Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cristina Isabel Barros
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1775
Resumo: O presente relatório de estágio foi realizado para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo reflete a prática pedagógica desenvolvida no contexto da Educação de Infância, no Infantário Semi-internato de Santa Clara, e no contexto do 1.º Ciclo do ensino Básico, na Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Lombo Segundo. O relatório comporta um corpus teórico no qual está contemplada uma abordagem às teorias que sustentam a docência, à metodologia de investigação-ação e às opções metodológicas subjacentes à intervenção pedagógica. O mesmo contempla a praxis pedagógica na qual estão evidenciadas as estratégias de aprendizagem realizadas com as crianças nas diferentes valências. Em ambos os contextos de aprendizagem foram destacadas questões de investigação em que no PE se evidencia a utilidade das histórias na consecução de diversas aprendizagens e no 1º. CEB. A promoção da escrita e da ortografia é destacada na turma de 2º ano, com alunos em diferentes níveis de aprendizagem. É apresentada uma reflexão crítica que autoavalia todo o processo decorrido da praxis.
id RCAP_ca0abce63f2a0c93cb6827ec59d48d00
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1775
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPrática pedagógicaEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoCriançasInvestigação-açãoHistóriasEscritaTeaching practicePre-school Education1st Cycle of Basic EducationChildrenResearch-actionStoriesWritingEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio foi realizado para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo reflete a prática pedagógica desenvolvida no contexto da Educação de Infância, no Infantário Semi-internato de Santa Clara, e no contexto do 1.º Ciclo do ensino Básico, na Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Lombo Segundo. O relatório comporta um corpus teórico no qual está contemplada uma abordagem às teorias que sustentam a docência, à metodologia de investigação-ação e às opções metodológicas subjacentes à intervenção pedagógica. O mesmo contempla a praxis pedagógica na qual estão evidenciadas as estratégias de aprendizagem realizadas com as crianças nas diferentes valências. Em ambos os contextos de aprendizagem foram destacadas questões de investigação em que no PE se evidencia a utilidade das histórias na consecução de diversas aprendizagens e no 1º. CEB. A promoção da escrita e da ortografia é destacada na turma de 2º ano, com alunos em diferentes níveis de aprendizagem. É apresentada uma reflexão crítica que autoavalia todo o processo decorrido da praxis.This internship report was carried out in order to obtain a Master degree in Pre - School Education and first cycle of basic education. The same reflects the pedagogical practice developed in the context of early childhood Education in Preschool Semi- boarding of Santa Clara and in the context of the 1st cycle of basic education at the Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Ecolar do Lombo Segundo. The report contains a theoretical corpus in which is contemplated an approach to theories that support the teaching, methodology investigation-action and methodological approaches to the pedagogical intervention. It describes the pedagogical praxis in which are discussed learning strategies carried out with children in their different valences. In both learning contexts research issues were highlighted. In the Pre-School it is underscored the usefulness of the stories in the achievement of different learning and on the 1st. Cycle of Basic Education is highlighted the promotion of writing and spelling to a 2nd year class with students at different levels of learning. The pedagogical practice of each component is presented a critical reflection that self-judges all proceedings within the praxis.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaRodrigues, Cristina Isabel Barros2018-01-19T15:11:14Z2016-12-16T00:00:00Z2016-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1775201747502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:31Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:32.439587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Rodrigues, Cristina Isabel Barros
Prática pedagógica
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Crianças
Investigação-ação
Histórias
Escrita
Teaching practice
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Children
Research-action
Stories
Writing
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
author Rodrigues, Cristina Isabel Barros
author_facet Rodrigues, Cristina Isabel Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brazão, José Paulo Gomes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cristina Isabel Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Crianças
Investigação-ação
Histórias
Escrita
Teaching practice
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Children
Research-action
Stories
Writing
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática pedagógica
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Crianças
Investigação-ação
Histórias
Escrita
Teaching practice
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Children
Research-action
Stories
Writing
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio foi realizado para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo reflete a prática pedagógica desenvolvida no contexto da Educação de Infância, no Infantário Semi-internato de Santa Clara, e no contexto do 1.º Ciclo do ensino Básico, na Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Lombo Segundo. O relatório comporta um corpus teórico no qual está contemplada uma abordagem às teorias que sustentam a docência, à metodologia de investigação-ação e às opções metodológicas subjacentes à intervenção pedagógica. O mesmo contempla a praxis pedagógica na qual estão evidenciadas as estratégias de aprendizagem realizadas com as crianças nas diferentes valências. Em ambos os contextos de aprendizagem foram destacadas questões de investigação em que no PE se evidencia a utilidade das histórias na consecução de diversas aprendizagens e no 1º. CEB. A promoção da escrita e da ortografia é destacada na turma de 2º ano, com alunos em diferentes níveis de aprendizagem. É apresentada uma reflexão crítica que autoavalia todo o processo decorrido da praxis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16T00:00:00Z
2016-12-16T00:00:00Z
2018-01-19T15:11:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1775
201747502
url http://hdl.handle.net/10400.13/1775
identifier_str_mv 201747502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129915455438848