Itinerários à luz da Sociologia Pragmática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://cappuccinopress.com.br/index.php/revistaterceiromilenio/article/view/85/71 |
Resumo: | UID/SOC/04647/2013; SFRH/BPD/109136/2015 |
id |
RCAP_c9f846253ab2f3c21c967d8a5a332602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/43287 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Itinerários à luz da Sociologia PragmáticaItineraries through Pragmatic SociologyWhat common places bring to school commonalityO que os lugares comuns trazem à comunalidade escolarescola públicaatividade docentequalificações escolarescrítica e envolvimentoUID/SOC/04647/2013; SFRH/BPD/109136/2015Este texto traça um roteiro do processo de escolarização em Portugal, de suas políticas e atores, através de um itinerário de pesquisas que teve início em finais dos anos 1990 e que anima em grande medidao programa sociológico dos seus autores atualmente. Privilegiando as metamorfoses da profissão docente, num arco temporal alargado (de 1926 até hoje), mobiliza-se uma diversidade de projetos e de dados de campo coletados a partir de diferentes registros (inquérito, entrevista, documentação, observação direta) para dar conta dos mundos compósitos da atividade docente. Focando a análise no trabalho de qualificação de si, dos outros e dos problemas que os interpelam, enfatizam-se as operações críticas que os professores realizam para engrandecer suas concepções (justas) sobre a escola e os regimes de envolvimento que acionam para se ajustarem às situações mais ou menos controversas da vida escolar. Através desse olhar pragmático atento às diferentes tessituras do comum na escola, pretende-se ilustrar a pluralidade de mundos que compõem a escola pública contemporânea.Departamento de Sociologia (DS)Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNResende, José Manuel Vieira SoaresDionísio, Bruno2018-08-03T22:18:29Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article37application/pdfhttp://cappuccinopress.com.br/index.php/revistaterceiromilenio/article/view/85/71por2318-373XPURE: 4074080http://cappuccinopress.com.br/index.php/revistaterceiromilenio/article/view/85/71info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:23:26Zoai:run.unl.pt:10362/43287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:31:40.246552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Itinerários à luz da Sociologia Pragmática Itineraries through Pragmatic SociologyWhat common places bring to school commonality O que os lugares comuns trazem à comunalidade escolar |
title |
Itinerários à luz da Sociologia Pragmática |
spellingShingle |
Itinerários à luz da Sociologia Pragmática Resende, José Manuel Vieira Soares escola pública atividade docente qualificações escolares crítica e envolvimento |
title_short |
Itinerários à luz da Sociologia Pragmática |
title_full |
Itinerários à luz da Sociologia Pragmática |
title_fullStr |
Itinerários à luz da Sociologia Pragmática |
title_full_unstemmed |
Itinerários à luz da Sociologia Pragmática |
title_sort |
Itinerários à luz da Sociologia Pragmática |
author |
Resende, José Manuel Vieira Soares |
author_facet |
Resende, José Manuel Vieira Soares Dionísio, Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Dionísio, Bruno |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia (DS) Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, José Manuel Vieira Soares Dionísio, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola pública atividade docente qualificações escolares crítica e envolvimento |
topic |
escola pública atividade docente qualificações escolares crítica e envolvimento |
description |
UID/SOC/04647/2013; SFRH/BPD/109136/2015 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2018-08-03T22:18:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://cappuccinopress.com.br/index.php/revistaterceiromilenio/article/view/85/71 |
url |
http://cappuccinopress.com.br/index.php/revistaterceiromilenio/article/view/85/71 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2318-373X PURE: 4074080 http://cappuccinopress.com.br/index.php/revistaterceiromilenio/article/view/85/71 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
37 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137939389677568 |