Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/81224 |
Resumo: | Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação |
id |
RCAP_caf303da8ab767b1ddc6eccd07e350e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81224 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmicaAutoeficáciaEscolaEstudanteDesempenho académicoAcademic performanceSchoolSelf-efficacyStudentCiências Sociais::PsicologiaProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da EducaçãoO desempenho acadêmico é de reconhecida importância para as trajetórias de vida individuais e sucesso ao longo da vida. O conhecimento dos factores envolvidos no desempenho académico, como é o caso da percepção de autoeficácia, é por isso muito relevante. O objetivo do presente estudo é, através de uma revisão sistemática da literatura, perceber a relação entre a autoeficácia académica e o desempenho académico, bem como os fatores mediadores e moderadores desta relação, como por exemplo estratégias metacognitivas, o relacionamento professor-aluno e o bem-estar pessoal. A revisão da literatura será conduzida seguindo as diretrizes PRISMA. Espera-se, com este estudo, não só aumentar o conhecimento teórico sobre a relação entre desempenho académico e autoeficácia como aplicar este conhecimento a situações escolares reais.Academic performance is of recognized importance to individual life trajectories and lifelong success. Knowledge of the factors involved in academic performance, such as the perception of self-efficacy, is therefore very relevant. The aim of the present study is, through a systematic literature review, to understand the relationship between academic self-efficacy and academic performance, as well as the mediating and moderating factors of this relationship, such as metacognitive strategies, the teacher student relationship, and the personal well-being. The literature review will be conducted following PRISMA guidelines. This study hopes to increase theoretical knowledge about the relationship between academic performance and self-efficacy and apply this knowledge to real school situations.Lopes, João A.Universidade do MinhoCampos, Karina Araújo2022-10-112022-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81224por203085639info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:06.542803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica |
title |
Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica |
spellingShingle |
Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica Campos, Karina Araújo Autoeficácia Escola Estudante Desempenho académico Academic performance School Self-efficacy Student Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica |
title_full |
Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica |
title_fullStr |
Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica |
title_full_unstemmed |
Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica |
title_sort |
Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica |
author |
Campos, Karina Araújo |
author_facet |
Campos, Karina Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, João A. Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Karina Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoeficácia Escola Estudante Desempenho académico Academic performance School Self-efficacy Student Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Autoeficácia Escola Estudante Desempenho académico Academic performance School Self-efficacy Student Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-11 2022-10-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/81224 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/81224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203085639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132635735261184 |