Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/13306 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Família e Género |
id |
RCAP_ca43488156f21f8365ba0a8c51908c90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/13306 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/asRelação parentalFamíliaJovem adultoDesempenho académicoEnsino SuperiorGéneroParental relationshipFamilyYoung adultAcademic achievementHigher educationGenreDissertação de Mestrado em Família e GéneroA investigação teve como objetivo compreender o envolvimento afetivo parental dos/das jovens universitários/as e a influência que tem no seu desempenho académico. O estudo dividiu-se em duas fases: na primeira fase foi aplicado um Inquérito por questionário, no qual foram adaptados alguns questionários de vários estudos, tais como o de Vivência Académicas, segundo a versão QVA-r, (Almeida, Ferreira & Soares, 1999), entre outros. Esta fase envolveu 151 estudantes dos três anos curriculares do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, dos quais 80,8% eram do sexo feminino e 19,2% do sexo masculino, entre os 18 e os 43 anos, com uma idade média de 21 anos. De forma a aprofundar esta temática, a segunda fase consistiu na realização de entrevistas a dez estudantes entre os 18 e os 25 anos de idade, dos quais seis raparigas e quatro rapazes, sendo que cinco residiam em casa e cinco residiam fora da residência habitual. Concluiu-se que a relação parental tem um papel importante, tanto ao ajudar na fase de ingresso/ adaptação à Universidade, perante os obstáculos sentidos pelos/as estudantes, como em momentos de maior ansiedade e ainda na disponibilização de vários apoios, principalmente o emocional e suporte financeiro. Aquando da ausência deste tipo de suporte os/as estudantes revelavam ter maiores dificuldades (financeiro/ psicossocial).This research aimed to understand the parental emotional involvement of young students and its influence on their academic achievement. The study was divided into two stages: the first stage consisted in the implementation of a survey by questionnaire, in which have been used some adapted questions from several studies, such as “Vivência académica”, according to QVA-r version (Almeida Ferreira & Soares, 1999), among others. This stage involved 151 students attending the three academic years of the Institute of Social and Political Sciences, University of Lisbon, of which 80.8% were female and 19.2% male, between 18 and 43 years old, with an average age of 21 years old. In order to deepen this subject, the second stage consisted in the realization of interviews (semi-structured) to 10 students in the age range between 18 and 25 years old, including six girls and four boys, of which five were living at home and five lived outside their parental accommodation. The conclusion reached is that the parental relationship plays a fundamental role both in the first phase of admission and adaptation to the University, while the students experience some obstacles of integration, as well as in later stages of greater anxiety levels and even in providing different/ various ways of support, particularly emotionally and financially. When facing the absence of this kind of support, students demonstrated to have greater challenges (financial/ psychosocial levels).Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCosta, DáliaRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Maria Cândida2017-03-14T18:23:13Z2017-02-082017-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13306TID:201694263porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:18.299910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as |
title |
Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as |
spellingShingle |
Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as Rodrigues, Maria Cândida Relação parental Família Jovem adulto Desempenho académico Ensino Superior Género Parental relationship Family Young adult Academic achievement Higher education Genre |
title_short |
Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as |
title_full |
Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as |
title_fullStr |
Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as |
title_full_unstemmed |
Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as |
title_sort |
Impacto do envolvimento parental no desempenho académico de jovens estudantes universitários/as |
author |
Rodrigues, Maria Cândida |
author_facet |
Rodrigues, Maria Cândida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Dália Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Cândida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação parental Família Jovem adulto Desempenho académico Ensino Superior Género Parental relationship Family Young adult Academic achievement Higher education Genre |
topic |
Relação parental Família Jovem adulto Desempenho académico Ensino Superior Género Parental relationship Family Young adult Academic achievement Higher education Genre |
description |
Dissertação de Mestrado em Família e Género |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-14T18:23:13Z 2017-02-08 2017-02-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/13306 TID:201694263 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/13306 |
identifier_str_mv |
TID:201694263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131080127676416 |