O perfil e as motivações do consumidor de produtos biológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Pedro Nuno Cortes Magalhães de Castro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19258
Resumo: A produção e o consumo de produtos biológicos têm vindo a registar um crescimento, que se faz sentir um pouco por todo o mundo, com os países que dispõem de um rendimento per capita superior a terem um consumo mais expressivo destes produtos. O objetivo do nosso estudo consistiu em traçar o perfil do consumidor de produtos biológicos em Portugal, definindo num primeiro momento os traços sociodemográficos, para depois estudar os seus hábitos de compra destes produtos e as motivações que estão na base do consumo de produtos biológicos. Elaborámos um questionário para ser respondido online por consumidores de produtos biológicos, tendo também sido valorizadas as informações recolhidas junto dos respondentes que afirmaram não consumir produtos biológicos. Dedicámos ainda uma parte do questionário aos consumidores de produtos biológicos que utilizam o canal online para o seu consumo. A metodologia utilizada teve por base o método quantitativo, com a realização de um inquérito por questionário. A amostra, composta por indivíduos residentes em Portugal, com idade igual ou superior a 18 anos, consistiu em 910 respondentes ao questionário que preparámos. Da análise extraída a partir das respostas dadas, foi possível concluir que o género feminino é o mais representado de entre os consumidores de produtos biológicos, tendo como média de idade os 46 anos. A maioria dos respondentes possuem educação ao nível do ensino superior e são casados ou vivem em união de facto. Os consumidores que integraram a amostra, afirmaram maioritariamente comprar produtos biológicos semanalmente, sendo os locais mais utilizados para a compra de produtos biológicos as lojas biológicas especializadas, com os grupos de produtos comprados com mais frequência a serem os hortícolas frescos, os ovos e as frutas frescas. As motivações mais referidas como mais importantes para a compra de produtos biológicos são a saúde individual dos consumidores, a ausência de químicos de síntese nos produtos e o facto de serem mais amigos do ambiente e mais sustentáveis. Este trabalho poderá contribuir para fornecer informações úteis para as empresas que se dedicam à produção e à comercialização de alimentos biológicos, assim como para outros trabalhos científicos na área dos comportamentos e atitudes de consumo de produtos biológicos.
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