O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIANO, Cicera de Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4315
Resumo: Considerando a leitura como elemento fundamental para o processo de ensino e aprendizagem buscamos responder o seguinte questionamento: Como professores se formaram/formam leitores? Para tanto elaboramos os objetivos: analisar como professores, do 1º ano do Ensino Fundamental, se formaram/formam leitores; identificar a concepção de leitura de professores; refletir como professores trabalham a leitura em sala de aula e relacionar as práticas leitoras de professores a sua prática no ensino da leitura. Assim, o professor, como facilitador da aprendizagem é a pessoa central para despertar o gosto pela leitura de alunos no 1º ano do Ensino Fundamental. Vimos que a leitura é algo maior do que decifrar mecanicamente letras e frases descontextualizadas, pois a leitura proporciona autonomia, interação e criatividade por parte de quem lê e atribui significados. A pesquisa foi realizada com três professoras identificadas pelos nomes de Sol, Lua e Estrela, garantindo o anonimato das participantes. As professoras têm entre 25 e 37 anos, sendo duas que trabalham na cidade de Cajazeiras/PB e uma na cidade de Cachoeira dos Indios/PB. Na metodologia apresentamos o tipo de pesquisa, sujeitos, universo, instrumentos de coleta e análise. Por fim, vimos que o desenvolvimento do processo de leitura é fundamental na alfabetização e é imprescindível que não ocorra de forma mecânica. Desse modo, a escola deve proporcionar a melhoria, o desempenho e o gosto pela leitura entre as crianças, mas é preciso, antes de tudo, atentar-se para um ensino de leitura atrativa e significativa. Assim, vimos mediante as falas que é necessário que haja um ensino da leitura contextualizado e que leve em consideração que aprender a ler é um processo contínuo.
id UFCG_44837f024af16492247925a1c7392f04
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4315
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender.The teacher and his relationship with reading: re-meaning to learn.LeituraRelação professor e leituraFormação de leitoresReadingTeacher and reading relationshipTraining of readersEducaçãoConsiderando a leitura como elemento fundamental para o processo de ensino e aprendizagem buscamos responder o seguinte questionamento: Como professores se formaram/formam leitores? Para tanto elaboramos os objetivos: analisar como professores, do 1º ano do Ensino Fundamental, se formaram/formam leitores; identificar a concepção de leitura de professores; refletir como professores trabalham a leitura em sala de aula e relacionar as práticas leitoras de professores a sua prática no ensino da leitura. Assim, o professor, como facilitador da aprendizagem é a pessoa central para despertar o gosto pela leitura de alunos no 1º ano do Ensino Fundamental. Vimos que a leitura é algo maior do que decifrar mecanicamente letras e frases descontextualizadas, pois a leitura proporciona autonomia, interação e criatividade por parte de quem lê e atribui significados. A pesquisa foi realizada com três professoras identificadas pelos nomes de Sol, Lua e Estrela, garantindo o anonimato das participantes. As professoras têm entre 25 e 37 anos, sendo duas que trabalham na cidade de Cajazeiras/PB e uma na cidade de Cachoeira dos Indios/PB. Na metodologia apresentamos o tipo de pesquisa, sujeitos, universo, instrumentos de coleta e análise. Por fim, vimos que o desenvolvimento do processo de leitura é fundamental na alfabetização e é imprescindível que não ocorra de forma mecânica. Desse modo, a escola deve proporcionar a melhoria, o desempenho e o gosto pela leitura entre as crianças, mas é preciso, antes de tudo, atentar-se para um ensino de leitura atrativa e significativa. Assim, vimos mediante as falas que é necessário que haja um ensino da leitura contextualizado e que leve em consideração que aprender a ler é um processo contínuo.Considering reading as fundamental to the process of teaching and learning element seek to answer the following question: How teachers formed / form readers? To elaborate both the objectives: to examine how teachers, the 1st year of elementary school, alumni / readers form; identify the conception of reading teachers; reflect how reading teachers work in the classroom and relate the readers practice their teachers practice the teaching of reading. So the teacher as facilitator of learning is the central person to awaken a taste for reading students in the 1st year of elementary school. We saw that reading is something greater than mechanically decoding letters and phrases decontextualized, because reading provides autonomy, interaction and creativity on the part of the reader and assigns meanings. The survey was conducted with three teachers identified by the names of Sun, Moon and Star, guaranteeing the anonymity of participants. The teachers are between 25 and 37 years, and two working in the city of Cajazeiras / PB and the city of Cachoeira dos Indios / PB. Methodology presented in the search type, subject, universe, collection instruments and analysis. Finally, we saw the development of the reading process is critical literacy is essential and that does not happen mechanically. Thus, the school must provide improvement, performance and taste for reading among children, but it is necessary, first of all, pay attention to teaching attractive and meaningful reading. Thus, we have seen through the lines that there needs to be contextualized teaching of reading and taking into consideration that learning to read is an ongoing process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene FranciscaPEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501SOARES, Luisa de Marillac RamosBORBA, Valéria Maria de LimaMARIANO, Cicera de Souza20142019-06-12T19:59:09Z2019-06-122019-06-12T19:59:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4315MARIANO, Cicera de Souza. O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender. 2014. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T18:54:26Zoai:localhost:riufcg/4315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T18:54:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender.
The teacher and his relationship with reading: re-meaning to learn.
title O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender.
spellingShingle O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender.
MARIANO, Cicera de Souza
Leitura
Relação professor e leitura
Formação de leitores
Reading
Teacher and reading relationship
Training of readers
Educação
title_short O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender.
title_full O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender.
title_fullStr O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender.
title_full_unstemmed O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender.
title_sort O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender.
author MARIANO, Cicera de Souza
author_facet MARIANO, Cicera de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
SOARES, Luisa de Marillac Ramos
BORBA, Valéria Maria de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIANO, Cicera de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Relação professor e leitura
Formação de leitores
Reading
Teacher and reading relationship
Training of readers
Educação
topic Leitura
Relação professor e leitura
Formação de leitores
Reading
Teacher and reading relationship
Training of readers
Educação
description Considerando a leitura como elemento fundamental para o processo de ensino e aprendizagem buscamos responder o seguinte questionamento: Como professores se formaram/formam leitores? Para tanto elaboramos os objetivos: analisar como professores, do 1º ano do Ensino Fundamental, se formaram/formam leitores; identificar a concepção de leitura de professores; refletir como professores trabalham a leitura em sala de aula e relacionar as práticas leitoras de professores a sua prática no ensino da leitura. Assim, o professor, como facilitador da aprendizagem é a pessoa central para despertar o gosto pela leitura de alunos no 1º ano do Ensino Fundamental. Vimos que a leitura é algo maior do que decifrar mecanicamente letras e frases descontextualizadas, pois a leitura proporciona autonomia, interação e criatividade por parte de quem lê e atribui significados. A pesquisa foi realizada com três professoras identificadas pelos nomes de Sol, Lua e Estrela, garantindo o anonimato das participantes. As professoras têm entre 25 e 37 anos, sendo duas que trabalham na cidade de Cajazeiras/PB e uma na cidade de Cachoeira dos Indios/PB. Na metodologia apresentamos o tipo de pesquisa, sujeitos, universo, instrumentos de coleta e análise. Por fim, vimos que o desenvolvimento do processo de leitura é fundamental na alfabetização e é imprescindível que não ocorra de forma mecânica. Desse modo, a escola deve proporcionar a melhoria, o desempenho e o gosto pela leitura entre as crianças, mas é preciso, antes de tudo, atentar-se para um ensino de leitura atrativa e significativa. Assim, vimos mediante as falas que é necessário que haja um ensino da leitura contextualizado e que leve em consideração que aprender a ler é um processo contínuo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-06-12T19:59:09Z
2019-06-12
2019-06-12T19:59:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4315
MARIANO, Cicera de Souza. O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender. 2014. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4315
identifier_str_mv MARIANO, Cicera de Souza. O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender. 2014. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744376777146368