Narrativas visuais : o livro objeto como ferramenta pedagógica no ensino das artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tacão, Sandra Valadas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10392
Resumo: Reconhecendo a importância da Arte e a necessidade de novas abordagens didáticas no ensino artístico o presente estudo explora as potencialidades do Livro Objeto como ferramenta pedagógica. A temática apresentada é resultante da prática de Ensino supervisionada no ensino Secundário em Artes Visuais. A escolha do tema teve como finalidade aprofundar o estudo do Livro Objeto como instrumento de trabalho em sala de aula, de forma a desenvolver o potencial criativo, técnico e expressivo dos alunos. Procedeu-se ao estudo do tema mediante uma investigação-ação centrando-se esta na dimensão da aprendizagem, criatividade e parcerias entre escola e serviço educativo do museu da Fundação Calouste Gulbenkian. Os dados recolhidos e analisados provêm da observação participante, dos portfolios dos alunos e dos inquéritos que lhes foram propostos. Os resultados deste projeto revelaram-se muito positivos quer a nível de competências adquiridas pelos alunos quer em termos de resultados obtidos. Com a presente investigação participativa e tendo por base o Livro Objeto pretendemos analisar e mostrar a importância da introdução de novas práticas e soluções artísticas no ensino das Artes e a importância da mediação e colaboração com instituições museológicas extraescolares.
id RCAP_c94653df5f59d72323ecccea4da1bda8
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narrativas visuais : o livro objeto como ferramenta pedagógica no ensino das artesMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISARTES VISUAISCRIATIVIDADEENSINO DA ARTELIVROSNARRATIVA VISUALVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL ARTSCREATIVITYART TEACHINGBOOKSVISUAL NARRATIVEReconhecendo a importância da Arte e a necessidade de novas abordagens didáticas no ensino artístico o presente estudo explora as potencialidades do Livro Objeto como ferramenta pedagógica. A temática apresentada é resultante da prática de Ensino supervisionada no ensino Secundário em Artes Visuais. A escolha do tema teve como finalidade aprofundar o estudo do Livro Objeto como instrumento de trabalho em sala de aula, de forma a desenvolver o potencial criativo, técnico e expressivo dos alunos. Procedeu-se ao estudo do tema mediante uma investigação-ação centrando-se esta na dimensão da aprendizagem, criatividade e parcerias entre escola e serviço educativo do museu da Fundação Calouste Gulbenkian. Os dados recolhidos e analisados provêm da observação participante, dos portfolios dos alunos e dos inquéritos que lhes foram propostos. Os resultados deste projeto revelaram-se muito positivos quer a nível de competências adquiridas pelos alunos quer em termos de resultados obtidos. Com a presente investigação participativa e tendo por base o Livro Objeto pretendemos analisar e mostrar a importância da introdução de novas práticas e soluções artísticas no ensino das Artes e a importância da mediação e colaboração com instituições museológicas extraescolares.Recognizing the importance of art and the need for new didactic approaches in artistic teaching, this study explores the potentialities of the Object Book as a pedagogical tool. The theme presented is the result of supervised teaching practice in Secondary Education in Visual Arts. The choice of the theme aims to deepen the study of the Object Book as a working tool in the classroom in order to develop the creative, technical and expressive potential of students. The subject was studied through an action research focusing on the dimension of learning, creativity and partnerships between school and educational service of the Calouste Gulbenkian Foundation museum. With the present participatory research based on the Object Book theme, we intend to analyze and show the importance of the introduction of new artistic practices and solutions in the teaching of the Arts.2020-08-06T12:35:35Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10392TID:202503992porTacão, Sandra Valadasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-24T01:31:29Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:34.779454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas visuais : o livro objeto como ferramenta pedagógica no ensino das artes
title Narrativas visuais : o livro objeto como ferramenta pedagógica no ensino das artes
spellingShingle Narrativas visuais : o livro objeto como ferramenta pedagógica no ensino das artes
Tacão, Sandra Valadas
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
CRIATIVIDADE
ENSINO DA ARTE
LIVROS
NARRATIVA VISUAL
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
CREATIVITY
ART TEACHING
BOOKS
VISUAL NARRATIVE
title_short Narrativas visuais : o livro objeto como ferramenta pedagógica no ensino das artes
title_full Narrativas visuais : o livro objeto como ferramenta pedagógica no ensino das artes
title_fullStr Narrativas visuais : o livro objeto como ferramenta pedagógica no ensino das artes
title_full_unstemmed Narrativas visuais : o livro objeto como ferramenta pedagógica no ensino das artes
title_sort Narrativas visuais : o livro objeto como ferramenta pedagógica no ensino das artes
author Tacão, Sandra Valadas
author_facet Tacão, Sandra Valadas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tacão, Sandra Valadas
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
CRIATIVIDADE
ENSINO DA ARTE
LIVROS
NARRATIVA VISUAL
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
CREATIVITY
ART TEACHING
BOOKS
VISUAL NARRATIVE
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
CRIATIVIDADE
ENSINO DA ARTE
LIVROS
NARRATIVA VISUAL
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
CREATIVITY
ART TEACHING
BOOKS
VISUAL NARRATIVE
description Reconhecendo a importância da Arte e a necessidade de novas abordagens didáticas no ensino artístico o presente estudo explora as potencialidades do Livro Objeto como ferramenta pedagógica. A temática apresentada é resultante da prática de Ensino supervisionada no ensino Secundário em Artes Visuais. A escolha do tema teve como finalidade aprofundar o estudo do Livro Objeto como instrumento de trabalho em sala de aula, de forma a desenvolver o potencial criativo, técnico e expressivo dos alunos. Procedeu-se ao estudo do tema mediante uma investigação-ação centrando-se esta na dimensão da aprendizagem, criatividade e parcerias entre escola e serviço educativo do museu da Fundação Calouste Gulbenkian. Os dados recolhidos e analisados provêm da observação participante, dos portfolios dos alunos e dos inquéritos que lhes foram propostos. Os resultados deste projeto revelaram-se muito positivos quer a nível de competências adquiridas pelos alunos quer em termos de resultados obtidos. Com a presente investigação participativa e tendo por base o Livro Objeto pretendemos analisar e mostrar a importância da introdução de novas práticas e soluções artísticas no ensino das Artes e a importância da mediação e colaboração com instituições museológicas extraescolares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06T12:35:35Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10392
TID:202503992
url http://hdl.handle.net/10437/10392
identifier_str_mv TID:202503992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131263118868480