A avaliação do bem-estar emocional e do envolvimento das crianças nas atividades de sua iniciativa e de iniciativa do adulto em contexto de creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Sofia da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2282
Resumo: Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_cb3ab29d2713df0cc18b7c17cd871b27
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2282
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação do bem-estar emocional e do envolvimento das crianças nas atividades de sua iniciativa e de iniciativa do adulto em contexto de crechebmem-estar emocionalenvolvimentocontexto educativoobservaçãopapel do educadoremotional well-beinginvolvementeducational contextobservationthe role of educatorRelatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio emergiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, é constituído por duas partes distintas: a apresentação dos estágios realizados durante as Práticas de Ensino Supervisionadas e o trabalho investigativo efetuado. Na Parte dos estágios consta a caraterização e análise do trabalho realizado nos contextos de Creche e Jardim de Infância, tendo em consideração o percurso desenvolvido e patenteando as principais aprendizagens e intervenções. Na parte final apresenta-se uma reflexão fundamentada, sobre o desenvolvimento profissional realizado, ao longo deste processo. Na pesquisa realizada expõe-se um estudo de caratér qualitativo concentrado na temática do Bem-Estar Emocional e do Envolvimento das crianças em contexto de Creche, com o intuito de perceber a relação que existe entre a organização do contexto educativo e o envolvimento das crianças. Para a concretização deste estudo investigativo recolheram-se dados audiovisuais (vídeos e fotografias), registos escritos (adaptados de Laevers & Portugal e de Carvalho & Portugal) e efectuou-se a observação naturalista participante, de modo a perceber a importância da avaliação das dimensões do Bem-Estar Emocional e do Envolvimento no contexto de Creche. Os resultados obtidos revelaram que as crianças que participaram no estudo estabeleceram interações de nível alto (quatro e cinco) com os materiais criados para as diversas atividades de iniciativa do adulto, assim como com os materiais que já existiam na sala e faziam parte das atividades de iniciativa das crianças, ou seja, também neste ponto elas evidenciaram interações de nível alto (quatro e cinco). Em suma, a avaliação do Bem - Estar Emocional e do Envolvimento revelou-se bastante relevante para a ação pedagógica desenvolvida pelo/a educador/a.The present internship report emerged as part of the masters in pre-school education, it consists of two distinct parts : The presentation of internships during supervised teaching practices and the investigative work carried out. In the partof the stagesthe characterization and analysisof the work carried out in the contexts of kindergarten and kindergarten taking into account the course developed and patenting the main learning and interventions. In the final part presents a reasoned reflection on the professional development carried out throughout this process. In the research carried out a qualitative study focused on the theme of emotional well-being and the involvement of children in a day-care context was carried out in order to perceive the relationship between the organization of the educational context and the involvement of the children. For the accomplishment of this investigative study audiovisual material ( videos and photographs) written records (adapted from Laevers & Portugal and Carvalho & Portugal) were collected and the participant naturalistyc observation was carried out in order to realize the importance of assessing the dimensions of emotional well-being and involvement in the context of day-care. The results showed that the children who participated in the study established high level interactions ( four and five ) with the materials created for the various activities of initiative of the adult as well as whit the materials that already existed in the room and were part of the activities of initiative of the children, that is, also at which point they showed high level interactions ( four and five ). In short , the evolution of emotional well-being and involvement was very relevant for the pedagogical action developed by the educator.Luís, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPimenta, Sofia da Silva2018-07-09T10:27:08Z2018-06-142018-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2282TID:201948486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:07Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:23.110467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação do bem-estar emocional e do envolvimento das crianças nas atividades de sua iniciativa e de iniciativa do adulto em contexto de creche
title A avaliação do bem-estar emocional e do envolvimento das crianças nas atividades de sua iniciativa e de iniciativa do adulto em contexto de creche
spellingShingle A avaliação do bem-estar emocional e do envolvimento das crianças nas atividades de sua iniciativa e de iniciativa do adulto em contexto de creche
Pimenta, Sofia da Silva
bmem-estar emocional
envolvimento
contexto educativo
observação
papel do educador
emotional well-being
involvement
educational context
observation
the role of educator
title_short A avaliação do bem-estar emocional e do envolvimento das crianças nas atividades de sua iniciativa e de iniciativa do adulto em contexto de creche
title_full A avaliação do bem-estar emocional e do envolvimento das crianças nas atividades de sua iniciativa e de iniciativa do adulto em contexto de creche
title_fullStr A avaliação do bem-estar emocional e do envolvimento das crianças nas atividades de sua iniciativa e de iniciativa do adulto em contexto de creche
title_full_unstemmed A avaliação do bem-estar emocional e do envolvimento das crianças nas atividades de sua iniciativa e de iniciativa do adulto em contexto de creche
title_sort A avaliação do bem-estar emocional e do envolvimento das crianças nas atividades de sua iniciativa e de iniciativa do adulto em contexto de creche
author Pimenta, Sofia da Silva
author_facet Pimenta, Sofia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luís, Helena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Sofia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv bmem-estar emocional
envolvimento
contexto educativo
observação
papel do educador
emotional well-being
involvement
educational context
observation
the role of educator
topic bmem-estar emocional
envolvimento
contexto educativo
observação
papel do educador
emotional well-being
involvement
educational context
observation
the role of educator
description Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-09T10:27:08Z
2018-06-14
2018-06-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2282
TID:201948486
url http://hdl.handle.net/10400.15/2282
identifier_str_mv TID:201948486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137033530114048