A disciplina e a aquisição de regras em contexto de creche e jardim-de-infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/19603 |
Resumo: | O presente Relatório do Projeto de Investigação surge no âmbito de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Setúbal e o seu principal objetivo é desenvolver modos de promover a disciplina e compreender a sua importância na construção de identidade individual das crianças. Pretende-se também compreender como é que as educadoras de infância podem adotar uma prática pedagógica que desenvolva a construção da disciplina sem existir necessidade de recorrer aos castigos e às recompensas, levando as crianças à compreensão da necessidade da disciplina e das regras, de forma a auto consenti-la. Este Relatório do Projeto de Investigação foi desenvolvido no seio do paradigma interpretativo, adotando uma metodologia qualitativa, e mais especificamente, foi desenvolvida segundo as orientações da investigação-ação que se propõe descrever e interpretar a situação da instauração da disciplina nos contextos de estágio para tentar introduzir melhorias no âmbito do tema do projeto. Para a realização deste relatório foram utilizados dispositivos e procedimentos de recolha de informação, como a observação, realizada em ambos os contextos de estágio, notas de campo, inquéritos por questionário às Educadoras Cooperantes e também uma análise documental, dos Projetos Educativos das Instituições e Projetos Pedagógicos das Salas. Para além da análise documental, foi realizada uma análise intensiva das conceções das educadoras, expressas nos inquéritos por questionário. Este relatório consiste numa síntese crítica e reflexiva, com destaque para os dois contextos educativos, tendo em conta as instituições, os grupos de crianças e as educadoras cooperantes. São apresentadas as conceções teóricas da presente investigação, articulando com experiências vividas em contexto de estágio. |
id |
RCAP_ca1920fa3fab66d116d6a2682b4db6ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/19603 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A disciplina e a aquisição de regras em contexto de creche e jardim-de-infânciaDisciplinaRegrasConflitosRespeitoMedoCastigosRecompensasRelatório de estágioRelatório de projeto de investigaçãoDisciplineRulesConflictsRespectFearPunishmentRewardsO presente Relatório do Projeto de Investigação surge no âmbito de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Setúbal e o seu principal objetivo é desenvolver modos de promover a disciplina e compreender a sua importância na construção de identidade individual das crianças. Pretende-se também compreender como é que as educadoras de infância podem adotar uma prática pedagógica que desenvolva a construção da disciplina sem existir necessidade de recorrer aos castigos e às recompensas, levando as crianças à compreensão da necessidade da disciplina e das regras, de forma a auto consenti-la. Este Relatório do Projeto de Investigação foi desenvolvido no seio do paradigma interpretativo, adotando uma metodologia qualitativa, e mais especificamente, foi desenvolvida segundo as orientações da investigação-ação que se propõe descrever e interpretar a situação da instauração da disciplina nos contextos de estágio para tentar introduzir melhorias no âmbito do tema do projeto. Para a realização deste relatório foram utilizados dispositivos e procedimentos de recolha de informação, como a observação, realizada em ambos os contextos de estágio, notas de campo, inquéritos por questionário às Educadoras Cooperantes e também uma análise documental, dos Projetos Educativos das Instituições e Projetos Pedagógicos das Salas. Para além da análise documental, foi realizada uma análise intensiva das conceções das educadoras, expressas nos inquéritos por questionário. Este relatório consiste numa síntese crítica e reflexiva, com destaque para os dois contextos educativos, tendo em conta as instituições, os grupos de crianças e as educadoras cooperantes. São apresentadas as conceções teóricas da presente investigação, articulando com experiências vividas em contexto de estágio.This Research Project Report follows under the Master in Pre-School Education of the Higher Education School of Setúbal and its main objective is to develop ways to promote discipline and to understand its importance for the construction of children’s individual identity. We also aim at understanding how pre-school educators can adopt pedagogical practices that develop discipline, implemented without the need for punishment and rewards. This will lead children to understand the need for discipline and to have rules, self-allowing it. This Report presents the interpretative paradigm as methodology, guided by a qualitative research, based on a research-action approach, interpreting all the information collected within the theme under study. To complete this report we used observation, taken in both the training context, field notes, surveys to the Cooperating Educators and also the analysis of all the necessary documents, such as the Educational Projects of the institutions and the Pedagogical Projects of the Classrooms to collect information. Adding to the documental analysis, we also thoroughly analyzed the ideas of the educators expressed in the surveys. The structure of the report consists of a critical and reflexive analysis, enhancing both the educational contexts, taking into consideration the institutions, the groups of children and the cooperating educators. Several theoretical approaches are presented in this research, articulating with the experiences had during the training.Pinheiro, AugustoRepositório ComumValente, Ana Rita Rosa2017-12-04T14:37:46Z2017-102017-122017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19603TID:201818108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:55.226611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A disciplina e a aquisição de regras em contexto de creche e jardim-de-infância |
title |
A disciplina e a aquisição de regras em contexto de creche e jardim-de-infância |
spellingShingle |
A disciplina e a aquisição de regras em contexto de creche e jardim-de-infância Valente, Ana Rita Rosa Disciplina Regras Conflitos Respeito Medo Castigos Recompensas Relatório de estágio Relatório de projeto de investigação Discipline Rules Conflicts Respect Fear Punishment Rewards |
title_short |
A disciplina e a aquisição de regras em contexto de creche e jardim-de-infância |
title_full |
A disciplina e a aquisição de regras em contexto de creche e jardim-de-infância |
title_fullStr |
A disciplina e a aquisição de regras em contexto de creche e jardim-de-infância |
title_full_unstemmed |
A disciplina e a aquisição de regras em contexto de creche e jardim-de-infância |
title_sort |
A disciplina e a aquisição de regras em contexto de creche e jardim-de-infância |
author |
Valente, Ana Rita Rosa |
author_facet |
Valente, Ana Rita Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Augusto Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Ana Rita Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina Regras Conflitos Respeito Medo Castigos Recompensas Relatório de estágio Relatório de projeto de investigação Discipline Rules Conflicts Respect Fear Punishment Rewards |
topic |
Disciplina Regras Conflitos Respeito Medo Castigos Recompensas Relatório de estágio Relatório de projeto de investigação Discipline Rules Conflicts Respect Fear Punishment Rewards |
description |
O presente Relatório do Projeto de Investigação surge no âmbito de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Setúbal e o seu principal objetivo é desenvolver modos de promover a disciplina e compreender a sua importância na construção de identidade individual das crianças. Pretende-se também compreender como é que as educadoras de infância podem adotar uma prática pedagógica que desenvolva a construção da disciplina sem existir necessidade de recorrer aos castigos e às recompensas, levando as crianças à compreensão da necessidade da disciplina e das regras, de forma a auto consenti-la. Este Relatório do Projeto de Investigação foi desenvolvido no seio do paradigma interpretativo, adotando uma metodologia qualitativa, e mais especificamente, foi desenvolvida segundo as orientações da investigação-ação que se propõe descrever e interpretar a situação da instauração da disciplina nos contextos de estágio para tentar introduzir melhorias no âmbito do tema do projeto. Para a realização deste relatório foram utilizados dispositivos e procedimentos de recolha de informação, como a observação, realizada em ambos os contextos de estágio, notas de campo, inquéritos por questionário às Educadoras Cooperantes e também uma análise documental, dos Projetos Educativos das Instituições e Projetos Pedagógicos das Salas. Para além da análise documental, foi realizada uma análise intensiva das conceções das educadoras, expressas nos inquéritos por questionário. Este relatório consiste numa síntese crítica e reflexiva, com destaque para os dois contextos educativos, tendo em conta as instituições, os grupos de crianças e as educadoras cooperantes. São apresentadas as conceções teóricas da presente investigação, articulando com experiências vividas em contexto de estágio. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04T14:37:46Z 2017-10 2017-12 2017-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/19603 TID:201818108 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/19603 |
identifier_str_mv |
TID:201818108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135348899446784 |