A importância da supervisão na eficácia da educação ambiental em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abelheira, Cidália Maria Mendonça Tangarrinha
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3940
Resumo: Dissertação de mest., Supervisão, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2008
id RCAP_cbcad65a08c09246ac7338c20c74a269
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3940
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da supervisão na eficácia da educação ambiental em contexto escolarEducação ambiental - ensino básicoPrática pedagógicaSucesso escolarDissertação de mest., Supervisão, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2008O estado actual das sociedades e das relações do Homem com o ambiente são verdadeiramente preocupantes, pois já não se pode apenas considerar que o futuro das gerações vindouras está ameaçado. Em muitos casos é o presente que se encontra comprometido. Organismos como a UNESCO vêm alertando para a necessidade de uma rápida mudança de atitudes das instituições, das sociedades e dos indivíduos. Reconhece serem os educadores os agentes primordiais da mudança e para tal, tem envidado esforços no sentido de capacitar estes profissionais para, no âmbito da sua actividade, promoverem a “revolução” que urge empreender, nomeadamente ao nível da cidadania, democracia, desenvolvimento sustentável, ambiente e outros mais. Existem docentes e escolas que, sensíveis a este apelo, desenvolvem iniciativas que concorrem para este novo paradigma educativo, incluindo no seu currículo a educação para a cidadania, a educação ambiental, ou a educação para o desenvolvimento sustentável. No entendimento de que a supervisão visa o desenvolvimento pessoal e profissional, neste caso dos docentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do processo educativo e, considerando que os alunos interagem com os seus saberes e competências, principalmente junto das suas famílias, procurou-se conhecer as mudanças de comportamentos dos alunos, a participação da comunidade educativa, os valores promovidos pelo projecto de Educação Ambiental da escola e a origem dos factores adversos e facilitadores da eficácia da Educação Ambiental.Firmino, Ana Maria ViegasSapientiaAbelheira, Cidália Maria Mendonça Tangarrinha2014-05-14T16:15:02Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3940porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:15:07Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3940Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:26.709017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da supervisão na eficácia da educação ambiental em contexto escolar
title A importância da supervisão na eficácia da educação ambiental em contexto escolar
spellingShingle A importância da supervisão na eficácia da educação ambiental em contexto escolar
Abelheira, Cidália Maria Mendonça Tangarrinha
Educação ambiental - ensino básico
Prática pedagógica
Sucesso escolar
title_short A importância da supervisão na eficácia da educação ambiental em contexto escolar
title_full A importância da supervisão na eficácia da educação ambiental em contexto escolar
title_fullStr A importância da supervisão na eficácia da educação ambiental em contexto escolar
title_full_unstemmed A importância da supervisão na eficácia da educação ambiental em contexto escolar
title_sort A importância da supervisão na eficácia da educação ambiental em contexto escolar
author Abelheira, Cidália Maria Mendonça Tangarrinha
author_facet Abelheira, Cidália Maria Mendonça Tangarrinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Firmino, Ana Maria Viegas
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Abelheira, Cidália Maria Mendonça Tangarrinha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental - ensino básico
Prática pedagógica
Sucesso escolar
topic Educação ambiental - ensino básico
Prática pedagógica
Sucesso escolar
description Dissertação de mest., Supervisão, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2014-05-14T16:15:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/3940
url http://hdl.handle.net/10400.1/3940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133185609564160