Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Marco
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Horta,Inês Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200009
Resumo: O domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula.
id RCAP_e0f8cea4bb57ff65f6734d06ff68af85
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-13722015000200009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competênciasdificuldades de aprendizagem específicasaprendizagem da leituraconsciência fonémicafluência da leituraestratégias para o ensino da leituraO domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2015-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200009Da Investigação às Práticas v.5 n.2 2015reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200009Ferreira,MarcoHorta,Inês Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:17Zoai:scielo:S2182-13722015000200009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:26.665475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
title Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
spellingShingle Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
Ferreira,Marco
dificuldades de aprendizagem específicas
aprendizagem da leitura
consciência fonémica
fluência da leitura
estratégias para o ensino da leitura
title_short Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
title_full Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
title_fullStr Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
title_full_unstemmed Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
title_sort Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências
author Ferreira,Marco
author_facet Ferreira,Marco
Horta,Inês Vasconcelos
author_role author
author2 Horta,Inês Vasconcelos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Marco
Horta,Inês Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv dificuldades de aprendizagem específicas
aprendizagem da leitura
consciência fonémica
fluência da leitura
estratégias para o ensino da leitura
topic dificuldades de aprendizagem específicas
aprendizagem da leitura
consciência fonémica
fluência da leitura
estratégias para o ensino da leitura
description O domínio da leitura é de extrema importância para as aprendizagens escolares. Um número significativo de alunos apresenta, no entanto, dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) ao nível da leitura, que interferem com o processo global de ensino e aprendizagem. O presente artigo pretende rever os factores associados às DAE de leitura e apresentar estratégias que promovem o ensino eficaz e o domínio desta competência, nomeadamente, ao nível da consciência fonémica e da fluência da leitura, indicando metodologias e actividades que podem ser desenvolvidas em contexto de sala de aula.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200009
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas v.5 n.2 2015
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137375867109376