Aprender ensinando : uma oficina de pintura para jovens em risco, desenvolvida e aplicada por alunos do 12º ano de artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Inês Azinhais de, 1979-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/42005
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_cb23b7abe8840cc9fc61a9f49565b07d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/42005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender ensinando : uma oficina de pintura para jovens em risco, desenvolvida e aplicada por alunos do 12º ano de artes visuaisPinturaArtes visuaisCultura visualRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O presente relatório, elaborado no âmbito da Iniciação à Prática Pedagógica, do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, refere-se à prática de ensino, que decorreu ao longo da lecionação de uma unidade didática, a uma turma do 12º ano de escolaridade, na disciplina de Oficina de Artes, no ano letivo 2018/2019, desenvolvida na Escola Secundária Romeu Correia, em Almada. Partindo do princípio de que todos aprendemos quando ensinamos, o principal objetivo deste estudo foi apresentar uma experiência que comprovou esta premissa. A intervenção pedagógica partiu de um diagnóstico, que orientou os professores à elaboração da planificação de uma atividade para os alunos, que consistiu na criação de uma pintura, com utilização de tintas acrílicas e aplicação de texturas. Ao longo do estudo relatamos as diferentes fases do processo de ensino-aprendizagem, as escolhas metodológicas, as estratégias adotadas e os materiais didáticos utilizados, seguindo como referência a aprendizagem através da tutoria entre pares e dois paradigmas da educação artística: o pragmático-reconstrutivista e expressivo-psicanalítico, aplicados nas aulas lecionadas. Na última fase do projeto poder-se-á verificar que as aprendizagens dos alunos se tornaram significativas quando estes passaram pela experiência de ensinar os seus conhecimentos a outros jovens. Consideramos relevante destacar a importância desta última fase do projeto, que para além do objetivo de reforçar as aprendizagens dos alunos, veio responder a um problema local de um grupo de jovens em risco frequentadores da Associação Solidariedade e Desenvolvimento do Laranjeiro (ASDL), inserida na comunidade envolvente à escola. A criação e dinamização de uma Oficina de Pintura pelos alunos para os jovens do programa Escolhas + XL da ASDL, foi uma mais valia no desenvolvimento pessoal e social de todos os intervenientes, ajudando a criar laços e estreitando as distâncias entre realidades sociais diferentes. Podemos concluir, através da leitura dos resultados obtidos, que as metodologias adotadas foram eficazes para as aprendizagens pretendidas, tendo os alunos adquirido novas competências, nos modos de análise e interpretação das imagens observadas, no desenvolvimento de trabalhos através da metodologia de projeto, analisando, projetando e executando, assim como nos meios de elaboração de um projeto colaborativo com a comunidade.This report was made for Introduction to the Professional Practice class in Visual Arts Teaching Master’s degree for Preparatory and Secondary Education, it provides an account of the practical teaching methods that occurred during the 2018/2019 school year of a 12th grade arts workshop class in Romeu Correia School in Almada. The main objective of this study was to provide an experiment that would prove the concept “we all learn when we teach”. This educational involvement came from a diagnosis that guided the teachers in elaborating a plan of activity for the students that consisted in creating a painting using textures and acrylic paints. Throughout the study we report the several phases of the teaching-learning educational process, the method choices, the educational materials used and the chosen strategies. For this we followed as reference the learning through tutoring between couples and applied two paradigms of artistic education in the taught classes: the pragmatic reconstructive education and the expressive psychoanalytic artistic education. On the last stage of the project we will show that the students learn significantly better when they go through the experience of teaching their knowledge to other young people. We believe it's important to highlight this last phase of the project since besides the main objective of reinforcing the students’ learnings, it also answered a problem of a local group of youth at risk, that frequents the Solidarity and Development Association of Laranjeiro (ASDL), in the school’s surrounding community. By creating and managing a painting workshop for the youth of the "Escolhas +xl" (choices+xl) program of ASDL, the students boosted the personal and social development of all the participants, creating a bond and diminishing the effect of different social backgrounds. Reading the obtained results, we can conclude that the adopted methods had the desired effect; the students acquired new skills in image analysis interpretation within the development of assignments using the current projects methods, analyzing, planning and executing, as well as elaborating a collaborative project with the local community.Sousa, Ana, 1980-Repositório da Universidade de LisboaLima, Inês Azinhais de, 1979-2020-02-24T09:53:37Z20192019-10-072019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42005TID:202380351porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:10.500618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender ensinando : uma oficina de pintura para jovens em risco, desenvolvida e aplicada por alunos do 12º ano de artes visuais
title Aprender ensinando : uma oficina de pintura para jovens em risco, desenvolvida e aplicada por alunos do 12º ano de artes visuais
spellingShingle Aprender ensinando : uma oficina de pintura para jovens em risco, desenvolvida e aplicada por alunos do 12º ano de artes visuais
Lima, Inês Azinhais de, 1979-
Pintura
Artes visuais
Cultura visual
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aprender ensinando : uma oficina de pintura para jovens em risco, desenvolvida e aplicada por alunos do 12º ano de artes visuais
title_full Aprender ensinando : uma oficina de pintura para jovens em risco, desenvolvida e aplicada por alunos do 12º ano de artes visuais
title_fullStr Aprender ensinando : uma oficina de pintura para jovens em risco, desenvolvida e aplicada por alunos do 12º ano de artes visuais
title_full_unstemmed Aprender ensinando : uma oficina de pintura para jovens em risco, desenvolvida e aplicada por alunos do 12º ano de artes visuais
title_sort Aprender ensinando : uma oficina de pintura para jovens em risco, desenvolvida e aplicada por alunos do 12º ano de artes visuais
author Lima, Inês Azinhais de, 1979-
author_facet Lima, Inês Azinhais de, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Ana, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Inês Azinhais de, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Pintura
Artes visuais
Cultura visual
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pintura
Artes visuais
Cultura visual
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-07
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-24T09:53:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/42005
TID:202380351
url http://hdl.handle.net/10451/42005
identifier_str_mv TID:202380351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134491915059200