Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12008 |
Resumo: | O presente relatório surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e tem como principal objetivo a realização de uma investigação e reflexão sobre a prática em contexto de Educação Pré-escolar e em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A nossa prática foi desenvolvida, em ambos os casos, em contexto urbano, com um grupo de crianças de 3 anos de idade, em contexto de educação pré-escolar e com um grupo de crianças de 6 e/ou 7 anos, no 2.º ano de escolaridade em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Começamos por apresentar a definição e contextualização do tema central do nosso trabalho: os livros para a infância e de que forma estes podem contribuir para o processo ensino-aprendizagem. Para além da fundamentação teórica, apresentamos e descrevemos as instituições que nos acolheram, bem como, apresentamos as experiências educativas que pensamos irem ao encontro do tema que nos propusemos trabalhar, assim como, salientamos alguns aspetos do nosso desenvolvimento profissional no contacto com as crianças e restante comunidade educativa em cada contexto. Pensamos, assim, conseguir dar resposta à questão de partida, nomeadamente De que forma os livros para a infância contribuem para o processo ensino-aprendizagem no domínio da leitura?, considerando, para tal, os seguintes objetivos: (i) proporcionar um conjunto de atividades de forma a trabalhar três momentos fulcrais para a leitura: antes da leitura (pré-leitura), no decorrer da leitura (leitura) e no fim da leitura (pós-leitura); (ii) perceber, através das atividades de leitura, quais as metas de aprendizagem/curriculares que pretendíamos que as crianças atingissem; (iii) analisar experiências de ensino-aprendizagem que tivessem sido planeadas atendendo a atividades que envolvessem as crianças na leitura. Salientamos que durante a apresentação das experiências de ensino-aprendizagem pretendemos ter sempre em conta as diferentes áreas de conteúdo/curriculares, bem como, integrar, sempre que possível, o livro para a infância. Neste sentido, em termos metodológicos, elaboramos a priori guiões de exploração para cada história trabalhada e, no final de cada sessão, registamos numa grelha as evidências de aprendizagem que pensamos terem sido atingidas pelas crianças. As grelhas de registo foram também pensadas a priori atendendo aos descritores de desempenho assinalados nas metas de aprendizagem/curriculares. Ao longo do trabalho fazemos a reflexão e análise das experiências de ensino-aprendizagem, assim como, de alguns aspetos da nossa prática profissional, e cuja seleção pensamos contextualizar o todo. |
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Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPrática de ensino supervisionadaEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoLiteratura para a infânciaO presente relatório surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e tem como principal objetivo a realização de uma investigação e reflexão sobre a prática em contexto de Educação Pré-escolar e em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A nossa prática foi desenvolvida, em ambos os casos, em contexto urbano, com um grupo de crianças de 3 anos de idade, em contexto de educação pré-escolar e com um grupo de crianças de 6 e/ou 7 anos, no 2.º ano de escolaridade em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Começamos por apresentar a definição e contextualização do tema central do nosso trabalho: os livros para a infância e de que forma estes podem contribuir para o processo ensino-aprendizagem. Para além da fundamentação teórica, apresentamos e descrevemos as instituições que nos acolheram, bem como, apresentamos as experiências educativas que pensamos irem ao encontro do tema que nos propusemos trabalhar, assim como, salientamos alguns aspetos do nosso desenvolvimento profissional no contacto com as crianças e restante comunidade educativa em cada contexto. Pensamos, assim, conseguir dar resposta à questão de partida, nomeadamente De que forma os livros para a infância contribuem para o processo ensino-aprendizagem no domínio da leitura?, considerando, para tal, os seguintes objetivos: (i) proporcionar um conjunto de atividades de forma a trabalhar três momentos fulcrais para a leitura: antes da leitura (pré-leitura), no decorrer da leitura (leitura) e no fim da leitura (pós-leitura); (ii) perceber, através das atividades de leitura, quais as metas de aprendizagem/curriculares que pretendíamos que as crianças atingissem; (iii) analisar experiências de ensino-aprendizagem que tivessem sido planeadas atendendo a atividades que envolvessem as crianças na leitura. Salientamos que durante a apresentação das experiências de ensino-aprendizagem pretendemos ter sempre em conta as diferentes áreas de conteúdo/curriculares, bem como, integrar, sempre que possível, o livro para a infância. Neste sentido, em termos metodológicos, elaboramos a priori guiões de exploração para cada história trabalhada e, no final de cada sessão, registamos numa grelha as evidências de aprendizagem que pensamos terem sido atingidas pelas crianças. As grelhas de registo foram também pensadas a priori atendendo aos descritores de desempenho assinalados nas metas de aprendizagem/curriculares. Ao longo do trabalho fazemos a reflexão e análise das experiências de ensino-aprendizagem, assim como, de alguns aspetos da nossa prática profissional, e cuja seleção pensamos contextualizar o todo.This report appeared within the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the course Master's degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, and aims to carry out an investigation and reflection on practice in the context of pre-school education and in the context of the 1st cycle of basic education. Our practice has been developed, in both cases, in the urban context, with a group of children with 3 years of age in the context of pre-school education and with a group of children about 6 and / or 7 years of age, attending the 2nd year of schooling in the context of the 1st cycle of basic education. We start by presenting the definition and the context of the central theme of our work: the books for children and how they can contribute to the teaching / learning process. In addition to the theoretical foundation, we present and describe the institutions that welcomed us, and we present the educational experiences that we think go to the theme of the meeting we set out to work, as well as highlight some aspects of our professional development in contact with children and the other of the educational community in each context. We thought, well, get to answer the question of departure, including How the books for children contribute to the teaching / learning process in reading?, considering to that end the following objectives: (i) providing a range of activities in order to work three key moments for reading: before the read (pre-read), during reading (read) and the end of reading (post-read); (ii) realize, through reading activities, which the learning / curriculum goals we wanted the children reached; (iii) analyze experiences education / learning that had been planned servicing activities involving children in reading. We note that during the presentation of educational experiences / learning plan to always take into account the different areas of content / curriculum and integrate, where possible, the book for children. In this sense, in terms of methodology, we developed a priori scripts exploration to every story worked and at the end of each session, we note a grid evidence of learning that we think have been affected by children. Registration grids were also thought a priori view of the performance descriptors indicated in the learning / curriculum goals. Throughout the work we do reflection and analysis of teaching experiences / learning, as well as some aspects of our professional practice, and whose selection we think contextualize the whole.Mesquita, ElzaBiblioteca Digital do IPBMagalhães, Marina Ferreira2015-07-30T14:56:42Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12008TID:201012340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:11Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:27.155335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e tem como principal objetivo a realização de uma investigação e reflexão sobre a prática em contexto de Educação Pré-escolar e em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A nossa prática foi desenvolvida, em ambos os casos, em contexto urbano, com um grupo de crianças de 3 anos de idade, em contexto de educação pré-escolar e com um grupo de crianças de 6 e/ou 7 anos, no 2.º ano de escolaridade em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Começamos por apresentar a definição e contextualização do tema central do nosso trabalho: os livros para a infância e de que forma estes podem contribuir para o processo ensino-aprendizagem. Para além da fundamentação teórica, apresentamos e descrevemos as instituições que nos acolheram, bem como, apresentamos as experiências educativas que pensamos irem ao encontro do tema que nos propusemos trabalhar, assim como, salientamos alguns aspetos do nosso desenvolvimento profissional no contacto com as crianças e restante comunidade educativa em cada contexto. Pensamos, assim, conseguir dar resposta à questão de partida, nomeadamente De que forma os livros para a infância contribuem para o processo ensino-aprendizagem no domínio da leitura?, considerando, para tal, os seguintes objetivos: (i) proporcionar um conjunto de atividades de forma a trabalhar três momentos fulcrais para a leitura: antes da leitura (pré-leitura), no decorrer da leitura (leitura) e no fim da leitura (pós-leitura); (ii) perceber, através das atividades de leitura, quais as metas de aprendizagem/curriculares que pretendíamos que as crianças atingissem; (iii) analisar experiências de ensino-aprendizagem que tivessem sido planeadas atendendo a atividades que envolvessem as crianças na leitura. Salientamos que durante a apresentação das experiências de ensino-aprendizagem pretendemos ter sempre em conta as diferentes áreas de conteúdo/curriculares, bem como, integrar, sempre que possível, o livro para a infância. Neste sentido, em termos metodológicos, elaboramos a priori guiões de exploração para cada história trabalhada e, no final de cada sessão, registamos numa grelha as evidências de aprendizagem que pensamos terem sido atingidas pelas crianças. As grelhas de registo foram também pensadas a priori atendendo aos descritores de desempenho assinalados nas metas de aprendizagem/curriculares. Ao longo do trabalho fazemos a reflexão e análise das experiências de ensino-aprendizagem, assim como, de alguns aspetos da nossa prática profissional, e cuja seleção pensamos contextualizar o todo. |
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