O coordenador de departamento como supervisor pedagógico numa escola reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casteleiro, Steven Manuel Batista
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6725
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.
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spelling O coordenador de departamento como supervisor pedagógico numa escola reflexivaCoordenador de departamentoSupervisão pedagógicaEstratégias de supervisãoEscola reflexivaDepartment coordinatorPedagogical supervisionSupervision strategiesReflective schoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação apresentada à Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.Esta dissertação foi construída no âmbito do curso de Mestrado em Supervisão e Avaliação Escolar, sob orientação da Professora Doutora Maria Manuela Abrantes, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. A força que a legislação atual confere ao cargo de Coordenador de Departamento aliado ao facto de ser desempenhado por profissionais com formação especializada e elevada experiência, justificam a escolha do tema “O Coordenador de Departamento como Supervisor Pedagógico numa Escola Reflexiva”. Os novos professores do século XXI devem centrar a sua ação no diálogo, na reflexão das suas práticas e no trabalho colaborativo. A Coordenação de Departamento, sendo um cargo de gestão intermédia na hierarquia das escolas, é de grande relevância, pois faz a ponte entre as direções e os professores dos departamentos curriculares, condicionando em última instância todo o trabalho realizado em cada organização educativa. A problemática em estudo teve como objetivo geral investigar como é que os Coordenadores cumprem a sua missão nos departamentos curriculares. De entre as múltiplas tarefas desempenhadas por estes docentes quisemos centrar-nos no modo como é feita a supervisão pedagógica por ser um aspeto central da vida das escolas. Procedemos também ao levantamento dos constrangimentos e das oportunidades no exercício deste cargo de natureza pedagógica. Assim colocámos as seguintes questões de investigação: Qual o perfil do Coordenador de Departamento, na perspetiva dos professores? Como é que desempenha o papel de supervisor pedagógico, no seu departamento? Quais os constrangimentos e as oportunidades no desempenho deste cargo? Qual o contributo do Coordenador no seio de uma escola reflexiva? O paradigma que serve de contexto a esta investigação é o da escola reflexiva, pois é o modelo de cultura e de organização educativa que mais identificação apresenta com os nossos valores. Recorremos a uma metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso, com entrevistas realizadas a seis professores de dois departamentos curriculares, da escola ESTRELA. Quisemos entrevistar os Coordenadores de Departamento, e em cada departamento, o professor com mais e menos tempo de serviço. Acreditamos que a representação que detêm sobre a coordenação de departamento é diferente, tendo em conta o momento profissional em que se encontram. Não quisemos deixar de fora uma perspetiva mais institucional, tendo por isso entrevistado a diretora da escola. Os resultados obtidos apontam para evidências de práticas supervisivas em contextos diversificados. As práticas de supervisão pedagógica estão em linha, segundo as palavras da Diretora, com a ideia de escola reflexiva, pois estas ajudam a escola ESTRELA a projetar o futuro através da reflexão, da mudança e da inovação. Os constrangimentos que surgem no exercício do cargo de coordenação são superados pois, como ressalva um dos entrevistados, a escola e os seus agentes mobilizam-se em torno de um objetivo comum: oferecer um serviço educativo de qualidade.This dissertation was built within the scope of the Master's Degree in School Supervision and Evaluation, under the guidance of Professora Maria Manuela Abrantes, from the Escola Superior de Educação, of Castelo Branco. The strength that the current legislation confers on the position of Department Coordinator combined with the fact that it is performed by professionals with specialized training and high experience, justifies the choice of the theme "The Department Coordinator as Pedagogical Supervisor in a Reflective School". The new teachers of the 21st century should focus their action on dialogue, reflection on their practices and collaborative work. The Department Coordination, being an intermediate management position in the hierarchy of schools, is of great relevance, since it bridges the directions and the teachers of the curricular departments, ultimately conditioning all the work carried out in each educational organization. The main objective of this study was to investigate how the Coordinators fulfill their mission in the curricular departments. Among the many tasks performed by these teachers, we wanted to focus on the way in which pedagogical supervision is done because it is a central aspect of school life. We also examine constraints and opportunities in the exercise of this pedagogical role. Thus we put the following research questions: What is the profile of the Department Coordinator, from the perspective of the teachers? How do you play the role of pedagogical supervisor in your department? What are the constraints and opportunities in this position? What is the contribution of the Coordinator within a reflective school? The paradigm that serves as context for this investigation is that of the reflective school, since it is the model of culture and educational organization that more identification presents with our values. We used a qualitative methodology, of the case study type, with interviews carried out to six teachers from two departments of the ESTRELA school. We wanted to interview the Department Coordinators, and in each department, the teacher with more and less time of service. We believe that the representation they hold over department coordination is different, taking into account the professional moment in which they are. We did not want to leave out a more institutional perspective, having interviewed the director of the school. The results obtained point to evidence of supervised practices in diverse contexts. Pedagogical supervision practices are in line, according to the words of the Director, with the idea of a reflective school, as these help the ESTRELA school to project the future through reflection, change and innovation. The constraints that arise in the exercise of the coordination position are overcome because, as one of the interviewees observes, the school and its agents are mobilized around a common goal: to offer a quality educational service.Abrantes, Maria Manuela Cravo Branco PrataRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCasteleiro, Steven Manuel Batista2019-10-24T13:33:57Z2019-07-262019-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6725TID:202293890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:51Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6725Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:22.666454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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