Estratégias Didático-Pedagógicas para Inovar no Ensino das Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.18791 |
Resumo: | A promoção e o desenvolvimento de competências essenciais na escola e na vida podem ser consideradas práticas de ensino-aprendizagem inovadoras. Estas, ao fomentarem explícita e intencionalmente o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e a comunicação – os quatro pilares da aprendizagem significativa –, podem ajudar a promover tais competências. Neste artigo, partilham-se estratégias didático-pedagógicas a serem utilizadas nas práticas das Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico, para a identificação, análise e desconstrução de conceções alternativas de Ciências, no quadro mais amplo de uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade/Pensamento Crítico (CTS/PC). Propõem-se exemplos de tais estratégias (nomeadamente, concept cartoons, participação de cientista convidado, construção de mapa de conceitos e controvérsia sociocientífica), apresentados no contexto de uma sequência didática, da autoria dos autores, adaptados às aprendizagens essenciais deste ciclo de estudo. Após escolhido o tema organizador das aprendizagens essenciais da área e ano pretendidos (Ciências Naturais do 5.º ano), a sequência didática foi construída tendo em vista a inclusão de estratégias didático-pedagógicas especificamente orientadas à promoção do pensamento crítico dos alunos, para a identificação, análise e desconstrução de conceções alternativas de Ciências, nomeadamente no que concerne fatores que colocam em perigo a biodiversidade local, que medidas de prevenção podem ser tomadas e como podem os alunos posicionar-se criticamente face a esses temas. Através de tais práticas pedagógicas inovadoras, os professores podem inovar na sala de aula e criar impactes dentro e fora dela. |
id |
RCAP_c9dc1a6573dc7edff14933d139b02d60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18791 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias Didático-Pedagógicas para Inovar no Ensino das CiênciasArtigosA promoção e o desenvolvimento de competências essenciais na escola e na vida podem ser consideradas práticas de ensino-aprendizagem inovadoras. Estas, ao fomentarem explícita e intencionalmente o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e a comunicação – os quatro pilares da aprendizagem significativa –, podem ajudar a promover tais competências. Neste artigo, partilham-se estratégias didático-pedagógicas a serem utilizadas nas práticas das Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico, para a identificação, análise e desconstrução de conceções alternativas de Ciências, no quadro mais amplo de uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade/Pensamento Crítico (CTS/PC). Propõem-se exemplos de tais estratégias (nomeadamente, concept cartoons, participação de cientista convidado, construção de mapa de conceitos e controvérsia sociocientífica), apresentados no contexto de uma sequência didática, da autoria dos autores, adaptados às aprendizagens essenciais deste ciclo de estudo. Após escolhido o tema organizador das aprendizagens essenciais da área e ano pretendidos (Ciências Naturais do 5.º ano), a sequência didática foi construída tendo em vista a inclusão de estratégias didático-pedagógicas especificamente orientadas à promoção do pensamento crítico dos alunos, para a identificação, análise e desconstrução de conceções alternativas de Ciências, nomeadamente no que concerne fatores que colocam em perigo a biodiversidade local, que medidas de prevenção podem ser tomadas e como podem os alunos posicionar-se criticamente face a esses temas. Através de tais práticas pedagógicas inovadoras, os professores podem inovar na sala de aula e criar impactes dentro e fora dela.The promotion and development of essential skills in school and in life may be considered innovative teaching-learning practices. Such innovative practices, by fomenting explicitly and intentionally critical thinking, creativity, collaboration and communication – all four pillars of significant learning –, may help to promote those skills. In the present paper, we share didactic-pedagogical strategies that may be used in teachers’ practices in Sciences in the 2nd Cycle of Primary Education, for the identification, analysis, and deconstruction of alternative conceptions in Science, in the wider frame of a Science-Technology-Science/Critical Thinking (STS/CT) approach. We propose examples of such strategies (namely, concept cartoons, the participation of an invited guest, the construction of concept maps, and socio-scientific controversy), which are presented in the context of a didactic sequence from our own authorship, and which were adapted to the essential learnings of this study cycle. After selecting the organizing topic of the essential learnings of the area and year we were interested in (5th grade Natural Sciences), the didactic sequence was designed to include didactic-pedagogical strategies specifically aimed at promoting students’ critical thinking. This for the identification, analysis and deconstruction of alternative conceptions of Science, namely in concern to factors that jeopardize local biodiversity, prevention measures that may be adopted, and how can students critically take a stand on such topics. Through such innovative pedagogical practices, teachers may innovate in their classroom and create impacts inside and outside it.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.18791por1646-2335Seabra, MónicaFranco, AmandaVieira, Rui Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:58.995331Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias Didático-Pedagógicas para Inovar no Ensino das Ciências |
title |
Estratégias Didático-Pedagógicas para Inovar no Ensino das Ciências |
spellingShingle |
Estratégias Didático-Pedagógicas para Inovar no Ensino das Ciências Seabra, Mónica Artigos |
title_short |
Estratégias Didático-Pedagógicas para Inovar no Ensino das Ciências |
title_full |
Estratégias Didático-Pedagógicas para Inovar no Ensino das Ciências |
title_fullStr |
Estratégias Didático-Pedagógicas para Inovar no Ensino das Ciências |
title_full_unstemmed |
Estratégias Didático-Pedagógicas para Inovar no Ensino das Ciências |
title_sort |
Estratégias Didático-Pedagógicas para Inovar no Ensino das Ciências |
author |
Seabra, Mónica |
author_facet |
Seabra, Mónica Franco, Amanda Vieira, Rui Marques |
author_role |
author |
author2 |
Franco, Amanda Vieira, Rui Marques |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seabra, Mónica Franco, Amanda Vieira, Rui Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
A promoção e o desenvolvimento de competências essenciais na escola e na vida podem ser consideradas práticas de ensino-aprendizagem inovadoras. Estas, ao fomentarem explícita e intencionalmente o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e a comunicação – os quatro pilares da aprendizagem significativa –, podem ajudar a promover tais competências. Neste artigo, partilham-se estratégias didático-pedagógicas a serem utilizadas nas práticas das Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico, para a identificação, análise e desconstrução de conceções alternativas de Ciências, no quadro mais amplo de uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade/Pensamento Crítico (CTS/PC). Propõem-se exemplos de tais estratégias (nomeadamente, concept cartoons, participação de cientista convidado, construção de mapa de conceitos e controvérsia sociocientífica), apresentados no contexto de uma sequência didática, da autoria dos autores, adaptados às aprendizagens essenciais deste ciclo de estudo. Após escolhido o tema organizador das aprendizagens essenciais da área e ano pretendidos (Ciências Naturais do 5.º ano), a sequência didática foi construída tendo em vista a inclusão de estratégias didático-pedagógicas especificamente orientadas à promoção do pensamento crítico dos alunos, para a identificação, análise e desconstrução de conceções alternativas de Ciências, nomeadamente no que concerne fatores que colocam em perigo a biodiversidade local, que medidas de prevenção podem ser tomadas e como podem os alunos posicionar-se criticamente face a esses temas. Através de tais práticas pedagógicas inovadoras, os professores podem inovar na sala de aula e criar impactes dentro e fora dela. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.18791 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.18791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950754369536 |