Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200009 |
Resumo: | O domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula. |
id |
RCAP_e0f8cea4bb57ff65f6734d06ff68af85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-13722015000200009 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competênciasdificuldades de aprendizagem específicasaprendizagem da leituraconsciência fonémicafluência da leituraestratégias para o ensino da leituraO domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2015-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200009Da Investigação às Práticas v.5 n.2 2015reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200009Ferreira,MarcoHorta,Inês Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:17Zoai:scielo:S2182-13722015000200009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:26.665475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
title |
Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
spellingShingle |
Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências Ferreira,Marco dificuldades de aprendizagem específicas aprendizagem da leitura consciência fonémica fluência da leitura estratégias para o ensino da leitura |
title_short |
Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
title_full |
Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
title_fullStr |
Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
title_full_unstemmed |
Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
title_sort |
Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências |
author |
Ferreira,Marco |
author_facet |
Ferreira,Marco Horta,Inês Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Horta,Inês Vasconcelos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Marco Horta,Inês Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
dificuldades de aprendizagem específicas aprendizagem da leitura consciência fonémica fluência da leitura estratégias para o ensino da leitura |
topic |
dificuldades de aprendizagem específicas aprendizagem da leitura consciência fonémica fluência da leitura estratégias para o ensino da leitura |
description |
O domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200009 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas v.5 n.2 2015 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137375867109376 |