Cuidar da pessoa e família em situação crítica a vivenciar processos de transição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/14641 |
Resumo: | A enfermagem vista como uma ciência, disciplina e profissão procura responder aos desafios da sociedade em constante mudança e progresso através do desenvolvimento de um corpo de conhecimentos próprio e facultando aos enfermeiros formação de forma a encontrarem respostas adequadas e em tempo oportuno às novas solicitações. A crescente complexidade dos cuidados implica um aumento contínuo de conhecimentos, por parte do enfermeiro, de modo a permitir-lhe tomar decisões cada vez mais complexas sobre os cuidados prestados à pessoa, família e comunidade. A enfermagem é cada vez mais exigente e complexa. Com a mudança radical no sistema de saúde, a grande falta de enfermeiros nos últimos anos, o envelhecimento da população e as pessoas a recorrerem aos serviços de saúde cada vez mais em estado crítico e por períodos mais longos vão ter implicações na enfermagem. O enfermeiro dá resposta a pessoas cada vez mais exigentes, e consequentemente também é exigido mais ao enfermeiro, em que tem de ter um papel mais ativo no processo de tomada de decisão, maior responsabilidade e autonomia (Patrick in Howard, 2011). Pelo papel social que o enfermeiro detém e exerce, é-lhe exigido atualização constante dos seus saberes e formas de enquadramento na ação construindo percursos de desenvolvimento profissional, neste caso de Enfermeiro Especialista em Médico-Cirúrgica. Alicerçado numa lógica de reconhecimento de um manancial de competências, com experiência profissional baseada na prática reflexiva e em momentos formais de aquisição de conhecimentos sustentados na prática baseada na evidência podendo assim garantir a qualidade dos cuidados de enfermagem. O presente relatório expõe na 1ª parte a revisão sistemática da literatura e na 2ª parte a análise reflexiva do percurso curricular e competências desenvolvidas face às necessidades da pessoa e família em situação crítica no contexto de um serviço de urgência central e de uma consulta de cuidados paliativos. Os pilares teóricos que sustentaram as minhas intervenções ao longo dos estágios realizados foram o Modelo de Transição de Afaf Meleis (2000) e a Teoria do Conforto de Kolkaba (1994). O enfermeiro especialista em médico-cirúrgica, atende pessoas em processo de transição, em especial na situação de doença crítica. Ao longo do estágio foi valorizada a pessoa/família de forma única e singular, proporcionando conforto em todos os cuidados prestados, influenciados pelas grandes correntes do pensamento e por um mundo em constante transformação (Paradigma da Transformação). |
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Cuidar da pessoa e família em situação crítica a vivenciar processos de transiçãoTransiçãoCuidados de enfermagemEnfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgicaTransitionNursingSpecialist nurse in medical-surgical nursingDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeA enfermagem vista como uma ciência, disciplina e profissão procura responder aos desafios da sociedade em constante mudança e progresso através do desenvolvimento de um corpo de conhecimentos próprio e facultando aos enfermeiros formação de forma a encontrarem respostas adequadas e em tempo oportuno às novas solicitações. A crescente complexidade dos cuidados implica um aumento contínuo de conhecimentos, por parte do enfermeiro, de modo a permitir-lhe tomar decisões cada vez mais complexas sobre os cuidados prestados à pessoa, família e comunidade. A enfermagem é cada vez mais exigente e complexa. Com a mudança radical no sistema de saúde, a grande falta de enfermeiros nos últimos anos, o envelhecimento da população e as pessoas a recorrerem aos serviços de saúde cada vez mais em estado crítico e por períodos mais longos vão ter implicações na enfermagem. O enfermeiro dá resposta a pessoas cada vez mais exigentes, e consequentemente também é exigido mais ao enfermeiro, em que tem de ter um papel mais ativo no processo de tomada de decisão, maior responsabilidade e autonomia (Patrick in Howard, 2011). Pelo papel social que o enfermeiro detém e exerce, é-lhe exigido atualização constante dos seus saberes e formas de enquadramento na ação construindo percursos de desenvolvimento profissional, neste caso de Enfermeiro Especialista em Médico-Cirúrgica. Alicerçado numa lógica de reconhecimento de um manancial de competências, com experiência profissional baseada na prática reflexiva e em momentos formais de aquisição de conhecimentos sustentados na prática baseada na evidência podendo assim garantir a qualidade dos cuidados de enfermagem. O presente relatório expõe na 1ª parte a revisão sistemática da literatura e na 2ª parte a análise reflexiva do percurso curricular e competências desenvolvidas face às necessidades da pessoa e família em situação crítica no contexto de um serviço de urgência central e de uma consulta de cuidados paliativos. Os pilares teóricos que sustentaram as minhas intervenções ao longo dos estágios realizados foram o Modelo de Transição de Afaf Meleis (2000) e a Teoria do Conforto de Kolkaba (1994). O enfermeiro especialista em médico-cirúrgica, atende pessoas em processo de transição, em especial na situação de doença crítica. Ao longo do estágio foi valorizada a pessoa/família de forma única e singular, proporcionando conforto em todos os cuidados prestados, influenciados pelas grandes correntes do pensamento e por um mundo em constante transformação (Paradigma da Transformação).Nursing can be seen as a science, discipline and profession seeking to respond to the challenges of a society in constant change and progress, by developing knowledge and providing training to appropriate and timely responses to new requests. The rising care complexity implies nurse’s continuous learning; to enable you to make more and more demanding decisions about the care delivered to the person, family and community. Nursing is increasingly demanding and complex. The radical change in the health system, the severe shortage of nurses in recent years, the aging population and people to make use of health services increasingly in critical condition and for longer periods will have implications in nursing. The nurse responds to people more demanding and nurses must take a more active role in decision-making, greater accountability and autonomy (Patrick in Howard, 2011). In the social role that the nurse holds and exert, in this case for Nurse Specialist in Medical-Surgical, constant updating of their knowledge and professional development is required. Based on a logical recognition of a set of skills, professional experience based on reflective practice and formal moments of knowledge acquisition sustained in evidence-based practice can thus assure the quality of nursing care. This report presents, in the 1st half, a systematic literature review and, in the 2nd half, a reflective analysis of the course curriculum and skills developed in response to the needs of the person and family in critical conditions in the context of an emergency service center and in an outpatient palliative care. The theoretical pillars that supported my interventions were based in the Transition Model by Afaf Meleis (2000) and the Theory of Comfort by Kolkaba (1994). The medical-surgical nurse specialist assists people in transition, especially in critical illness situations. Throughout the internship, the person / family was valued in a unique and singular way, providing comfort care at all moments, influenced by the great currents of thought and by a changing world (Paradigm Transformation)Gama, G. Marques daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAfonso, Luísa Maria Rocha2014-06-17T14:48:45Z2014-03-2520132014-03-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/14641TID:203012267porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-14T01:34:39Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:44.496024Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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