A comunicação do professor em momentos de discussão coletiva, na aula de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Joana Rodrigues, 1989-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8346
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_c9d27450b306d2f4b1c99599400c2398
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8346
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação do professor em momentos de discussão coletiva, na aula de MatemáticaComunicação oralEnsino da matemáticaDiscussão em grupoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Este estudo visa caracterizar o discurso do professor durante os momentos de discussão coletiva nas aulas de Matemática. A metodologia segue uma abordagem de natureza interpretativa, fazendo recurso a dados quantitativos, contabilizando as intervenções dos vários participantes, e qualitativos, analisando as diferentes dimensões do discurso: dinâmica, foco, tipo de intervenção e significado. A intervenção letiva envolve a lecionação de oito aulas de noventa minutos do tema Organização e Tratamento de dados, mais precisamente do tópico Planeamento Estatístico e desenvolve-se no 2.º período do ano letivo de 2011/2012 com uma turma do 8.º ano de escolaridade da Escola E.B. 2/3 Vasco Santana na Ramada. Das cinco discussões coletivas desenvolvidas no decorrer da intervenção foram seleccionadas três, inseridas em diferentes momentos da intervenção (início, meio e fim) e com objetivos subjacentes distintos (Revisão de conceitos, Resolução coletiva de uma tarefa e Partilha e confronto de resultados e estratégias). A recolha de dados feita para esta investigação apoia-se na gravação áudio de todas as intervenções da professora durante todas as aulas. As discussões estabelecidas entre os professores, as notas retiradas durante as aulas e as reflexões realizadas pela professora servem também como dados de apoio e complementação. Os resultados obtidos evidenciam um discurso substancialmente apoiado em intervenções da tipologia Questão, seguida da Resposta. O principal significado das questões formuladas é o Pedido de Resultado e das respostas dadas é a Repetição. Conclui-se também que o discurso da professora se enquadra na Comunicação Contributiva, evidenciando ainda assim alguns progressos na transição para a Comunicação Reflexiva.This dissertation aims at characterizing the discourse of the teacher during the group discussions in math classes. The applied methodology takes a quantitative and a qualitative approach, accounting for the intervention of the various participants and examining the different dimensions of discourse: dynamics, focus, type of intervention and meaning. The teaching practice involves eight ninety-minute classes on the theme Organization and Data processing, under the topic Statistical Planning, that took place in the eighth grade class in EB 2/3 Vasco Santana School in Ramada. Among the five collective discussions carried out during the teaching practice there were selected three ones that took place during the different moments of the teaching process (the beginning, the middle and the end) and that had different goals (Revision of concepts, Collective resolution of a task and Sharing and confrontation of the results and the strategies). Data collection on this investigation is based on the audio recording of all the interventions of the teacher during the classes. The discussions between the teachers, the notes taken during the classes and the reflection of the teacher were also used as complementing and supporting resources. The final results highlight the discourse that is substantially based on the communicative type Question and Answer. the purpose of the raised questions was the Request for the Result and the given answers were Repetition. The study showed that the teacher’s discourse is integrated in The Contributive Communication, however, evidencing some progresses on the transition to The Reflexive Communication.Santos, Leonor, 1949-Sezinando, Helena M. E., 1960-Repositório da Universidade de LisboaMiguel, Joana Rodrigues, 1989-2013-04-19T14:51:29Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8346porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:55.314725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação do professor em momentos de discussão coletiva, na aula de Matemática
title A comunicação do professor em momentos de discussão coletiva, na aula de Matemática
spellingShingle A comunicação do professor em momentos de discussão coletiva, na aula de Matemática
Miguel, Joana Rodrigues, 1989-
Comunicação oral
Ensino da matemática
Discussão em grupo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short A comunicação do professor em momentos de discussão coletiva, na aula de Matemática
title_full A comunicação do professor em momentos de discussão coletiva, na aula de Matemática
title_fullStr A comunicação do professor em momentos de discussão coletiva, na aula de Matemática
title_full_unstemmed A comunicação do professor em momentos de discussão coletiva, na aula de Matemática
title_sort A comunicação do professor em momentos de discussão coletiva, na aula de Matemática
author Miguel, Joana Rodrigues, 1989-
author_facet Miguel, Joana Rodrigues, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Leonor, 1949-
Sezinando, Helena M. E., 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Joana Rodrigues, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação oral
Ensino da matemática
Discussão em grupo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Comunicação oral
Ensino da matemática
Discussão em grupo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-19T14:51:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8346
url http://hdl.handle.net/10451/8346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134222419492864