A prática da supervisão pedagógica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: dificuldades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Aparecida de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10749
Resumo: A supervisão pedagógica tem como função assessorar e acompanhar as práticas pedagógicas dos professores, visando o seu desenvolvimento. Como intuito de despertar nos docentes a importância da formação continuada, da avaliação de desempenho e do trabalho em equipa objetivou-se o estudo - A prática da supervisão pedagógica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: dificuldades e desafios. Procuramos identificar se as ações da supervisão pedagógica relacionadas às práticas do professor são suficientes; apontar as dificuldades encontradas pelos professores e supervisão em trabalhar em equipa; analisar a interação professor, supervisão e direção escolar e identificar as necessidades de desenvolvimento humano e profissional dos supervisores. Assim, realizamos uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando um questionário semidiretivo, com uma questão aberta, permitindo fundamentar o posicionamento dos respondentes, mas sem deixar de lado os aspectos éticos da pesquisa. O estudo foi desenvolvido com os professores e gestão como participantes que trabalham num Instituto Federal localizado no estado de Minas Gerais, Brasil. Reunidas e analisadas as informações, verificou-se que às vezes a supervisão pedagógica e professores realizam atividades em equipa. Percebe-se que suas funções (supervisão) não estão definidas, resultando numa interação insuficiente entre supervisão e professores, assim como uma deficiência na busca de formação continuada e na avaliação do desempenho docente. As atividades da supervisão pedagógica são voltadas também para os resultados de aprendizagem e indisciplina dos alunos, as quais deveriam ser consequência dos trabalhos em equipa com os professores, sendo necessário, neste contexto, rever as atividades da supervisão pedagógica diante das práticas dos professores.
id RCAP_c896df893ca8af9f59fecc8206c300f4
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10749
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática da supervisão pedagógica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: dificuldades e desafiosSupervisão pedagógicaProfessoresEquipe pedagógicaPráticas pedagógicasPedagogical supervisionTeachersPedagogical teamPedagogical practicesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA supervisão pedagógica tem como função assessorar e acompanhar as práticas pedagógicas dos professores, visando o seu desenvolvimento. Como intuito de despertar nos docentes a importância da formação continuada, da avaliação de desempenho e do trabalho em equipa objetivou-se o estudo - A prática da supervisão pedagógica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: dificuldades e desafios. Procuramos identificar se as ações da supervisão pedagógica relacionadas às práticas do professor são suficientes; apontar as dificuldades encontradas pelos professores e supervisão em trabalhar em equipa; analisar a interação professor, supervisão e direção escolar e identificar as necessidades de desenvolvimento humano e profissional dos supervisores. Assim, realizamos uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando um questionário semidiretivo, com uma questão aberta, permitindo fundamentar o posicionamento dos respondentes, mas sem deixar de lado os aspectos éticos da pesquisa. O estudo foi desenvolvido com os professores e gestão como participantes que trabalham num Instituto Federal localizado no estado de Minas Gerais, Brasil. Reunidas e analisadas as informações, verificou-se que às vezes a supervisão pedagógica e professores realizam atividades em equipa. Percebe-se que suas funções (supervisão) não estão definidas, resultando numa interação insuficiente entre supervisão e professores, assim como uma deficiência na busca de formação continuada e na avaliação do desempenho docente. As atividades da supervisão pedagógica são voltadas também para os resultados de aprendizagem e indisciplina dos alunos, as quais deveriam ser consequência dos trabalhos em equipa com os professores, sendo necessário, neste contexto, rever as atividades da supervisão pedagógica diante das práticas dos professores.Pedagogical supervision has the function to advise and follow the pedagogical practices of teachers, aiming at their development. In order to stimulate the importance of continuing education, performance evaluation and teamwork, the aim of the study was - The practice of pedagogical supervision in technical courses integrated to secondary education: difficulties and challenges. We try to identify if the actions of pedagogical supervision, related to the teachers’ practices, are sufficient; identify the difficulties encountered by teachers and supervision in team work; analyze the interaction of teachers, supervision and school direction and identify needs for human and professional development of supervisors. Thus, we conducted a qualitative and quantitative research, using a semi-directional questionnaire, with one open question, allowing to base the position of the respondent, but without putting aside the ethical aspects of the research. The study was applied to teachers and management working in a Federal Institute located in the state of Minas Gerais, Brazil. Once the information was gatheredand analyzed, it was found that sometimes pedagogical supervision and teachers carry out activities as a team. It is noticed that their functions (supervision) are not well defined, resulting in an insufficient interaction between supervision and teachers, as well as a deficiency in the search for continuous training and in the evaluation of the teaching performance. The activities of pedagogical supervision are often focused on pupils' performance and indiscipline, which should be a consequence of teamwork with teachers. In this context, it is necessary to review the activities of pedagogical supervision in face of teachers' practices.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLima, Maria Aparecida de2018-01-10T14:39:07Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10749TID:201851520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:40Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:10.500874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática da supervisão pedagógica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: dificuldades e desafios
title A prática da supervisão pedagógica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: dificuldades e desafios
spellingShingle A prática da supervisão pedagógica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: dificuldades e desafios
Lima, Maria Aparecida de
Supervisão pedagógica
Professores
Equipe pedagógica
Práticas pedagógicas
Pedagogical supervision
Teachers
Pedagogical team
Pedagogical practices
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A prática da supervisão pedagógica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: dificuldades e desafios
title_full A prática da supervisão pedagógica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: dificuldades e desafios
title_fullStr A prática da supervisão pedagógica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: dificuldades e desafios
title_full_unstemmed A prática da supervisão pedagógica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: dificuldades e desafios
title_sort A prática da supervisão pedagógica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: dificuldades e desafios
author Lima, Maria Aparecida de
author_facet Lima, Maria Aparecida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Professores
Equipe pedagógica
Práticas pedagógicas
Pedagogical supervision
Teachers
Pedagogical team
Pedagogical practices
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Supervisão pedagógica
Professores
Equipe pedagógica
Práticas pedagógicas
Pedagogical supervision
Teachers
Pedagogical team
Pedagogical practices
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A supervisão pedagógica tem como função assessorar e acompanhar as práticas pedagógicas dos professores, visando o seu desenvolvimento. Como intuito de despertar nos docentes a importância da formação continuada, da avaliação de desempenho e do trabalho em equipa objetivou-se o estudo - A prática da supervisão pedagógica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: dificuldades e desafios. Procuramos identificar se as ações da supervisão pedagógica relacionadas às práticas do professor são suficientes; apontar as dificuldades encontradas pelos professores e supervisão em trabalhar em equipa; analisar a interação professor, supervisão e direção escolar e identificar as necessidades de desenvolvimento humano e profissional dos supervisores. Assim, realizamos uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando um questionário semidiretivo, com uma questão aberta, permitindo fundamentar o posicionamento dos respondentes, mas sem deixar de lado os aspectos éticos da pesquisa. O estudo foi desenvolvido com os professores e gestão como participantes que trabalham num Instituto Federal localizado no estado de Minas Gerais, Brasil. Reunidas e analisadas as informações, verificou-se que às vezes a supervisão pedagógica e professores realizam atividades em equipa. Percebe-se que suas funções (supervisão) não estão definidas, resultando numa interação insuficiente entre supervisão e professores, assim como uma deficiência na busca de formação continuada e na avaliação do desempenho docente. As atividades da supervisão pedagógica são voltadas também para os resultados de aprendizagem e indisciplina dos alunos, as quais deveriam ser consequência dos trabalhos em equipa com os professores, sendo necessário, neste contexto, rever as atividades da supervisão pedagógica diante das práticas dos professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-10T14:39:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10749
TID:201851520
url http://hdl.handle.net/10400.22/10749
identifier_str_mv TID:201851520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131407530852352