Itinerários à luz da Sociologia Pragmática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, José Manuel Vieira Soares
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dionísio, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://cappuccinopress.com.br/index.php/revistaterceiromilenio/article/view/85/71
Resumo: UID/SOC/04647/2013; SFRH/BPD/109136/2015
id RCAP_c9f846253ab2f3c21c967d8a5a332602
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/43287
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Itinerários à luz da Sociologia PragmáticaItineraries through Pragmatic SociologyWhat common places bring to school commonalityO que os lugares comuns trazem à comunalidade escolarescola públicaatividade docentequalificações escolarescrítica e envolvimentoUID/SOC/04647/2013; SFRH/BPD/109136/2015Este texto traça um roteiro do processo de escolarização em Portugal, de suas políticas e atores, através de um itinerário de pesquisas que teve início em finais dos anos 1990 e que anima em grande medidao programa sociológico dos seus autores atualmente. Privilegiando as metamorfoses da profissão docente, num arco temporal alargado (de 1926 até hoje), mobiliza-se uma diversidade de projetos e de dados de campo coletados a partir de diferentes registros (inquérito, entrevista, documentação, observação direta) para dar conta dos mundos compósitos da atividade docente. Focando a análise no trabalho de qualificação de si, dos outros e dos problemas que os interpelam, enfatizam-se as operações críticas que os professores realizam para engrandecer suas concepções (justas) sobre a escola e os regimes de envolvimento que acionam para se ajustarem às situações mais ou menos controversas da vida escolar. Através desse olhar pragmático atento às diferentes tessituras do comum na escola, pretende-se ilustrar a pluralidade de mundos que compõem a escola pública contemporânea.Departamento de Sociologia (DS)Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)RUNResende, José Manuel Vieira SoaresDionísio, Bruno2018-08-03T22:18:29Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article37application/pdfhttp://cappuccinopress.com.br/index.php/revistaterceiromilenio/article/view/85/71por2318-373XPURE: 4074080http://cappuccinopress.com.br/index.php/revistaterceiromilenio/article/view/85/71info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:23:26Zoai:run.unl.pt:10362/43287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:31:40.246552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Itinerários à luz da Sociologia Pragmática
Itineraries through Pragmatic SociologyWhat common places bring to school commonality
O que os lugares comuns trazem à comunalidade escolar
title Itinerários à luz da Sociologia Pragmática
spellingShingle Itinerários à luz da Sociologia Pragmática
Resende, José Manuel Vieira Soares
escola pública
atividade docente
qualificações escolares
crítica e envolvimento
title_short Itinerários à luz da Sociologia Pragmática
title_full Itinerários à luz da Sociologia Pragmática
title_fullStr Itinerários à luz da Sociologia Pragmática
title_full_unstemmed Itinerários à luz da Sociologia Pragmática
title_sort Itinerários à luz da Sociologia Pragmática
author Resende, José Manuel Vieira Soares
author_facet Resende, José Manuel Vieira Soares
Dionísio, Bruno
author_role author
author2 Dionísio, Bruno
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia (DS)
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, José Manuel Vieira Soares
Dionísio, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv escola pública
atividade docente
qualificações escolares
crítica e envolvimento
topic escola pública
atividade docente
qualificações escolares
crítica e envolvimento
description UID/SOC/04647/2013; SFRH/BPD/109136/2015
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2018-08-03T22:18:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://cappuccinopress.com.br/index.php/revistaterceiromilenio/article/view/85/71
url http://cappuccinopress.com.br/index.php/revistaterceiromilenio/article/view/85/71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2318-373X
PURE: 4074080
http://cappuccinopress.com.br/index.php/revistaterceiromilenio/article/view/85/71
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 37
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137939389677568