O ensino da escrita: produção de crónicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, António Guilherme Campos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/41336
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_c8911ee047c749bd03dbb63dcc59d490
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41336
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da escrita: produção de crónicasThe teaching of writing: the writing of chroniclesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioEste relatório, inserido no Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português e de Espanhol, documenta o resultado de uma Intervenção em duas turmas do 9º Ano, no âmbito do Português, e numa turma do mesmo ano, no âmbito do Espanhol. O principal objeto deste Projeto foi a escrita, através da produção e divulgação de crónicas na sala de aula e no contexto escolar. O Projeto desenvolveu-se em cinco momentos principais: 1. apresentação do tema aos alunos e implementação de um questionário específico para conhecer as suas motivações, métodos de trabalho, dificuldades na escrita, com o intuito de delinear os métodos de ensino e as estratégias mais adequadas a cada grupo; 2. apresentação da Crónica como género textual e respetivas caraterísticas, recorrendo à leitura e análise de crónicas; 3. produção, acompanhada pelo professor, de uma crónica, com o intuito de, aos poucos, delegar autonomia nos alunos no processo de produção da escrita; 4. produção de uma crónica a título individual, sobre o tema escolhido pelo aluno, sem descurar a orientação do professor; 5. divulgação das crónicas através de um livro, que ficaria na biblioteca escolar, abrindo, deste modo, o leque de leitores das crónicas. No Espanhol, o Projeto desenvolveu-se de modo semelhante, mas tendo em conta que o nível e a exigência não poderiam ser os mesmos do Português. Este Relatório encontra-se estruturado em três capítulos fundamentais. No primeiro, é feito um enquadramento contextual e teórico da Intervenção no âmbito da escrita. No segundo capítulo, apresenta-se a Intervenção nas duas disciplinas, avaliam-se os resultados obtidos e lança-se um olhar sobre o impacto das estratégias aplicadas ao longo do ano letivo. Por fim, é feita uma avaliação global da Intervenção, onde são integradas as considerações finais sobre o trabalho desenvolvido e as estratégias adoptadas.This report falls within the scope of a Professional Internship, carried out in the framework of a Master’s degree in Teaching Portuguese and Spanish. It documents the results of a Course of Action undertaken in two 9th grade classes, in what concerns the Teaching of Portuguese, as well as a 9th grade class, in what concerns the Teaching of Spanish. This Project’s main object was writing; the writing and presentation of chronicles at a class room level, as well as within the school context. This Project was developed in five main stages: 1. presentation of the theme to the students and implementation of a targeted questionnaire in order to know their motivations, work methods and writing difficulties. The goal was to outline the teaching methods and the most suitable strategies to each group; 2. presentation of the Chronicle as a text genre, and of its characteristics through the reading and analysis of chronicles; 3. writing of a chronicle – with the teacher’s guidance – aiming to promote students’ autonomy in their writing process; 4. individual writing of a chronicle on a theme chosen by the student while bearing in mind the teacher’s guidance; 5. presentation of these chronicles through a book; this book would then be kept in the school library and would allow more readers to have access to them. In what concerns the Teaching of Spanish, this Project was developed in a similar way, bearing in mind, however, that the level of difficulty could not be the same as that of Portuguese. This report is structured in three fundamental chapters. On the first chapter, it is given a theoretical and contextual framework of the Course of Action within the context of writing. The second chapter presents the Course of Action undertaken in the two subjects, assesses the results obtained and discusses the impact of the strategies applied throughout the school year. Finally, this report concludes with a global assessment of the Course of Action and with the final considerations on the work developed and on the adopted strategies.Silva, António Carvalho daDono López, PedroUniversidade do MinhoSoares, António Guilherme Campos20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/41336por201458454info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:37.890688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da escrita: produção de crónicas
The teaching of writing: the writing of chronicles
title O ensino da escrita: produção de crónicas
spellingShingle O ensino da escrita: produção de crónicas
Soares, António Guilherme Campos
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino da escrita: produção de crónicas
title_full O ensino da escrita: produção de crónicas
title_fullStr O ensino da escrita: produção de crónicas
title_full_unstemmed O ensino da escrita: produção de crónicas
title_sort O ensino da escrita: produção de crónicas
author Soares, António Guilherme Campos
author_facet Soares, António Guilherme Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, António Carvalho da
Dono López, Pedro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, António Guilherme Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/41336
url http://hdl.handle.net/1822/41336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201458454
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132683253579776