Práticas supervisionadas em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo na adaptação das crianças ao jardim-de-infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1916 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, refletindo por um lado o percurso da prática de ensino supervisionada realizado ao longo dos anos letivos 2010/2011 e 2011/2012, e por outro lado o estudo de investigação efetuado no mesmo período letivo. Na primeira parte do relatório encontram-se descritas as experiências vivenciadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. De um modo sintético será exposto um capítulo correspondente aos dois níveis de ensino nos quais efetuamos a prática de ensino supervisionada, realizando para cada um deles uma caracterização da escola / jardim-de-infância, da turma / grupo e uma descrição das práticas concretizadas. Na segunda parte do relatório apresenta-se uma investigação qualitativa, que através de recolha de dados recorrendo à entrevista estruturada e a questionários, pretende responder à questão “Qual o papel dos pais e educadores de infância na adaptação das crianças ao contexto de Jardim-de-Infância?”. O relatório termina com uma conclusão geral sobre todos os tópicos abordados anteriormente. |
id |
RCAP_c8982880178615fec3400a9d996f0edd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1916 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas supervisionadas em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo na adaptação das crianças ao jardim-de-infânciaAdaptaçãoTransiçãoIntegraçãoEnvolvimentoEducação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, refletindo por um lado o percurso da prática de ensino supervisionada realizado ao longo dos anos letivos 2010/2011 e 2011/2012, e por outro lado o estudo de investigação efetuado no mesmo período letivo. Na primeira parte do relatório encontram-se descritas as experiências vivenciadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. De um modo sintético será exposto um capítulo correspondente aos dois níveis de ensino nos quais efetuamos a prática de ensino supervisionada, realizando para cada um deles uma caracterização da escola / jardim-de-infância, da turma / grupo e uma descrição das práticas concretizadas. Na segunda parte do relatório apresenta-se uma investigação qualitativa, que através de recolha de dados recorrendo à entrevista estruturada e a questionários, pretende responder à questão “Qual o papel dos pais e educadores de infância na adaptação das crianças ao contexto de Jardim-de-Infância?”. O relatório termina com uma conclusão geral sobre todos os tópicos abordados anteriormente.Abstract The present report was written as a part of the Teaching Unit Supervised Teaching Practice for the Masters' Degree in Pre-School Education and Elementary School, reflecting on the one hand the supervised teaching practice held in the 2010/2011 and 2011/2012 school years, and on the other hand a research study made during the same school years. In the report's first half are described some of the lived experiences during the Supervised Teaching Practice. In a concise manner, a chapter will be presented corresponding to the two grades of supervised teaching, making for each one a small characterization of booth school / kindergarten and class / group, as well as a description of the developed methods. In the report’s second half we can find a qualitative investigation that, thru the data gathering and by using s structured interview and questionnaire we intent to answer the following question: “What’s the role of parents and child educators on the children’s adaptation to kindergarten?” The report ends with a general conclusion about all the topics formerly addressed.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRibeiro, Esperança JalesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBrasil, Ana Isabel Santos2013-11-20T14:27:25Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1916porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:12Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:12.250081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas supervisionadas em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo na adaptação das crianças ao jardim-de-infância |
title |
Práticas supervisionadas em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo na adaptação das crianças ao jardim-de-infância |
spellingShingle |
Práticas supervisionadas em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo na adaptação das crianças ao jardim-de-infância Brasil, Ana Isabel Santos Adaptação Transição Integração Envolvimento Educação Pré-Escolar |
title_short |
Práticas supervisionadas em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo na adaptação das crianças ao jardim-de-infância |
title_full |
Práticas supervisionadas em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo na adaptação das crianças ao jardim-de-infância |
title_fullStr |
Práticas supervisionadas em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo na adaptação das crianças ao jardim-de-infância |
title_full_unstemmed |
Práticas supervisionadas em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo na adaptação das crianças ao jardim-de-infância |
title_sort |
Práticas supervisionadas em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo na adaptação das crianças ao jardim-de-infância |
author |
Brasil, Ana Isabel Santos |
author_facet |
Brasil, Ana Isabel Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Esperança Jales Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasil, Ana Isabel Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação Transição Integração Envolvimento Educação Pré-Escolar |
topic |
Adaptação Transição Integração Envolvimento Educação Pré-Escolar |
description |
O presente relatório foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, refletindo por um lado o percurso da prática de ensino supervisionada realizado ao longo dos anos letivos 2010/2011 e 2011/2012, e por outro lado o estudo de investigação efetuado no mesmo período letivo. Na primeira parte do relatório encontram-se descritas as experiências vivenciadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. De um modo sintético será exposto um capítulo correspondente aos dois níveis de ensino nos quais efetuamos a prática de ensino supervisionada, realizando para cada um deles uma caracterização da escola / jardim-de-infância, da turma / grupo e uma descrição das práticas concretizadas. Na segunda parte do relatório apresenta-se uma investigação qualitativa, que através de recolha de dados recorrendo à entrevista estruturada e a questionários, pretende responder à questão “Qual o papel dos pais e educadores de infância na adaptação das crianças ao contexto de Jardim-de-Infância?”. O relatório termina com uma conclusão geral sobre todos os tópicos abordados anteriormente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06 2012-06-01T00:00:00Z 2013-11-20T14:27:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/1916 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/1916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130877423255552 |