Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Andreia Inácio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9439
Resumo: O estágio pedagógico está inserido no curso de Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo sido realizado na Escola Básica 2,3 Diogo Cão, sob a supervisão da professora Paula Liberal e, por parte da UTAD, a professora Ágata Aranha. Este documento é o resultado da lecionação de duas turmas do 8.º e do 9.º ano e do desenvolvimento de todo o processo de estágio. Nele abordo os modelos de supervisão pedagógica, estágio, tarefas realizadas, nomeadamente as tarefas de ensino-aprendizagem e da escola meio, assim como tudo o que as envolve, bem como a ação de informação e, por fim, uma reflexão sobre a prática-pedagógica. As práticas-pedagógicas do estágio e a diversidade de situações a que estive sujeita, em situações de disparidade de atitudes e competências dos discentes, proporcionaram-me formas de abordagens diferentes, fornecendo-me ferramentas que não seriam possíveis obter em ambientes mais homogéneos e pouco sujeitos ao desafio. Durante o estágio foi possível confrontar-me com áreas que domino e outras em que fui confrontada com aspetos em que tive mais dificuldade, nomeadamente nas áreas relacionadas com a comunicação, o feedback e as atividades realizadas em ambientes diferentes. Com o tempo e com o recurso a diferentes estratégias, foram sendo ultrapassadas. Este processo foi essencial para o meu crescimento pessoal e profissional, pelas reflexões obtidas na relação entre estagiária e Professora Orientadora, entre estagiários, bem como o exercício de autorreflexão tão necessário à implementação das mudanças. Este estágio preparou-me para a vida e para a minha inserção no mercado de trabalho, que se avizinha no tempo.
id RCAP_c9c4d944d8b4f5cb0045553b93d500db
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9439
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadaEstágio PedagógicoSupervisão PedagógicaO estágio pedagógico está inserido no curso de Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo sido realizado na Escola Básica 2,3 Diogo Cão, sob a supervisão da professora Paula Liberal e, por parte da UTAD, a professora Ágata Aranha. Este documento é o resultado da lecionação de duas turmas do 8.º e do 9.º ano e do desenvolvimento de todo o processo de estágio. Nele abordo os modelos de supervisão pedagógica, estágio, tarefas realizadas, nomeadamente as tarefas de ensino-aprendizagem e da escola meio, assim como tudo o que as envolve, bem como a ação de informação e, por fim, uma reflexão sobre a prática-pedagógica. As práticas-pedagógicas do estágio e a diversidade de situações a que estive sujeita, em situações de disparidade de atitudes e competências dos discentes, proporcionaram-me formas de abordagens diferentes, fornecendo-me ferramentas que não seriam possíveis obter em ambientes mais homogéneos e pouco sujeitos ao desafio. Durante o estágio foi possível confrontar-me com áreas que domino e outras em que fui confrontada com aspetos em que tive mais dificuldade, nomeadamente nas áreas relacionadas com a comunicação, o feedback e as atividades realizadas em ambientes diferentes. Com o tempo e com o recurso a diferentes estratégias, foram sendo ultrapassadas. Este processo foi essencial para o meu crescimento pessoal e profissional, pelas reflexões obtidas na relação entre estagiária e Professora Orientadora, entre estagiários, bem como o exercício de autorreflexão tão necessário à implementação das mudanças. Este estágio preparou-me para a vida e para a minha inserção no mercado de trabalho, que se avizinha no tempo.The pedagogic internship is inserted in the Master’s degree of the course of Teaching of Physical Education in Primary and Secondary Education, having been completed in the Basic School 2,3 Diogo Cão, under the supervision of teacher Paula Liberal and, in UTAD’s case, Professor Ágata Aranha. This document is the result of the teaching of two classes from the 8th and 9th grade and the development of all the process of the internship. In it I approach the molds of pedagogic supervision, internship, completed tasks, specifically the teaching-leaning tasks and of schoolenvironment, as well as everything it envelopes, along with the lecture and, finally, a reflection about the pedagogic practice. The pedagogical practices of the internship and the diversity of situations to which I have been subjected, in situations of disparity of attitudes and competences of the students, have given me different forms of approaches, providing me with tools that would not be possible to obtain in more homogeneous environments and little subject to the challenge. During the internship, it was possible to confront areas that I have mastered and others where I was confronted with aspects that I had the most difficulty, especially in areas related to communication, feedback and activities carried out in different environments. Over time and with the use of different strategies, they were overcome. This process was essential for my personal and professional growth, for the reflections in it obtained in the relationship between internee and the Supervising Teacher, between internees, as well as the self-reflective exercise that is so needed to insertion of changes. This internship has readied me for life and for my insertion in the job market, that is growing nearer with every passing second.2019-07-09T14:37:56Z2019-06-04T00:00:00Z2019-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9439pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, Andreia Inácioreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:18Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:07.009985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada
title Relatório da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada
Lourenço, Andreia Inácio
Estágio Pedagógico
Supervisão Pedagógica
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada
author Lourenço, Andreia Inácio
author_facet Lourenço, Andreia Inácio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Andreia Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Supervisão Pedagógica
topic Estágio Pedagógico
Supervisão Pedagógica
description O estágio pedagógico está inserido no curso de Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo sido realizado na Escola Básica 2,3 Diogo Cão, sob a supervisão da professora Paula Liberal e, por parte da UTAD, a professora Ágata Aranha. Este documento é o resultado da lecionação de duas turmas do 8.º e do 9.º ano e do desenvolvimento de todo o processo de estágio. Nele abordo os modelos de supervisão pedagógica, estágio, tarefas realizadas, nomeadamente as tarefas de ensino-aprendizagem e da escola meio, assim como tudo o que as envolve, bem como a ação de informação e, por fim, uma reflexão sobre a prática-pedagógica. As práticas-pedagógicas do estágio e a diversidade de situações a que estive sujeita, em situações de disparidade de atitudes e competências dos discentes, proporcionaram-me formas de abordagens diferentes, fornecendo-me ferramentas que não seriam possíveis obter em ambientes mais homogéneos e pouco sujeitos ao desafio. Durante o estágio foi possível confrontar-me com áreas que domino e outras em que fui confrontada com aspetos em que tive mais dificuldade, nomeadamente nas áreas relacionadas com a comunicação, o feedback e as atividades realizadas em ambientes diferentes. Com o tempo e com o recurso a diferentes estratégias, foram sendo ultrapassadas. Este processo foi essencial para o meu crescimento pessoal e profissional, pelas reflexões obtidas na relação entre estagiária e Professora Orientadora, entre estagiários, bem como o exercício de autorreflexão tão necessário à implementação das mudanças. Este estágio preparou-me para a vida e para a minha inserção no mercado de trabalho, que se avizinha no tempo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09T14:37:56Z
2019-06-04T00:00:00Z
2019-06-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9439
url http://hdl.handle.net/10348/9439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137149153443840