Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1775 |
Resumo: | O presente relatório de estágio foi realizado para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo reflete a prática pedagógica desenvolvida no contexto da Educação de Infância, no Infantário Semi-internato de Santa Clara, e no contexto do 1.º Ciclo do ensino Básico, na Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Lombo Segundo. O relatório comporta um corpus teórico no qual está contemplada uma abordagem às teorias que sustentam a docência, à metodologia de investigação-ação e às opções metodológicas subjacentes à intervenção pedagógica. O mesmo contempla a praxis pedagógica na qual estão evidenciadas as estratégias de aprendizagem realizadas com as crianças nas diferentes valências. Em ambos os contextos de aprendizagem foram destacadas questões de investigação em que no PE se evidencia a utilidade das histórias na consecução de diversas aprendizagens e no 1º. CEB. A promoção da escrita e da ortografia é destacada na turma de 2º ano, com alunos em diferentes níveis de aprendizagem. É apresentada uma reflexão crítica que autoavalia todo o processo decorrido da praxis. |
id |
RCAP_ca0abce63f2a0c93cb6827ec59d48d00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1775 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPrática pedagógicaEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoCriançasInvestigação-açãoHistóriasEscritaTeaching practicePre-school Education1st Cycle of Basic EducationChildrenResearch-actionStoriesWritingEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio foi realizado para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo reflete a prática pedagógica desenvolvida no contexto da Educação de Infância, no Infantário Semi-internato de Santa Clara, e no contexto do 1.º Ciclo do ensino Básico, na Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Lombo Segundo. O relatório comporta um corpus teórico no qual está contemplada uma abordagem às teorias que sustentam a docência, à metodologia de investigação-ação e às opções metodológicas subjacentes à intervenção pedagógica. O mesmo contempla a praxis pedagógica na qual estão evidenciadas as estratégias de aprendizagem realizadas com as crianças nas diferentes valências. Em ambos os contextos de aprendizagem foram destacadas questões de investigação em que no PE se evidencia a utilidade das histórias na consecução de diversas aprendizagens e no 1º. CEB. A promoção da escrita e da ortografia é destacada na turma de 2º ano, com alunos em diferentes níveis de aprendizagem. É apresentada uma reflexão crítica que autoavalia todo o processo decorrido da praxis.This internship report was carried out in order to obtain a Master degree in Pre - School Education and first cycle of basic education. The same reflects the pedagogical practice developed in the context of early childhood Education in Preschool Semi- boarding of Santa Clara and in the context of the 1st cycle of basic education at the Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Ecolar do Lombo Segundo. The report contains a theoretical corpus in which is contemplated an approach to theories that support the teaching, methodology investigation-action and methodological approaches to the pedagogical intervention. It describes the pedagogical praxis in which are discussed learning strategies carried out with children in their different valences. In both learning contexts research issues were highlighted. In the Pre-School it is underscored the usefulness of the stories in the achievement of different learning and on the 1st. Cycle of Basic Education is highlighted the promotion of writing and spelling to a 2nd year class with students at different levels of learning. The pedagogical practice of each component is presented a critical reflection that self-judges all proceedings within the praxis.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaRodrigues, Cristina Isabel Barros2018-01-19T15:11:14Z2016-12-16T00:00:00Z2016-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1775201747502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:31Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:32.439587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico Rodrigues, Cristina Isabel Barros Prática pedagógica Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Crianças Investigação-ação Histórias Escrita Teaching practice Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Children Research-action Stories Writing Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Rodrigues, Cristina Isabel Barros |
author_facet |
Rodrigues, Cristina Isabel Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brazão, José Paulo Gomes DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cristina Isabel Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Crianças Investigação-ação Histórias Escrita Teaching practice Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Children Research-action Stories Writing Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática pedagógica Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Crianças Investigação-ação Histórias Escrita Teaching practice Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Children Research-action Stories Writing Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio foi realizado para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo reflete a prática pedagógica desenvolvida no contexto da Educação de Infância, no Infantário Semi-internato de Santa Clara, e no contexto do 1.º Ciclo do ensino Básico, na Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Lombo Segundo. O relatório comporta um corpus teórico no qual está contemplada uma abordagem às teorias que sustentam a docência, à metodologia de investigação-ação e às opções metodológicas subjacentes à intervenção pedagógica. O mesmo contempla a praxis pedagógica na qual estão evidenciadas as estratégias de aprendizagem realizadas com as crianças nas diferentes valências. Em ambos os contextos de aprendizagem foram destacadas questões de investigação em que no PE se evidencia a utilidade das histórias na consecução de diversas aprendizagens e no 1º. CEB. A promoção da escrita e da ortografia é destacada na turma de 2º ano, com alunos em diferentes níveis de aprendizagem. É apresentada uma reflexão crítica que autoavalia todo o processo decorrido da praxis. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16T00:00:00Z 2016-12-16T00:00:00Z 2018-01-19T15:11:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1775 201747502 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1775 |
identifier_str_mv |
201747502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129915455438848 |