Constituição e supervisão de equipas educativas para apoio a alunos de 3º Ciclo com dificuldades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4912 |
Resumo: | Este trabalho de projeto foi desencadeado pela constatação empírica de lacunas e insuficiências no âmbito da supervisão organizacional e procura responder à seguinte questão de partida: Como apoiar alunos de terceiro ciclo com dificuldades de aprendizagem, através de equipas educativas? Com o intuito de respondermos a esta questão, levamos a cabo um processo de pesquisa direcionada para a construção de um referencial teórico passível de esclarecer as nossas dúvidas e de orientar as nossas ações até atingirmos os nossos objetivos. Para desenvolvermos este trabalho de investigação, optámos por uma metodologia de investigação-ação e procedemos à análise qualiquantitativa dos dados recolhidos com um inquérito semiestruturado que foi aplicado a todos os professores que lecionaram apoio pedagógico na Escola EB 2/3 com Secundário Fernão de Magalhães, em Chaves, concebido com a finalidade de fornecer informações acerca das atividades e do processo que envolve esta modalidade de apoio. A análise dos dados empíricos e dos resultados obtidos através da aplicação do inquérito conduziram a conclusões que apontam para a necessidade de se alterarem as práticas habituais da escola, nomeadamente as que se relacionam com a organização dos horários dos alunos e dos professores, com os critérios de integração dos professores nas equipas educativas e com a sua atuação, com a seleção dos alunos para os grupos de apoio e, ainda, com os modelos de supervisão organizacional implementados. O nosso trabalho propõe um modelo de avaliação da intervenção implementada e aponta estratégias de aperfeiçoamento para intervenções subsequentes, mas mantendo este nosso trabalho como base da conceção dos novos projetos. |
id |
RCAP_c8b946af85db235ff4b5b916b54f0c4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4912 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Constituição e supervisão de equipas educativas para apoio a alunos de 3º Ciclo com dificuldades de aprendizagemEDUCAÇÃOGESTÃO ESCOLARSUPERVISÃO PEDAGÓGICAEDUCATIONEDUCATIONAL MANAGEMENTPEDAGOGICAL SUPERVISIONEste trabalho de projeto foi desencadeado pela constatação empírica de lacunas e insuficiências no âmbito da supervisão organizacional e procura responder à seguinte questão de partida: Como apoiar alunos de terceiro ciclo com dificuldades de aprendizagem, através de equipas educativas? Com o intuito de respondermos a esta questão, levamos a cabo um processo de pesquisa direcionada para a construção de um referencial teórico passível de esclarecer as nossas dúvidas e de orientar as nossas ações até atingirmos os nossos objetivos. Para desenvolvermos este trabalho de investigação, optámos por uma metodologia de investigação-ação e procedemos à análise qualiquantitativa dos dados recolhidos com um inquérito semiestruturado que foi aplicado a todos os professores que lecionaram apoio pedagógico na Escola EB 2/3 com Secundário Fernão de Magalhães, em Chaves, concebido com a finalidade de fornecer informações acerca das atividades e do processo que envolve esta modalidade de apoio. A análise dos dados empíricos e dos resultados obtidos através da aplicação do inquérito conduziram a conclusões que apontam para a necessidade de se alterarem as práticas habituais da escola, nomeadamente as que se relacionam com a organização dos horários dos alunos e dos professores, com os critérios de integração dos professores nas equipas educativas e com a sua atuação, com a seleção dos alunos para os grupos de apoio e, ainda, com os modelos de supervisão organizacional implementados. O nosso trabalho propõe um modelo de avaliação da intervenção implementada e aponta estratégias de aperfeiçoamento para intervenções subsequentes, mas mantendo este nosso trabalho como base da conceção dos novos projetos.This study was based on empirical evidence showing the existence of gaps and inadequacies related to organisational supervision. The aim of this study is to provide an answer to the following question: How can education support teams provide assistance to students with learning disabilities in the 3rd cycle of basic education in Portugal? In order to answer this question, a research process was carried out to establish a theoretical reference to aid in clarifying some doubts and to guide our actions towards reaching our goal. The methodology used was action research, followed by a quali- quantitative analysis of the data by using a semi-structured survey, which was administered to all teachers providing pedagogical support at Escola EB ⅔ com Secundário Fernão de Magalhães (2nd and 3rd cycle of basic education, plus secondary school), in Chaves. The survey was written with the purpose of providing information concerning the activities and the process involved in this type of support. The conclusion drawn from the analysis of the empirical data and of the results obtained through the survey demonstrate a need for a change in the routine practices carried out at the school. These refer primarily to practices related to the way students’ and teachers’ schedules are organized, the criteria for selecting teachers for the different education support teams and their activities, the choice of students for the support groups, and, finally, the models of organizational supervision which are implemented. This study proposes an evaluation model for the intervention currently being implemented and suggests strategies for improving subsequent interventions, but using our work as the basis for a new project formulation.2014-06-06T19:34:31Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4912TID:201276542porCosta, José Carlos Alves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:06Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:22.960599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Constituição e supervisão de equipas educativas para apoio a alunos de 3º Ciclo com dificuldades de aprendizagem |
title |
Constituição e supervisão de equipas educativas para apoio a alunos de 3º Ciclo com dificuldades de aprendizagem |
spellingShingle |
Constituição e supervisão de equipas educativas para apoio a alunos de 3º Ciclo com dificuldades de aprendizagem Costa, José Carlos Alves da EDUCAÇÃO GESTÃO ESCOLAR SUPERVISÃO PEDAGÓGICA EDUCATION EDUCATIONAL MANAGEMENT PEDAGOGICAL SUPERVISION |
title_short |
Constituição e supervisão de equipas educativas para apoio a alunos de 3º Ciclo com dificuldades de aprendizagem |
title_full |
Constituição e supervisão de equipas educativas para apoio a alunos de 3º Ciclo com dificuldades de aprendizagem |
title_fullStr |
Constituição e supervisão de equipas educativas para apoio a alunos de 3º Ciclo com dificuldades de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Constituição e supervisão de equipas educativas para apoio a alunos de 3º Ciclo com dificuldades de aprendizagem |
title_sort |
Constituição e supervisão de equipas educativas para apoio a alunos de 3º Ciclo com dificuldades de aprendizagem |
author |
Costa, José Carlos Alves da |
author_facet |
Costa, José Carlos Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, José Carlos Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO GESTÃO ESCOLAR SUPERVISÃO PEDAGÓGICA EDUCATION EDUCATIONAL MANAGEMENT PEDAGOGICAL SUPERVISION |
topic |
EDUCAÇÃO GESTÃO ESCOLAR SUPERVISÃO PEDAGÓGICA EDUCATION EDUCATIONAL MANAGEMENT PEDAGOGICAL SUPERVISION |
description |
Este trabalho de projeto foi desencadeado pela constatação empírica de lacunas e insuficiências no âmbito da supervisão organizacional e procura responder à seguinte questão de partida: Como apoiar alunos de terceiro ciclo com dificuldades de aprendizagem, através de equipas educativas? Com o intuito de respondermos a esta questão, levamos a cabo um processo de pesquisa direcionada para a construção de um referencial teórico passível de esclarecer as nossas dúvidas e de orientar as nossas ações até atingirmos os nossos objetivos. Para desenvolvermos este trabalho de investigação, optámos por uma metodologia de investigação-ação e procedemos à análise qualiquantitativa dos dados recolhidos com um inquérito semiestruturado que foi aplicado a todos os professores que lecionaram apoio pedagógico na Escola EB 2/3 com Secundário Fernão de Magalhães, em Chaves, concebido com a finalidade de fornecer informações acerca das atividades e do processo que envolve esta modalidade de apoio. A análise dos dados empíricos e dos resultados obtidos através da aplicação do inquérito conduziram a conclusões que apontam para a necessidade de se alterarem as práticas habituais da escola, nomeadamente as que se relacionam com a organização dos horários dos alunos e dos professores, com os critérios de integração dos professores nas equipas educativas e com a sua atuação, com a seleção dos alunos para os grupos de apoio e, ainda, com os modelos de supervisão organizacional implementados. O nosso trabalho propõe um modelo de avaliação da intervenção implementada e aponta estratégias de aperfeiçoamento para intervenções subsequentes, mas mantendo este nosso trabalho como base da conceção dos novos projetos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-06-06T19:34:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/4912 TID:201276542 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/4912 |
identifier_str_mv |
TID:201276542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131250790760448 |