Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Karina Araújo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81224
Resumo: Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
id RCAP_caf303da8ab767b1ddc6eccd07e350e9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81224
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmicaAutoeficáciaEscolaEstudanteDesempenho académicoAcademic performanceSchoolSelf-efficacyStudentCiências Sociais::PsicologiaProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da EducaçãoO desempenho acadêmico é de reconhecida importância para as trajetórias de vida individuais e sucesso ao longo da vida. O conhecimento dos factores envolvidos no desempenho académico, como é o caso da percepção de autoeficácia, é por isso muito relevante. O objetivo do presente estudo é, através de uma revisão sistemática da literatura, perceber a relação entre a autoeficácia académica e o desempenho académico, bem como os fatores mediadores e moderadores desta relação, como por exemplo estratégias metacognitivas, o relacionamento professor-aluno e o bem-estar pessoal. A revisão da literatura será conduzida seguindo as diretrizes PRISMA. Espera-se, com este estudo, não só aumentar o conhecimento teórico sobre a relação entre desempenho académico e autoeficácia como aplicar este conhecimento a situações escolares reais.Academic performance is of recognized importance to individual life trajectories and lifelong success. Knowledge of the factors involved in academic performance, such as the perception of self-efficacy, is therefore very relevant. The aim of the present study is, through a systematic literature review, to understand the relationship between academic self-efficacy and academic performance, as well as the mediating and moderating factors of this relationship, such as metacognitive strategies, the teacher student relationship, and the personal well-being. The literature review will be conducted following PRISMA guidelines. This study hopes to increase theoretical knowledge about the relationship between academic performance and self-efficacy and apply this knowledge to real school situations.Lopes, João A.Universidade do MinhoCampos, Karina Araújo2022-10-112022-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81224por203085639info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:06.542803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica
title Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica
spellingShingle Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica
Campos, Karina Araújo
Autoeficácia
Escola
Estudante
Desempenho académico
Academic performance
School
Self-efficacy
Student
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica
title_full Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica
title_fullStr Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica
title_full_unstemmed Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica
title_sort Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica
author Campos, Karina Araújo
author_facet Campos, Karina Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, João A.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Karina Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia
Escola
Estudante
Desempenho académico
Academic performance
School
Self-efficacy
Student
Ciências Sociais::Psicologia
topic Autoeficácia
Escola
Estudante
Desempenho académico
Academic performance
School
Self-efficacy
Student
Ciências Sociais::Psicologia
description Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-11
2022-10-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/81224
url https://hdl.handle.net/1822/81224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203085639
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132635735261184