A educação musical e o desafio de ensinar música a alunos adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12346 |
Resumo: | Neste trabalho é apresentado um estudo sobre a disciplina de Educação Musical no Ensino Básico, sendo colocadas questões sobre a presença da mesma no 1º e 3º ciclo. Logo, é feita uma reflexão sobre o funcionamento do currículo Manhanttaville Music Curriculum Program (MMCP) e sobre uma forma de o adaptar à disciplina de Educação Musical. Dentro deste enquadramento surge-nos a temática o desinteresse dos alunos pela aprendizagem da música à medida que crescem, sendo abordadas questões relativas à importância de uma formação contínua do professor e da sua constante procura em se adaptar à música do quotidiano dos alunos. Na segunda parte deste trabalho temos o relatório de estágio, em que é possível encontrar uma descrição das escolas e das turmas onde foi realizada a prática pedagógica, assim como descrições minuciosas de planificações realizadas e respetivas reflexões de cada aula. |
id |
RCAP_c894d2ed6deb65eabab0d983c422e0f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12346 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação musical e o desafio de ensinar música a alunos adolescentesEducação MusicalPrática PedagógicaPráticas EducativasDesenvolvimento dos CurrículosFormação de ProfessoresProfessores de MúsicaEnsino Básico 3º CicloEnsino Básico 1º CicloNeste trabalho é apresentado um estudo sobre a disciplina de Educação Musical no Ensino Básico, sendo colocadas questões sobre a presença da mesma no 1º e 3º ciclo. Logo, é feita uma reflexão sobre o funcionamento do currículo Manhanttaville Music Curriculum Program (MMCP) e sobre uma forma de o adaptar à disciplina de Educação Musical. Dentro deste enquadramento surge-nos a temática o desinteresse dos alunos pela aprendizagem da música à medida que crescem, sendo abordadas questões relativas à importância de uma formação contínua do professor e da sua constante procura em se adaptar à música do quotidiano dos alunos. Na segunda parte deste trabalho temos o relatório de estágio, em que é possível encontrar uma descrição das escolas e das turmas onde foi realizada a prática pedagógica, assim como descrições minuciosas de planificações realizadas e respetivas reflexões de cada aula.Nogueira, César Augusto Coutinho da Silva, 1962-Repositório ComumPimentel, Filipa Ramos2016-03-15T15:00:52Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12346201334224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:48.667132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação musical e o desafio de ensinar música a alunos adolescentes |
title |
A educação musical e o desafio de ensinar música a alunos adolescentes |
spellingShingle |
A educação musical e o desafio de ensinar música a alunos adolescentes Pimentel, Filipa Ramos Educação Musical Prática Pedagógica Práticas Educativas Desenvolvimento dos Currículos Formação de Professores Professores de Música Ensino Básico 3º Ciclo Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
A educação musical e o desafio de ensinar música a alunos adolescentes |
title_full |
A educação musical e o desafio de ensinar música a alunos adolescentes |
title_fullStr |
A educação musical e o desafio de ensinar música a alunos adolescentes |
title_full_unstemmed |
A educação musical e o desafio de ensinar música a alunos adolescentes |
title_sort |
A educação musical e o desafio de ensinar música a alunos adolescentes |
author |
Pimentel, Filipa Ramos |
author_facet |
Pimentel, Filipa Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, César Augusto Coutinho da Silva, 1962- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel, Filipa Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Musical Prática Pedagógica Práticas Educativas Desenvolvimento dos Currículos Formação de Professores Professores de Música Ensino Básico 3º Ciclo Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Educação Musical Prática Pedagógica Práticas Educativas Desenvolvimento dos Currículos Formação de Professores Professores de Música Ensino Básico 3º Ciclo Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
Neste trabalho é apresentado um estudo sobre a disciplina de Educação Musical no Ensino Básico, sendo colocadas questões sobre a presença da mesma no 1º e 3º ciclo. Logo, é feita uma reflexão sobre o funcionamento do currículo Manhanttaville Music Curriculum Program (MMCP) e sobre uma forma de o adaptar à disciplina de Educação Musical. Dentro deste enquadramento surge-nos a temática o desinteresse dos alunos pela aprendizagem da música à medida que crescem, sendo abordadas questões relativas à importância de uma formação contínua do professor e da sua constante procura em se adaptar à música do quotidiano dos alunos. Na segunda parte deste trabalho temos o relatório de estágio, em que é possível encontrar uma descrição das escolas e das turmas onde foi realizada a prática pedagógica, assim como descrições minuciosas de planificações realizadas e respetivas reflexões de cada aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-15T15:00:52Z 2016-01-01T00:00:00Z 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12346 201334224 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12346 |
identifier_str_mv |
201334224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130013651435520 |