Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Cândida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/13306
Resumo: Dissertação de Mestrado em Família e Género
id RCAP_ca43488156f21f8365ba0a8c51908c90
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/13306
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/asRelação parentalFamíliaJovem adultoDesempenho académicoEnsino SuperiorGéneroParental relationshipFamilyYoung adultAcademic achievementHigher educationGenreDissertação de Mestrado em Família e GéneroA investigação teve como objetivo compreender o envolvimento afetivo parental dos/das jovens universitários/as e a influência que tem no seu desempenho académico. O estudo dividiu-se em duas fases: na primeira fase foi aplicado um Inquérito por questionário, no qual foram adaptados alguns questionários de vários estudos, tais como o de Vivência Académicas, segundo a versão QVA-r, (Almeida, Ferreira & Soares, 1999), entre outros. Esta fase envolveu 151 estudantes dos três anos curriculares do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, dos quais 80,8% eram do sexo feminino e 19,2% do sexo masculino, entre os 18 e os 43 anos, com uma idade média de 21 anos. De forma a aprofundar esta temática, a segunda fase consistiu na realização de entrevistas a dez estudantes entre os 18 e os 25 anos de idade, dos quais seis raparigas e quatro rapazes, sendo que cinco residiam em casa e cinco residiam fora da residência habitual. Concluiu-se que a relação parental tem um papel importante, tanto ao ajudar na fase de ingresso/ adaptação à Universidade, perante os obstáculos sentidos pelos/as estudantes, como em momentos de maior ansiedade e ainda na disponibilização de vários apoios, principalmente o emocional e suporte financeiro. Aquando da ausência deste tipo de suporte os/as estudantes revelavam ter maiores dificuldades (financeiro/ psicossocial).This research aimed to understand the parental emotional involvement of young students and its influence on their academic achievement. The study was divided into two stages: the first stage consisted in the implementation of a survey by questionnaire, in which have been used some adapted questions from several studies, such as “Vivência académica”, according to QVA-r version (Almeida Ferreira & Soares, 1999), among others. This stage involved 151 students attending the three academic years of the Institute of Social and Political Sciences, University of Lisbon, of which 80.8% were female and 19.2% male, between 18 and 43 years old, with an average age of 21 years old. In order to deepen this subject, the second stage consisted in the realization of interviews (semi-structured) to 10 students in the age range between 18 and 25 years old, including six girls and four boys, of which five were living at home and five lived outside their parental accommodation. The conclusion reached is that the parental relationship plays a fundamental role both in the first phase of admission and adaptation to the University, while the students experience some obstacles of integration, as well as in later stages of greater anxiety levels and even in providing different/ various ways of support, particularly emotionally and financially. When facing the absence of this kind of support, students demonstrated to have greater challenges (financial/ psychosocial levels).Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCosta, DáliaRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Maria Cândida2017-03-14T18:23:13Z2017-02-082017-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13306TID:201694263porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:18.299910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as
title Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as
spellingShingle Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as
Rodrigues, Maria Cândida
Relação parental
Família
Jovem adulto
Desempenho académico
Ensino Superior
Género
Parental relationship
Family
Young adult
Academic achievement
Higher education
Genre
title_short Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as
title_full Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as
title_fullStr Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as
title_full_unstemmed Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as
title_sort Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as
author Rodrigues, Maria Cândida
author_facet Rodrigues, Maria Cândida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Dália
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Cândida
dc.subject.por.fl_str_mv Relação parental
Família
Jovem adulto
Desempenho académico
Ensino Superior
Género
Parental relationship
Family
Young adult
Academic achievement
Higher education
Genre
topic Relação parental
Família
Jovem adulto
Desempenho académico
Ensino Superior
Género
Parental relationship
Family
Young adult
Academic achievement
Higher education
Genre
description Dissertação de Mestrado em Família e Género
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-14T18:23:13Z
2017-02-08
2017-02-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/13306
TID:201694263
url http://hdl.handle.net/10400.5/13306
identifier_str_mv TID:201694263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131080127676416