Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural – experiências de aprendizagem realizadas com alunos do 2.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2136 |
Resumo: | O presente relatório é integrado por duas partes, uma referente à componente reflexiva e outra à componente investigativa. A primeira agrega a dimensão reflexiva das Práticas Pedagógicas realizadas em quatro contextos distintos relativos à Educação de Infância e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte apresenta a investigação realizada num destes contextos. A reflexão contempla os aspetos que ocorreram nas Práticas Pedagógicas e que foram relevantes para a formação e desenvolvimento profissional – as aprendizagens construídas, as dúvidas e questões, as dificuldades sentidas e ultrapassadas. Já na segunda parte é exposta a investigação desenvolvida. Esta é apresentada através de vários capítulos, desde o enquadramento teórico à apresentação e discussão de resultados. A segunda parte apresenta a investigação realizada, tendo esta incidido sobre a diversidade cultural que caracterizava um grupo de alunos do 2.º ano de escolaridade. O estudo seguiu a metodologia de investigação-ação e procurou responder à questão “De que forma a incursão e a abordagem à cultura de um país promove as aprendizagens dos alunos do 2.º ano de escolaridade?”. O processo de investigação incluiu a realização de seis experiências de aprendizagem que envolviam a abordagem a aspetos que caracterizam a cultura do Uzbequistão, uma das presentes na turma de alunos. Os dados recolhidos e tratados, relativos à avaliação das aprendizagens, mostraram que a incursão numa cultura, em justaposição à cultura dominante, pode promover as aprendizagens do currículo formal, para além de concretizar princípios de educação intercultural. |
id |
RCAP_c9c06d2c413ce9e958921dd1685b2805 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2136 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural – experiências de aprendizagem realizadas com alunos do 2.º ano de escolaridadeEnsino básico do 1º cicloEducação InterculturalDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório é integrado por duas partes, uma referente à componente reflexiva e outra à componente investigativa. A primeira agrega a dimensão reflexiva das Práticas Pedagógicas realizadas em quatro contextos distintos relativos à Educação de Infância e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte apresenta a investigação realizada num destes contextos. A reflexão contempla os aspetos que ocorreram nas Práticas Pedagógicas e que foram relevantes para a formação e desenvolvimento profissional – as aprendizagens construídas, as dúvidas e questões, as dificuldades sentidas e ultrapassadas. Já na segunda parte é exposta a investigação desenvolvida. Esta é apresentada através de vários capítulos, desde o enquadramento teórico à apresentação e discussão de resultados. A segunda parte apresenta a investigação realizada, tendo esta incidido sobre a diversidade cultural que caracterizava um grupo de alunos do 2.º ano de escolaridade. O estudo seguiu a metodologia de investigação-ação e procurou responder à questão “De que forma a incursão e a abordagem à cultura de um país promove as aprendizagens dos alunos do 2.º ano de escolaridade?”. O processo de investigação incluiu a realização de seis experiências de aprendizagem que envolviam a abordagem a aspetos que caracterizam a cultura do Uzbequistão, uma das presentes na turma de alunos. Os dados recolhidos e tratados, relativos à avaliação das aprendizagens, mostraram que a incursão numa cultura, em justaposição à cultura dominante, pode promover as aprendizagens do currículo formal, para além de concretizar princípios de educação intercultural.Magueta, Lúcia GraveIC-OnlineNeto, Andreia Ferreira2016-09-07T14:27:20Z2016-07-212016-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2136TID:201240505porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:44:25Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:34.168638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural – experiências de aprendizagem realizadas com alunos do 2.º ano de escolaridade |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural – experiências de aprendizagem realizadas com alunos do 2.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural – experiências de aprendizagem realizadas com alunos do 2.º ano de escolaridade Neto, Andreia Ferreira Ensino básico do 1º ciclo Educação Intercultural Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural – experiências de aprendizagem realizadas com alunos do 2.º ano de escolaridade |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural – experiências de aprendizagem realizadas com alunos do 2.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural – experiências de aprendizagem realizadas com alunos do 2.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural – experiências de aprendizagem realizadas com alunos do 2.º ano de escolaridade |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural – experiências de aprendizagem realizadas com alunos do 2.º ano de escolaridade |
author |
Neto, Andreia Ferreira |
author_facet |
Neto, Andreia Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magueta, Lúcia Grave IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Andreia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico do 1º ciclo Educação Intercultural Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Ensino básico do 1º ciclo Educação Intercultural Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório é integrado por duas partes, uma referente à componente reflexiva e outra à componente investigativa. A primeira agrega a dimensão reflexiva das Práticas Pedagógicas realizadas em quatro contextos distintos relativos à Educação de Infância e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte apresenta a investigação realizada num destes contextos. A reflexão contempla os aspetos que ocorreram nas Práticas Pedagógicas e que foram relevantes para a formação e desenvolvimento profissional – as aprendizagens construídas, as dúvidas e questões, as dificuldades sentidas e ultrapassadas. Já na segunda parte é exposta a investigação desenvolvida. Esta é apresentada através de vários capítulos, desde o enquadramento teórico à apresentação e discussão de resultados. A segunda parte apresenta a investigação realizada, tendo esta incidido sobre a diversidade cultural que caracterizava um grupo de alunos do 2.º ano de escolaridade. O estudo seguiu a metodologia de investigação-ação e procurou responder à questão “De que forma a incursão e a abordagem à cultura de um país promove as aprendizagens dos alunos do 2.º ano de escolaridade?”. O processo de investigação incluiu a realização de seis experiências de aprendizagem que envolviam a abordagem a aspetos que caracterizam a cultura do Uzbequistão, uma das presentes na turma de alunos. Os dados recolhidos e tratados, relativos à avaliação das aprendizagens, mostraram que a incursão numa cultura, em justaposição à cultura dominante, pode promover as aprendizagens do currículo formal, para além de concretizar princípios de educação intercultural. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-07T14:27:20Z 2016-07-21 2016-07-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/2136 TID:201240505 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/2136 |
identifier_str_mv |
TID:201240505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136960984383488 |