Percursos escolares e projectos de vida dos jovens: um estudo de caso num bairro social da cidade de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4475 |
Resumo: | A sociedade educativa enfrenta hoje mudanças e desafios significativos. Um deles é a necessidade e a urgência em combater os (ainda) persistentes fenómenos de insucesso e abandono escolar precoce. Em Portugal, têm sido desenvolvidas, nos últimos anos, políticas específicas visando contrariar os referidos fenómenos, procurando-se, assim, equiparar os níveis de qualificação da população portuguesa aos da média europeia. No quadro das políticas que têm vindo a ser adoptadas destaca-se a diversidade de modalidades de educação e formação, que possibilitam uma multiplicidade de percursos alternativos ao ensino regular. Com o objectivo de perceber a influência que o percurso escolar dos jovens tem nos seus projectos de vida, desenvolveu-se a presente investigação, assente num estudo de caso, que envolveu jovens residentes num bairro social da cidade de Lisboa, com percursos escolares diversificados. Os resultados apontaram para uma relação entre o percurso escolar, que foi desdobrado em variáveis caracterizadoras (escolaridade completa, número de retenções, abandono escolar precoce e a frequência de modalidades de educação e formação), e os projectos de vida dos jovens, diferenciados nas dimensões escolar, profissional e familiar. Foi também construída uma tipologia de transição para a vida adulta para os jovens em estudo, no seguimento do quadro teórico traçado, que distinguiu os jovens em percursos de transição de vulnerabilidade social, mobilidade ascendente e encruzilhada progressiva ou desprovida. |
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Percursos escolares e projectos de vida dos jovens: um estudo de caso num bairro social da cidade de LisboaDesigualdades sociais e escolaresPercurso escolarProjectos de vidaTransição para a vida adultaSocial and school inequalitiesEducational routeLife projectsTransition to adulthoodA sociedade educativa enfrenta hoje mudanças e desafios significativos. Um deles é a necessidade e a urgência em combater os (ainda) persistentes fenómenos de insucesso e abandono escolar precoce. Em Portugal, têm sido desenvolvidas, nos últimos anos, políticas específicas visando contrariar os referidos fenómenos, procurando-se, assim, equiparar os níveis de qualificação da população portuguesa aos da média europeia. No quadro das políticas que têm vindo a ser adoptadas destaca-se a diversidade de modalidades de educação e formação, que possibilitam uma multiplicidade de percursos alternativos ao ensino regular. Com o objectivo de perceber a influência que o percurso escolar dos jovens tem nos seus projectos de vida, desenvolveu-se a presente investigação, assente num estudo de caso, que envolveu jovens residentes num bairro social da cidade de Lisboa, com percursos escolares diversificados. Os resultados apontaram para uma relação entre o percurso escolar, que foi desdobrado em variáveis caracterizadoras (escolaridade completa, número de retenções, abandono escolar precoce e a frequência de modalidades de educação e formação), e os projectos de vida dos jovens, diferenciados nas dimensões escolar, profissional e familiar. Foi também construída uma tipologia de transição para a vida adulta para os jovens em estudo, no seguimento do quadro teórico traçado, que distinguiu os jovens em percursos de transição de vulnerabilidade social, mobilidade ascendente e encruzilhada progressiva ou desprovida.The educational society faces significant changes and challenges. One is the need and urgency to combat the phenomena of failure and drop outs. In Portugal, have been developed over the last years, specific policies aimed counteracting those phenomena, seeking as well to achieve equal qualifications levels between Portuguese population and the European average. Within the framework of policies that have been adopted stands out the diversity of learning modalities which enable a variety of alternative routes to the regular education. In order to realize the influence that the educational route has in youngster’s life projects, it was developed in this research, based on a case study, a population study involving young people residing in a social neighbourhood of Lisbon with different academic pathways. The results have pointed to a relation between the educational route, based on characterizing variables (school degree, number of retentions, early school drop outs and the frequency of alternative routes), and the young life projects, distinguished in dimensions of school, work and family. It was also created a typology of transition to the adult life in the study population, supported by the theoretical framework outlined, that distinguished the youngsters in transition paths of social vulnerability, upward mobility and in a progressive or devoid crossroad.2013-01-29T14:57:54Z2011-01-01T00:00:00Z20112011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4475porMarques, Andreia Mora Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:54:22Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:23.855581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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