As potencialidades dos mapas de conceitos na compreensão do ciclo das rochas : um estudo com alunos do 11º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Ana Luísa Gaudêncio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/35125
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
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A intervenção teve como objetivos promover o interesse dos alunos pelas Ciências, nomeadamente pela Geologia, e a Literacia Científica, tendo para isso sido desenvolvido um Cenário de Aprendizagem que recorre à utilização das Tecnologias de acordo com os critérios propostos pelo projeto FTE Labs. Assim, foram comparados os mapas de conceitos realizados pelos alunos antes e depois de terem sido lecionados os capítulos relativos ao Ciclo das Rochas, para poder avaliar o progresso dos alunos. Além disso, foram também aplicados questionários e grelhas de autoavaliação, em que os alunos revelam a sua opinião acerca das potencialidades dos mapas de conceitos, como se sentiram na realização das tarefas e de que forma a ferramenta utilizada os ajudou no desenvolvimento das mesmas. Nas aulas lecionadas foram utilizadas diversas estratégias, desde aulas práticas com atividades laboratoriais, a aulas práticas com resolução de fichas, esquemas, mapas conceptuais e exercícios de aplicação, atividades de debate e discussão e até algumas aulas mais teóricas, sempre com a utilização de suportes digitais como vídeos e apresentações Power Point. A utilização de uma grande diversidade de estratégias foi uma das preocupações da minha intervenção para tentar chegar a todos os alunos da turma e para que eles tivessem oportunidade de desenvolver diferentes competências ao longo das aulas, como a capacidade de raciocínio, atenção, perceção dos conceitos envolvidos e aplicação de conhecimentos mas também ao nível da comunicação e do trabalho cooperativo. Os alunos da turma apresentaram um desempenho muito bom ao longo da intervenção, demonstrando sempre interesse pelas aulas e pelas atividades desenvolvidas. Como resultado desta investigação observou-se que os alunos consideraram a experiência de construção de Mapas de Conceitos bastante positiva, revelando que facilita a seleção de informação relevante sobre o tema, a organização de ideias e estabelecimento de relações entre os conceitos, constituindo uma boa forma de estudar.This research was part of the curricula of the Supervised Teaching Practice for the Master's Degree in Biology and Geology. The practical part of this work, entitled "The Potentialities of Concepts Maps in the understanding of the Rock Cycle, a study by 11th grade students", was held at the Escola Secundária de Camões, in Lisbon. The 11th grade Science class had 25 Portuguese students, aged 16 to 18, with 13 girls and 12 boys. The aim of this experiment was to promote students’ interest in science, geology in particular and scientific literacy. To achieve that, a learning scenario using technology was developed, according to the criteria proposed by the FTE Labs project. The students had to draw two concept maps, one before and one after the Rock Cycle was taught. Later, both maps were compared, in order to evaluate the students’ learning on the subject. In addition, questionnaires and self-assessment grids were filled in, in which the students revealed their opinion of the potential of the concept maps, on carrying out the tasks and how the tool helped them in their achievements. In class, a great variety of strategies was used, from laboratory activities, doing exercises, board schemes, conceptual maps and debates to even some more theoretical classes, always with the use of audio-visual aids, such as videos and power point presentations. The use of a great diversity of strategies was one of the concerns of my work, in order to reach every student in the class, so that they had the opportunity to develop different skills, such as the capacity to develop attention, perception of the concepts involved and application of knowledge but also communication and cooperative work. The students performed very well throughout the intervention, always showing interest in classes and activities. As a result of this research, it was observed that the students considered the experience of drawing Concept Maps very positive, revealing that this facilitates the selection of relevant information about the theme, the organization of ideas and establishment of relations between concepts, thus constituting a good way to study.Reis, Pedro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaSampaio, Ana Luísa Gaudêncio2018-10-17T14:15:34Z20182018-06-122018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/35125TID:202193446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/35125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:41.088658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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