Social Representations of Entrepreneurship: The Influence of Motivation and Self-Efficacy in Higher Education Students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Miguel Alexandre Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85519
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
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spelling Social Representations of Entrepreneurship: The Influence of Motivation and Self-Efficacy in Higher Education StudentsRepresentações Sociais do Empreendedorismo: A influência da Motivação e da Auto-Eficácia em Estudantes do Ensino SuperiorRepresentações SociaisEmpreendedorismoMotivação para empreenderAuto-eficáciaSocial RepresentationsEntrepreneurshipMotivation for EntrepreneurSelf-EfficacyDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoEste estudo pretende analisar as Representações Sociais do Empreendedorismo atendendo à motivação para empreender e a auto-eficácia auto-percebida dos estudantes do ensino superior.A 966 estudantes do ensino superior, foi aplicada uma técnica de evocação livre de palavras baseada no termo "Empreendedorismo" e um questionário para analisar a sua motivação para empreender e auto-eficácia auto-percebida.A análise de Clusters deu origem a quatro perfis diferenciados de acordo com níveis altos e baixos de motivação e auto-eficácia dos estudantes. As representações sociais do empreendedorismo foram analisadas em cada perfil. Os resultados demonstraram que os diferentes perfis não apresentam diferenças significativas nos elementos centrais do Empreendedorismo, no entanto, estudantes com motivação mais baixa, independentemente da auto-eficácia, tendem a associar empreendedorismo a "risco", em comparação com os mais motivados, que tendem a associar empreendedorismo com "dinheiro" e "empenho", traços característicos da motivação financeira e da persistência.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................The purpose of this study is to analyse the Social Representations of Entrepreneurship attending to motivation for entrepreneur and self-efficacy perceived by higher education students.966 higher education students were subjected to a free word evocation technique based on the term "Entrepreneurship" and a questionnaire to analyse their entrepreneurial motivation and self-perceived self-efficacy. Cluster Analysis led to four profiles differentiated according to high and low levels of students’ entrepreneurship motivation and self-efficacy. Social representations of entrepreneurship were analysed in each profile. The results showed that the different students’ profiles don’t show major differences in central elements of Entrepreneurship, however, students with lower motivation, independently of self-efficacy, tend to regard entrepreneurship as “risky” in comparison to the highly motivated ones, who tend to associate entrepreneurship with “money” and “commitment”, typical traits related to finacial motivation and persistence..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85519http://hdl.handle.net/10316/85519TID:202195317engGonçalves, Miguel Alexandre Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:03:27Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:49.318045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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