Diversidade e Inclusão na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Escola para todos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/7055 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 16 de outubro de 2023, Universidade dos Açores. |
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Diversidade e Inclusão na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Escola para todosDiversidadeInclusãoEducação para TodosAtividades e recursos InclusivosEducação Pré-EscolarEnsino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEstágio PedagógicoCiências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 16 de outubro de 2023, Universidade dos Açores.O presente Relatório de Estágio versa o trabalho desenvolvido no âmbito dos Estágios Pedagógicos I e II, realizados na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Assim, procedemos a uma apresentação e análise sobre os percursos formativos desenvolvidos, aprofundando e fundamentando aspetos estruturantes acerca da natureza da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, reconhecendo a inclusão como “Educação para Todos”, um princípio fundamental na educação e na docência, bem como na sociedade, que se pretende equitativa e democrática. A temática em aprofundamento versa, então, questões relativas à diversidade e inclusão, consideradas no contexto da “Educação para Todos”. Neste particular, importa destacar que a concretização efetiva da educação inclusiva, assenta no envolvimento e na corresponsabilização de todos os agentes, em prol da valorização da diversidade e da diferença, garantindo o acesso, participação e realização plena de cada criança/aluno, numa perspetiva de equidade. As práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos de estágio constituíram marcos importantes na nossa formação como futuros docentes. Na globalidade do trabalho realizado destacamos a importância estruturante das ações de planificação e intervenção, atendendo à diversidade de características e interesses individuais de cada um, com o propósito da inclusão de todos. Destacamos como fundamentais a análise e reflexão acerca do grupo e dos contextos educativos, visando explorar todas as possibilidades de criação de ambientes que valorizem a diversidade e a diferença, bem como de abordagem intencional e contextualizada a temáticas sobre diversidade e inclusão. Nesta sequência, desenvolvemos ainda um estudo exploratório (mediante inquérito por questionário) com a intenção de se conhecer as perspetivas dos educadores/professores sobre as próprias práticas na abordagem direta a temáticas sobre a diversidade e inclusão. Os resultados deste estudo mostraram-nos a quase totalidade dos participantes declara privilegiar a abordagem direta/intencional a temáticas sobre a diversidade e inclusão, através dos mais diversos recursos/atividades/. Estes docentes declaram privilegiar na sua lecionação temáticas relativas ao respeito pela diversidade e pelas diferenças. Os dados recolhidos afiguram-se positivos, requerendo, contudo, mais aprofundamento. Considerando a inclusão como princípio fundamental na educação e na docência, registamos como fundamental o envolvimento e corresponsabilização de todos os agentes, políticos, sociais e educativos (políticas educativas, administração local, administração e gestão escolar, docentes e técnicos especializados, assistentes operacionais, pais ou encarregados de educação, crianças/alunos, ...) no desenvolvimento da educação inclusiva, essencial numa sociedade democrática.ABSTRACT: present Internship Report addresses the work developed within the scope of Pedagogical Internships I and II, carried out in Pre-School Education and in the 1st Cycle of Basic Education, respectively, as part of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the University of the Azores. Thus, we proceed with a presentation and analysis of the educational paths developed, delving into and substantiating foundational aspects regarding the nature of Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education, recognizing inclusion as "Education for All," a fundamental principle in education and teaching, as well as in society, which aims to be equitable and democratic. The in-depth theme focuses on issues related to diversity and inclusion, considered within the context of "Education for All." In this regard, it is important to highlight that the effective implementation of inclusive education relies on the involvement and shared responsibility of all stakeholders, aiming to value diversity and differences, ensuring access, participation, and the full realization of each child/student in an equitable perspective. The pedagogical practices developed in the internship contexts constituted significant milestones in our training as future teachers. Throughout our work, we emphasize the foundational importance of planning and intervention actions, taking into account the diversity of individual characteristics and interests, with the purpose of inclusion for all. We consider the analysis and reflection on the group and educational contexts as essential, aiming to explore all possibilities for creating environments that value diversity and differences, as well as intentional and contextualized approaches to diversity and inclusion topics. In addition, we conducted an exploratory study (through questionnaire surveys) to understand the perspectives of educators/teachers regarding their own practices in directly addressing diversity and inclusion topics. The results of this study showed that the vast majority of participants declare to prioritize direct/intentional approaches to diversity and inclusion topics through various resources/activities. These teachers state that they prioritize themes related to respect for diversity and differences in their teaching. While the collected data appears positive, further investigation is required. Considering inclusion as a fundamental principle in education and teaching, we emphasize the crucial involvement and shared responsibility of all agents, including political, social, and educational stakeholders (educational policies, local administration, school administration and management, teachers and specialized professionals, support staff, parents or guardians, children/students, etc.) in the development of inclusive education, which is essential in a democratic society.Dinis, Raquel José Jesus VigárioRepositório da Universidade dos AçoresAlves, Marta Pimentel2024-06-11T11:13:31Z2023-10-162023-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/7055TID:203458575porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-15T02:00:27Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/7055Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-15T02:00:27Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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