Discursos sobre a igualdade de género na produção escrita de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Alice Rodrigues Vera Cruz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19224
Resumo: A Educação é uma área que tem vindo a ganhar importância, sendo atribuída à escola o papel na aquisição dos conhecimentos, das competências, das atitudes e dos valores para uma cidadania consciente e responsável, desafiando-a ainda ao envolvimento à resolução dos problemas género. Na presente investigação utilizou-se uma atividade didática programada para aferir da aprendizagem da escrita a jovens alunas, através de uma produção escrita pelas mesmas. Para tal foi necessário refletirem e investigarem previamente sobre as questões de género existentes no quotidiano da sociedade são-tomense, uma problemática social da atualidade, que à muito vem assombrado a vida das mulheres. As jovens estudavam no Liceu Nacional, maior liceu nacional com alunas e alunos de diversas localidades e diferenciados extrato económico e social. Pertenciam à turma B da 11ª Classe, que é composta por 25 alunos dos 16 aos 20 anos. Destes, 10 alunas, com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos, aceitaram participar no presente estudo. Para participação legal destas, obtivemos autorização dos responsáveis e concordância da sua utilização para análise qualitativa dos conteúdos no que respeita à questão de género e aferição da aprendizagem da escrita do português. Com base na Revisão de Literatura à temática de género, definimos previamente três grupos de categorias, nomeadamente, - crenças dos papéis executados por pessoas de ambos os sexos, de gerações do passado e presente, nos contextos (privado/público); - crença sobre as relações de género existentes na sociedade; e crença sobre as características psicológicas masculinas e femininas atribuídas a mulher e ao homem. Os conteúdos das redações foram analisados em seis subcategorias de acordo com os contextos definidos. Da análise dos discursos textuais produzidos, ficou evidente a existência de crenças estereotipadas de caráter sexista na vida das mulheres da geração do passado. Por sua vez, para a geração do presente há tendência de melhoria, tanto na diversificação dos papéis realizados no contexto publico e social, como na sua abertura para o mundo, nas relações de género e na demonstração de caraterísticas psicológicas antes vistas só nos homens, o que contrasta com as mulheres do passado. Através da análise que fizémos às produções escritas dos estudantes, podemos concluir que, em termos globais, a estrutura das três componentes: introdução, desenvolvimento e conclusão está presente em todos os textos, o que nos leva a concluir que se trata de uma aprendizagem trabalhada em sala de aula e sistematizada. Não tivémos a preocupação de efetuar uma reflexão sobre os erros ortográficos presentes nos textos produzidos, uma vez que não era esse o objeto do nosso estudo e por considerar que os mesmos se relacionam, sobretudo, com um registo de língua típico de S. Tomé e que, em alguns casos, se desvia do português europeu.
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As jovens estudavam no Liceu Nacional, maior liceu nacional com alunas e alunos de diversas localidades e diferenciados extrato económico e social. Pertenciam à turma B da 11ª Classe, que é composta por 25 alunos dos 16 aos 20 anos. Destes, 10 alunas, com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos, aceitaram participar no presente estudo. Para participação legal destas, obtivemos autorização dos responsáveis e concordância da sua utilização para análise qualitativa dos conteúdos no que respeita à questão de género e aferição da aprendizagem da escrita do português. Com base na Revisão de Literatura à temática de género, definimos previamente três grupos de categorias, nomeadamente, - crenças dos papéis executados por pessoas de ambos os sexos, de gerações do passado e presente, nos contextos (privado/público); - crença sobre as relações de género existentes na sociedade; e crença sobre as características psicológicas masculinas e femininas atribuídas a mulher e ao homem. Os conteúdos das redações foram analisados em seis subcategorias de acordo com os contextos definidos. Da análise dos discursos textuais produzidos, ficou evidente a existência de crenças estereotipadas de caráter sexista na vida das mulheres da geração do passado. Por sua vez, para a geração do presente há tendência de melhoria, tanto na diversificação dos papéis realizados no contexto publico e social, como na sua abertura para o mundo, nas relações de género e na demonstração de caraterísticas psicológicas antes vistas só nos homens, o que contrasta com as mulheres do passado. Através da análise que fizémos às produções escritas dos estudantes, podemos concluir que, em termos globais, a estrutura das três componentes: introdução, desenvolvimento e conclusão está presente em todos os textos, o que nos leva a concluir que se trata de uma aprendizagem trabalhada em sala de aula e sistematizada. Não tivémos a preocupação de efetuar uma reflexão sobre os erros ortográficos presentes nos textos produzidos, uma vez que não era esse o objeto do nosso estudo e por considerar que os mesmos se relacionam, sobretudo, com um registo de língua típico de S. Tomé e que, em alguns casos, se desvia do português europeu.Education is an area that has come to win importance, being attributed to the school an important role in the acquisition of knowledge, of qualifications, of attitudes and values for a conscious and responsible citizenship, challenging it to the implication to the resolution of the problems regarding gender inequality. The purpose of the present investigation consisted in using an informative activity programmed with the objective of assessing 10 young students writing ability, through an essay written by them. For such, it required these students to reflect and investigate previously on the questions of existent gender inequality surrounding the daily routine of sao-tomense society, a social problem which darkens the life of many women in Sao Tome and Principe. We foresaw initially, a public with ages between 16 to 20 years of the National High School, because of the objective of the study, and for being the oldest national high school in the country with students of diverse places including different financial and social backgrounds. The students belonged to the class B from the 11th grade, which consists of 25 students from 16 to 20 years of age. From these, 10 students, aged between 16 and 20 years, agreed to participate in this study. In order to legally obtain their participation, we obtained parental consent and agreement of their use for qualitative content analysis on the issues of gender and to access the learning of writing in Portuguese. Based on the Literature Review on the theme of gender previously mentioned, three groups of different categories, in those included - beliefs of the roles performed by people of both sexes, of different generations, past and present, in the contexts of both private and public sector; - The belief about the existing gender relationships within society; and beliefs about male and female psychological characteristics attributed to woman and man. The contents of the essays were analysed in six subcategories according to the settings defined. Through the textual analysis of discourses produced, it was evident the existence of sexist stereotypical beliefs in the lives of women of the past generation. On the other hand, for this present generation there is a tendency for improvement in both the diversification of roles performed in public and social context, and in its openness to the world, in gender relations and the demonstration of psychological characteristics previously seen only in men, which contrasts with the women of the past. Through analysis of the written student productions we can conclude that, overall, the structure of three components: introduction, development and conclusion are present in all texts, which leads us to conclude that this is a learning crafted and systematized in the class room. We did not have the concern to make a reflection about the spelling mistakes present in the texts produced, since this was not the object of our study and considered that they are related, with the typical S. Tomé language that in some cases deviates from European Portuguese.Bergano, SofiaMacias, Dina RodriguesBiblioteca Digital do IPBCarvalho, Maria Alice Rodrigues Vera Cruz2019-04-10T09:01:36Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19224TID:201048230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:45Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:33.651735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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