Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85 |
Resumo: | O domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula. |
id |
RCAP_cb8ec635f95f382eaa04f37d995322e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/85 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competênciasO domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2015-07-29T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/85Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 No. 2 (2015); 144-154Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 Núm. 2 (2015); 144-154Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 No. 2 (2015); 144-154Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 N.º 2 (2015); 144-1542182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85/pdf_13https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85/htmlFerreira, MarcoHorta, Inês Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:29Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/85Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:29.641464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
title |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
spellingShingle |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências Ferreira, Marco |
title_short |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
title_full |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
title_fullStr |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
title_full_unstemmed |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
title_sort |
Leitura - Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
author |
Ferreira, Marco |
author_facet |
Ferreira, Marco Horta, Inês Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Horta, Inês Vasconcelos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marco Horta, Inês Vasconcelos |
description |
O domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-29T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/85 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/85 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85/pdf_13 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/85/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 No. 2 (2015); 144-154 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 Núm. 2 (2015); 144-154 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 No. 2 (2015); 144-154 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 N.º 2 (2015); 144-154 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130452446937088 |