Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marco
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Horta, Inês Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85
Resumo: O domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula.
id RCAP_cb8ec635f95f382eaa04f37d995322e4
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/85
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competênciasO domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2015-07-29T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/85Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 No. 2 (2015); 144-154Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 Núm. 2 (2015); 144-154Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 No. 2 (2015); 144-154Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 N.º 2 (2015); 144-1542182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85/pdf_13https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85/htmlFerreira, MarcoHorta, Inês Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:29Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/85Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:29.641464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
title Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
spellingShingle Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
Ferreira, Marco
title_short Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
title_full Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
title_fullStr Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
title_full_unstemmed Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
title_sort Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
author Ferreira, Marco
author_facet Ferreira, Marco
Horta, Inês Vasconcelos
author_role author
author2 Horta, Inês Vasconcelos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marco
Horta, Inês Vasconcelos
description O domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-29T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/85
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85/pdf_13
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85/html
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 No. 2 (2015); 144-154
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 Núm. 2 (2015); 144-154
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 No. 2 (2015); 144-154
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 N.º 2 (2015); 144-154
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130452446937088