O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4315 |
Resumo: | Considerando a leitura como elemento fundamental para o processo de ensino e aprendizagem buscamos responder o seguinte questionamento: Como professores se formaram/formam leitores? Para tanto elaboramos os objetivos: analisar como professores, do 1º ano do Ensino Fundamental, se formaram/formam leitores; identificar a concepção de leitura de professores; refletir como professores trabalham a leitura em sala de aula e relacionar as práticas leitoras de professores a sua prática no ensino da leitura. Assim, o professor, como facilitador da aprendizagem é a pessoa central para despertar o gosto pela leitura de alunos no 1º ano do Ensino Fundamental. Vimos que a leitura é algo maior do que decifrar mecanicamente letras e frases descontextualizadas, pois a leitura proporciona autonomia, interação e criatividade por parte de quem lê e atribui significados. A pesquisa foi realizada com três professoras identificadas pelos nomes de Sol, Lua e Estrela, garantindo o anonimato das participantes. As professoras têm entre 25 e 37 anos, sendo duas que trabalham na cidade de Cajazeiras/PB e uma na cidade de Cachoeira dos Indios/PB. Na metodologia apresentamos o tipo de pesquisa, sujeitos, universo, instrumentos de coleta e análise. Por fim, vimos que o desenvolvimento do processo de leitura é fundamental na alfabetização e é imprescindível que não ocorra de forma mecânica. Desse modo, a escola deve proporcionar a melhoria, o desempenho e o gosto pela leitura entre as crianças, mas é preciso, antes de tudo, atentar-se para um ensino de leitura atrativa e significativa. Assim, vimos mediante as falas que é necessário que haja um ensino da leitura contextualizado e que leve em consideração que aprender a ler é um processo contínuo. |
id |
UFCG_44837f024af16492247925a1c7392f04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4315 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender.The teacher and his relationship with reading: re-meaning to learn.LeituraRelação professor e leituraFormação de leitoresReadingTeacher and reading relationshipTraining of readersEducaçãoConsiderando a leitura como elemento fundamental para o processo de ensino e aprendizagem buscamos responder o seguinte questionamento: Como professores se formaram/formam leitores? Para tanto elaboramos os objetivos: analisar como professores, do 1º ano do Ensino Fundamental, se formaram/formam leitores; identificar a concepção de leitura de professores; refletir como professores trabalham a leitura em sala de aula e relacionar as práticas leitoras de professores a sua prática no ensino da leitura. Assim, o professor, como facilitador da aprendizagem é a pessoa central para despertar o gosto pela leitura de alunos no 1º ano do Ensino Fundamental. Vimos que a leitura é algo maior do que decifrar mecanicamente letras e frases descontextualizadas, pois a leitura proporciona autonomia, interação e criatividade por parte de quem lê e atribui significados. A pesquisa foi realizada com três professoras identificadas pelos nomes de Sol, Lua e Estrela, garantindo o anonimato das participantes. As professoras têm entre 25 e 37 anos, sendo duas que trabalham na cidade de Cajazeiras/PB e uma na cidade de Cachoeira dos Indios/PB. Na metodologia apresentamos o tipo de pesquisa, sujeitos, universo, instrumentos de coleta e análise. Por fim, vimos que o desenvolvimento do processo de leitura é fundamental na alfabetização e é imprescindível que não ocorra de forma mecânica. Desse modo, a escola deve proporcionar a melhoria, o desempenho e o gosto pela leitura entre as crianças, mas é preciso, antes de tudo, atentar-se para um ensino de leitura atrativa e significativa. Assim, vimos mediante as falas que é necessário que haja um ensino da leitura contextualizado e que leve em consideração que aprender a ler é um processo contínuo.Considering reading as fundamental to the process of teaching and learning element seek to answer the following question: How teachers formed / form readers? To elaborate both the objectives: to examine how teachers, the 1st year of elementary school, alumni / readers form; identify the conception of reading teachers; reflect how reading teachers work in the classroom and relate the readers practice their teachers practice the teaching of reading. So the teacher as facilitator of learning is the central person to awaken a taste for reading students in the 1st year of elementary school. We saw that reading is something greater than mechanically decoding letters and phrases decontextualized, because reading provides autonomy, interaction and creativity on the part of the reader and assigns meanings. The survey was conducted with three teachers identified by the names of Sun, Moon and Star, guaranteeing the anonymity of participants. The teachers are between 25 and 37 years, and two working in the city of Cajazeiras / PB and the city of Cachoeira dos Indios / PB. Methodology presented in the search type, subject, universe, collection instruments and analysis. Finally, we saw the development of the reading process is critical literacy is essential and that does not happen mechanically. Thus, the school must provide improvement, performance and taste for reading among children, but it is necessary, first of all, pay attention to teaching attractive and meaningful reading. Thus, we have seen through the lines that there needs to be contextualized teaching of reading and taking into consideration that learning to read is an ongoing process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene FranciscaPEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501SOARES, Luisa de Marillac RamosBORBA, Valéria Maria de LimaMARIANO, Cicera de Souza20142019-06-12T19:59:09Z2019-06-122019-06-12T19:59:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4315MARIANO, Cicera de Souza. O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender. 2014. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T18:54:26Zoai:localhost:riufcg/4315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T18:54:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender. The teacher and his relationship with reading: re-meaning to learn. |
title |
O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender. |
spellingShingle |
O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender. MARIANO, Cicera de Souza Leitura Relação professor e leitura Formação de leitores Reading Teacher and reading relationship Training of readers Educação |
title_short |
O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender. |
title_full |
O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender. |
title_fullStr |
O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender. |
title_full_unstemmed |
O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender. |
title_sort |
O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender. |
author |
MARIANO, Cicera de Souza |
author_facet |
MARIANO, Cicera de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Zildene Francisca PEREIRA, Z. F. http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 SOARES, Luisa de Marillac Ramos BORBA, Valéria Maria de Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARIANO, Cicera de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Relação professor e leitura Formação de leitores Reading Teacher and reading relationship Training of readers Educação |
topic |
Leitura Relação professor e leitura Formação de leitores Reading Teacher and reading relationship Training of readers Educação |
description |
Considerando a leitura como elemento fundamental para o processo de ensino e aprendizagem buscamos responder o seguinte questionamento: Como professores se formaram/formam leitores? Para tanto elaboramos os objetivos: analisar como professores, do 1º ano do Ensino Fundamental, se formaram/formam leitores; identificar a concepção de leitura de professores; refletir como professores trabalham a leitura em sala de aula e relacionar as práticas leitoras de professores a sua prática no ensino da leitura. Assim, o professor, como facilitador da aprendizagem é a pessoa central para despertar o gosto pela leitura de alunos no 1º ano do Ensino Fundamental. Vimos que a leitura é algo maior do que decifrar mecanicamente letras e frases descontextualizadas, pois a leitura proporciona autonomia, interação e criatividade por parte de quem lê e atribui significados. A pesquisa foi realizada com três professoras identificadas pelos nomes de Sol, Lua e Estrela, garantindo o anonimato das participantes. As professoras têm entre 25 e 37 anos, sendo duas que trabalham na cidade de Cajazeiras/PB e uma na cidade de Cachoeira dos Indios/PB. Na metodologia apresentamos o tipo de pesquisa, sujeitos, universo, instrumentos de coleta e análise. Por fim, vimos que o desenvolvimento do processo de leitura é fundamental na alfabetização e é imprescindível que não ocorra de forma mecânica. Desse modo, a escola deve proporcionar a melhoria, o desempenho e o gosto pela leitura entre as crianças, mas é preciso, antes de tudo, atentar-se para um ensino de leitura atrativa e significativa. Assim, vimos mediante as falas que é necessário que haja um ensino da leitura contextualizado e que leve em consideração que aprender a ler é um processo contínuo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-06-12T19:59:09Z 2019-06-12 2019-06-12T19:59:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4315 MARIANO, Cicera de Souza. O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender. 2014. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4315 |
identifier_str_mv |
MARIANO, Cicera de Souza. O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender. 2014. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744376777146368 |