos da vasta bibliografia relativa ao tema em estudo. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que, efetivamente, existe um desfasamento entre perceções da realidade supervisiva e perceções do que seria desejável no desempenho dessa mesma função. Com base no presente estudo empírico, pudemos apurar que a supervisão pedagógica deve sofrer alterações na sua génese. Essas alterações deverão visar um trabalho de equipa não hierarquizado, em que são fundamentais os comportamentos colaborativos numa perspetiva dialógica de trabalho. O supervisor deverá ser alguém dotado de competências sociais e cognitivas que lhe permitam fomentar a cooperação, revelando um espírito de liderança e promovendo a consecução de objetivos comuns, o que permitirá o desenvolvimento da identidade profissional docente baseada num espírito que se deseja de equipa.In nowadays school, pedagogical supervision can play an important role in the construction of teachers’ team culture based on sharing out experience and knowledge in which the involvement of each individual becomes essential for the collective group identity. The present work intended to realize the teachers’ perception concerning the pedagogical supervision troughout a case study research performed at a school where the researcher taught for several years. Its goal consisted in being aware if there was a relation between nowadays pedagogical supervising reality and the one that teachers would like to see accomplished. Data were collected, first by semi-structural interviews and then, through questionnaires which were built based on the interviews. Beyond a data content analysis, a documental analysis based on recognized authors on these matters was accomplished. The achieved results allowed us to conclude that there is a really imbalance between the perceptions of the supervising reality and the perceptions of what it would be desirable in the supervising fulfilment. According to this empirical study, we could establish that pedagogical supervision must be changed on its basis. Those changes shall aim at a non-hierarchical team work, in which collaborative behaviours are essential in a working dialogical perspective. The supervisor shall be endowed with social and cognitive competences that will allow him/her to promote cooperation, revealing leadership and promoting the achievement of common goals that will permit the development of the teaching professional identity, based on a desired team spirit. Perceção docente da Supervisão PedagógicaSantos, LeonorRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMateus, Maria João Gomes da Costa2017-08-14T14:14:05Z2014-04-022014-04-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1841TID:201162334porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:04Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:01.437918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção docente da supervisão pedagógica
title Perceção docente da supervisão pedagógica
spellingShingle Perceção docente da supervisão pedagógica
Mateus, Maria João Gomes da Costa
supervisão pedagógica
identidade profissional docente
dialogismo
trabalho colaborativo
perceção
pedagogical supervision
teaching professional identity
dialogism
collaborative work
perception
title_short Perceção docente da supervisão pedagógica
title_full Perceção docente da supervisão pedagógica
title_fullStr Perceção docente da supervisão pedagógica
title_full_unstemmed Perceção docente da supervisão pedagógica
title_sort Perceção docente da supervisão pedagógica
author Mateus, Maria João Gomes da Costa
author_facet Mateus, Maria João Gomes da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Leonor
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Maria João Gomes da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv supervisão pedagógica
identidade profissional docente
dialogismo
trabalho colaborativo
perceção
pedagogical supervision
teaching professional identity
dialogism
collaborative work
perception
topic supervisão pedagógica
identidade profissional docente
dialogismo
trabalho colaborativo
perceção
pedagogical supervision
teaching professional identity
dialogism
collaborative work
perception
description Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na área de Supervisão e Orientação Pedagógica
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-02
2014-04-02T00:00:00Z
2017-08-14T14:14:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1841
TID:201162334
url http://hdl.handle.net/10400.15/1841
identifier_str_mv TID:201162334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030340345856