Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/68 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento |
id |
RCAP_c876d5a2d9ad3fa47712cbce217a1232 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/68 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridadeAprendizagem da geometriaModelo de van HieleAmbientes geométricos computacionaisFigura geométricaConjecturasProvasDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e DesenvolvimentoUm ambiente geométrico dinâmico (AGD) computacional permite fazer construções e manipulá-las, conservando invariantes as relações estabelecidas. Neste estudo pressupôs-se que recorrendo a um AGD se podem criar estratégias poderosas para a construção pessoal e social do conhecimento geométrico. À luz dessa hipótese, investigou-se como é que os alunos exploram - realizam, justificam e investigam - construções num AGD e como é que isso os habilita a compreender objectos e relações geométricas, a formular conjecturas e a elaborar argumentos indutivos e dedutivos. Utilizou-se uma metodologia de experiência de ensino, operacionalizada numa intervenção didáctica levada a cabo numa turma do 9ºano.Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e TecnologiaAmbrósio, TeresaMatos, José Manuel Leonardo deRUNJunqueira, Maria Margarida Bettencourt de Beires2006-03-15T11:42:04Z19941994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis13409748 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/68porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:30:55Zoai:run.unl.pt:10362/68Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:32.975523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade |
title |
Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade Junqueira, Maria Margarida Bettencourt de Beires Aprendizagem da geometria Modelo de van Hiele Ambientes geométricos computacionais Figura geométrica Conjecturas Provas |
title_short |
Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade |
title_full |
Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade |
title_sort |
Aprendizagem da geometria em ambientes computacionais dinâmicos: um estudo no 9º ano de escolaridade |
author |
Junqueira, Maria Margarida Bettencourt de Beires |
author_facet |
Junqueira, Maria Margarida Bettencourt de Beires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ambrósio, Teresa Matos, José Manuel Leonardo de RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junqueira, Maria Margarida Bettencourt de Beires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem da geometria Modelo de van Hiele Ambientes geométricos computacionais Figura geométrica Conjecturas Provas |
topic |
Aprendizagem da geometria Modelo de van Hiele Ambientes geométricos computacionais Figura geométrica Conjecturas Provas |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1994-01-01T00:00:00Z 2006-03-15T11:42:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/68 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/68 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
13409748 bytes application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137798274416640 |