Perceção docente da supervisão pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1841 |
Resumo: | Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na área de Supervisão e Orientação Pedagógica |
id |
RCAP_c85db0782606fa892a0c0d0ae7d8a5a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1841 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceção docente da supervisão pedagógicasupervisão pedagógicaidentidade profissional docentedialogismotrabalho colaborativoperceçãopedagogical supervisionteaching professional identitydialogismcollaborative workperceptionDissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na área de Supervisão e Orientação PedagógicaNa escola de hoje, a supervisão pedagógica pode desempenhar um papel importante na construção de uma cultura de equipa docente, baseada na partilha de experiências e saberes, em que o envolvimento de cada indivíduo se torna essencial para a identidade coletiva do grupo. O presente trabalho pretendeu conhecer a perceção docente da supervisão pedagógica através de um estudo de caso numa escola onde a investigadora exerceu a profissão docente durante vários anos. A finalidade do mesmo consistiu em perceber a existência ou não de relação entre a realidade supervisiva atual e a que se pretenderia que existisse por parte dos docentes. Os dados foram recolhidos primeiramente através de entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, por questionários elaborados com base naquelas. Para além da análise de conteúdo, procedeu-se também à análise documental baseada em autores reconhecidos da vasta bibliografia relativa ao tema em estudo. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que, efetivamente, existe um desfasamento entre perceções da realidade supervisiva e perceções do que seria desejável no desempenho dessa mesma função. Com base no presente estudo empírico, pudemos apurar que a supervisão pedagógica deve sofrer alterações na sua génese. Essas alterações deverão visar um trabalho de equipa não hierarquizado, em que são fundamentais os comportamentos colaborativos numa perspetiva dialógica de trabalho. O supervisor deverá ser alguém dotado de competências sociais e cognitivas que lhe permitam fomentar a cooperação, revelando um espírito de liderança e promovendo a consecução de objetivos comuns, o que permitirá o desenvolvimento da identidade profissional docente baseada num espírito que se deseja de equipa.In nowadays school, pedagogical supervision can play an important role in the construction of teachers’ team culture based on sharing out experience and knowledge in which the involvement of each individual becomes essential for the collective group identity. The present work intended to realize the teachers’ perception concerning the pedagogical supervision troughout a case study research performed at a school where the researcher taught for several years. Its goal consisted in being aware if there was a relation between nowadays pedagogical supervising reality and the one that teachers would like to see accomplished. Data were collected, first by semi-structural interviews and then, through questionnaires which were built based on the interviews. Beyond a data content analysis, a documental analysis based on recognized authors on these matters was accomplished. The achieved results allowed us to conclude that there is a really imbalance between the perceptions of the supervising reality and the perceptions of what it would be desirable in the supervising fulfilment. According to this empirical study, we could establish that pedagogical supervision must be changed on its basis. Those changes shall aim at a non-hierarchical team work, in which collaborative behaviours are essential in a working dialogical perspective. The supervisor shall be endowed with social and cognitive competences that will allow him/her to promote cooperation, revealing leadership and promoting the achievement of common goals that will permit the development of the teaching professional identity, based on a desired team spirit. Perceção docente da Supervisão PedagógicaSantos, LeonorRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMateus, Maria João Gomes da Costa2017-08-14T14:14:05Z2014-04-022014-04-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1841TID:201162334porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:04Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:01.437918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceção docente da supervisão pedagógica |
title |
Perceção docente da supervisão pedagógica |
spellingShingle |
Perceção docente da supervisão pedagógica Mateus, Maria João Gomes da Costa supervisão pedagógica identidade profissional docente dialogismo trabalho colaborativo perceção pedagogical supervision teaching professional identity dialogism collaborative work perception |
title_short |
Perceção docente da supervisão pedagógica |
title_full |
Perceção docente da supervisão pedagógica |
title_fullStr |
Perceção docente da supervisão pedagógica |
title_full_unstemmed |
Perceção docente da supervisão pedagógica |
title_sort |
Perceção docente da supervisão pedagógica |
author |
Mateus, Maria João Gomes da Costa |
author_facet |
Mateus, Maria João Gomes da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Leonor Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Maria João Gomes da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
supervisão pedagógica identidade profissional docente dialogismo trabalho colaborativo perceção pedagogical supervision teaching professional identity dialogism collaborative work perception |
topic |
supervisão pedagógica identidade profissional docente dialogismo trabalho colaborativo perceção pedagogical supervision teaching professional identity dialogism collaborative work perception |
description |
Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na área de Supervisão e Orientação Pedagógica |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-02 2014-04-02T00:00:00Z 2017-08-14T14:14:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1841 TID:201162334 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1841 |
identifier_str_mv |
TID:201162334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137030340345856 |