Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Velas, São Jorge. Estudo: Motivação dos alunos do 3º Ciclo e Secundário para a Prática de Atividade Física - Influência da Maturação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Bernardo Jorge Barbosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96693
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_cb14dafe5fcd168a6f61e519de0aefde
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96693
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Velas, São Jorge. Estudo: Motivação dos alunos do 3º Ciclo e Secundário para a Prática de Atividade Física - Influência da MaturaçãoPedagogical Internship Report Developed at the Basic and Secondary School of Velas, São Jorge. Study: Motivation of 3rd Cycle and Secondary Students to Practice Physical Activity - Influence of MaturationEducação FísicaIntervenção PedagógicaAnálise ReflexivaMotivaçãoPhysical EducationPedagogical InterventionReflective AnalysisMotivationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente Relatório de Estágio Pedagógico surge no âmbito da Unidade CurricularRelatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos EnsinosBásico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física daUniversidade de Coimbra. Este documento representa em suma todo o percurso do EstágioPedagógico, realizado no ano letivo 2020/2021. O mesmo é constituído por reflexões dasexperiências profissionais desenvolvidas na Escola Básica e Secundária de Velas, com aturma C do nono ano de escolaridade.Este documento representa o culminar de uma etapa muito importante para nósestagiários, pois a realização do Estágio Pedagógico, é o momento que damos o “salto” dopapel de alunos para o papel de professores, o primeiro contacto real do finalizar do nossopercurso académico.Este documento está estruturado em três capítulos, devido às áreas que foramdesenvolvidas no decorrer do mesmo. No primeiro Capítulo, denominado Contextualizaçãoda Prática Desenvolvida, pretendo apresentar-me e descrever todo o ecossistema escolar quefoi envolvido neste processo. No segundo Capítulo, denominado Análise Reflexiva sobre aPrática Pedagógica, pretendo demonstrar e refletir sobre todas as práticas pedagógicas. Destemodo, este capítulo está dividido em 4 áreas de intervenção: atividades de ensinoaprendizagem, atividades de organização de gestão escolar, projetos e parcerias educativas e aatitude ética-profissional. O terceiro e último Capítulo é referente a um estudo de investigaçãodesenvolvido ao longo do ano letivo, através do qual se procurou estudar a motivação dosalunos no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Escola Básica e Secundária de Velaspara a prática de atividade física, comparando os resultados obtidos no 1º e no 3º períodos,entre diferentes estados maturacionais e entre diferentes ciclos de estudo e sexoThis Pedagogical Internship Report is part of the Curricular Unit Internship Report,from the 2nd year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic andSecondary Education, at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of theUniversity of Coimbra. In short, this document represents the entire course of the PedagogicalInternship, carried out in the academic year 2020/2021. It consists of reflections on theprofessional experiences developed at the Basic and Secondary School of Velas, with class Cfrom the ninth grade.This document represents the culmination of a very important stage for us interns, asthe completion of the Pedagogical Internship is the moment when we take the "leap" from therole of students to the role of teachers, the first real contact at the end of our academic path .This document is structured in three chapters, due to the areas that were developedduring it. In the first Chapter, called Contextualization of Developed Practice, I intend tointroduce myself and describe the entire school ecosystem that was involved in this process.In the second Chapter, called Reflective Analysis on Pedagogical Practice, I intend todemonstrate and reflect on all pedagogical practices. Thus, this chapter is divided into 4 areasof intervention: teaching-learning activities, school management organization activities,educational projects and partnerships, and the ethical-professional attitude. The third and lastChapter refers to a research study developed throughout the school year, through which wetried to study the motivation of students in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education atVelas Basic and Secondary School for the practice of physical activity , comparing the resultsobtained in the 1st and 3rd periods, between different maturational states and betweendifferent study cycles and sex.2021-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96693http://hdl.handle.net/10316/96693TID:202809790porCardoso, Bernardo Jorge Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:36:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:53.658715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Velas, São Jorge. Estudo: Motivação dos alunos do 3º Ciclo e Secundário para a Prática de Atividade Física - Influência da Maturação
Pedagogical Internship Report Developed at the Basic and Secondary School of Velas, São Jorge. Study: Motivation of 3rd Cycle and Secondary Students to Practice Physical Activity - Influence of Maturation
title Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Velas, São Jorge. Estudo: Motivação dos alunos do 3º Ciclo e Secundário para a Prática de Atividade Física - Influência da Maturação
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Velas, São Jorge. Estudo: Motivação dos alunos do 3º Ciclo e Secundário para a Prática de Atividade Física - Influência da Maturação
Cardoso, Bernardo Jorge Barbosa
Educação Física
Intervenção Pedagógica
Análise Reflexiva
Motivação
Physical Education
Pedagogical Intervention
Reflective Analysis
Motivation
title_short Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Velas, São Jorge. Estudo: Motivação dos alunos do 3º Ciclo e Secundário para a Prática de Atividade Física - Influência da Maturação
title_full Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Velas, São Jorge. Estudo: Motivação dos alunos do 3º Ciclo e Secundário para a Prática de Atividade Física - Influência da Maturação
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Velas, São Jorge. Estudo: Motivação dos alunos do 3º Ciclo e Secundário para a Prática de Atividade Física - Influência da Maturação
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Velas, São Jorge. Estudo: Motivação dos alunos do 3º Ciclo e Secundário para a Prática de Atividade Física - Influência da Maturação
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Velas, São Jorge. Estudo: Motivação dos alunos do 3º Ciclo e Secundário para a Prática de Atividade Física - Influência da Maturação
author Cardoso, Bernardo Jorge Barbosa
author_facet Cardoso, Bernardo Jorge Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Bernardo Jorge Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Intervenção Pedagógica
Análise Reflexiva
Motivação
Physical Education
Pedagogical Intervention
Reflective Analysis
Motivation
topic Educação Física
Intervenção Pedagógica
Análise Reflexiva
Motivação
Physical Education
Pedagogical Intervention
Reflective Analysis
Motivation
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96693
http://hdl.handle.net/10316/96693
TID:202809790
url http://hdl.handle.net/10316/96693
identifier_str_mv TID:202809790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134046641455104