RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DE UMA TURMA DO 11º ANO NO ANO LETIVO 2021/2022. ANÁLISE COMPARATIVA DA INTENSIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL, ENTRE OS JOGOS REDUZIDOS E O JOGO FORMAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/101428 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_cbef0d14ec3ec4fe3a9952994f66e8e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/101428 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DE UMA TURMA DO 11º ANO NO ANO LETIVO 2021/2022. ANÁLISE COMPARATIVA DA INTENSIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL, ENTRE OS JOGOS REDUZIDOS E O JOGO FORMALPEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED IN THE SECONDARY SCHOOL OF LOUSÃ, WITH AN 11TH GRADE CLASS IN THE SCHOOL YEAR 2021/2022. COMPARATIVE ANALYSIS OF THE INTENSITY OF PHYSICAL EDUCATION CLASSES IN BASKETBALL, BETWEEN THE REDUCED GAMES AND THE FORMAL GAMEInternship repostPedagogical practiceInternship-studentsPhysical education classes intensityRelatório de estágioPrática pedagógicaEstudantes estagiáriosIntensidade das aulas de educação físicaRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThe realization of the present report, arises in the ambit of the internship report curricular unit, entered in the 2nd year of the master`s degree physical education in elementary and secondary education from the Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.The pedagogical internship took place throughout the school year of 2021/2022, at Escola Secundária da Lousã and with the class of 11ºB.This document reflects the experience lived in this academic year as a student-intern, as well as the main difficulties felt and the options taken. In this sense, it is intended with this document, organized in four chapters, to describe the entire process of the Pedagogical Internship, identifying the various stages of the training path: Chapter I contains a Reflective Analysis regarding the Context of the Developed Practice, through the presentation of life history/narrative, complemented with a brief characterization of the school, the disciplinary group, the internship nucleus and the class; Chapter II is divided into three areas in order to carry out a Reflective Analysis of Pedagogical Practice: Area 1) Teaching and Learning Activities, containing a Reflective Analysis regarding the planning, implementation and its evaluation, culminating with a reflection of my Ethical-Professional attitude; Area 2) School Organization Activities aimed at supporting the middle management position; Area 3) Educational Projects and Partnerships, where the activities developed at the school I was part of are reported; In Chapter III, with the deepening of the problem theme, in “Comparative analysis of the intensity of Physical Education classes in Basketball, between the Reduced Games and the Formal Game”, with the presentation of the procedures and results obtained; Finally, in the final chapter IV, the Conclusion of the Pedagogical Internship, with a critical and retrospective analysis with objectives initially proposed and at its end.A realização do presente relatório, surge no âmbito da Unidade Curricular de Relatório de Estágio, inserida no 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico decorreu ao longo do ano letivo de 2021/2022, na Escola Secundária da Lousã e junto da turma do 11º B. Este documento reflete a experiência vivenciada neste ano letivo como estudante-estagiário, assim como as principais dificuldades sentidas e as opções tomadas.Neste sentido, pretende-se com o presente documento organizado em quatro capítulos, descrever todo o processo do Estágio Pedagógico, identificando as várias etapas do percurso de formação: O Capítulo I, contém uma Análise Reflexiva relativamente à Contextualização da Prática Desenvolvida, através da apresentação das história/narrativa de vida, complementadas com uma breve caraterização da escola, do grupo disciplinar, do núcleo de estágio e da turma; O Capítulo II está dividido em três áreas com o intuito de realizar uma Análise Reflexiva à Prática Pedagógica: Área 1) Atividades de Ensino Aprendizagem, contendo uma Análise Reflexiva no que concerne ao planeamento, realização e à sua avaliação, culminando com uma reflexão da minha atitude Ético-Profissional; Área 2) Atividades de Organização escolar que foi virada para o apoio ao cargo de gestão intermédia; Área 3) Projetos e Parcerias Educativas, onde estão relatadas as atividades desenvolvidas na escola das quais fiz parte; No Capitulo III, com o aprofundamento do tema problema, em “Análise comparativa da intensidade das aulas de Educação Física no Basquetebol, entre o Jogos Reduzidos e o Jogo Formal”, com a apresentação dos procedimentos e resultados obtidos; Por último, no Capitulo IV a Conclusão do Estágio Pedagógico, com uma análise crítica e retrospetiva com retorno aos objetivos inicialmente propostos e ao seu término.2022-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/101428http://hdl.handle.net/10316/101428TID:203054997porCoelho, Bruno Ricardo Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-26T20:56:43Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:37.368274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DE UMA TURMA DO 11º ANO NO ANO LETIVO 2021/2022. ANÁLISE COMPARATIVA DA INTENSIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL, ENTRE OS JOGOS REDUZIDOS E O JOGO FORMAL PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED IN THE SECONDARY SCHOOL OF LOUSÃ, WITH AN 11TH GRADE CLASS IN THE SCHOOL YEAR 2021/2022. COMPARATIVE ANALYSIS OF THE INTENSITY OF PHYSICAL EDUCATION CLASSES IN BASKETBALL, BETWEEN THE REDUCED GAMES AND THE FORMAL GAME |
title |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DE UMA TURMA DO 11º ANO NO ANO LETIVO 2021/2022. ANÁLISE COMPARATIVA DA INTENSIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL, ENTRE OS JOGOS REDUZIDOS E O JOGO FORMAL |
spellingShingle |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DE UMA TURMA DO 11º ANO NO ANO LETIVO 2021/2022. ANÁLISE COMPARATIVA DA INTENSIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL, ENTRE OS JOGOS REDUZIDOS E O JOGO FORMAL Coelho, Bruno Ricardo Fernandes Internship repost Pedagogical practice Internship-students Physical education classes intensity Relatório de estágio Prática pedagógica Estudantes estagiários Intensidade das aulas de educação física |
title_short |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DE UMA TURMA DO 11º ANO NO ANO LETIVO 2021/2022. ANÁLISE COMPARATIVA DA INTENSIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL, ENTRE OS JOGOS REDUZIDOS E O JOGO FORMAL |
title_full |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DE UMA TURMA DO 11º ANO NO ANO LETIVO 2021/2022. ANÁLISE COMPARATIVA DA INTENSIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL, ENTRE OS JOGOS REDUZIDOS E O JOGO FORMAL |
title_fullStr |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DE UMA TURMA DO 11º ANO NO ANO LETIVO 2021/2022. ANÁLISE COMPARATIVA DA INTENSIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL, ENTRE OS JOGOS REDUZIDOS E O JOGO FORMAL |
title_full_unstemmed |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DE UMA TURMA DO 11º ANO NO ANO LETIVO 2021/2022. ANÁLISE COMPARATIVA DA INTENSIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL, ENTRE OS JOGOS REDUZIDOS E O JOGO FORMAL |
title_sort |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DE UMA TURMA DO 11º ANO NO ANO LETIVO 2021/2022. ANÁLISE COMPARATIVA DA INTENSIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BASQUETEBOL, ENTRE OS JOGOS REDUZIDOS E O JOGO FORMAL |
author |
Coelho, Bruno Ricardo Fernandes |
author_facet |
Coelho, Bruno Ricardo Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Bruno Ricardo Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internship repost Pedagogical practice Internship-students Physical education classes intensity Relatório de estágio Prática pedagógica Estudantes estagiários Intensidade das aulas de educação física |
topic |
Internship repost Pedagogical practice Internship-students Physical education classes intensity Relatório de estágio Prática pedagógica Estudantes estagiários Intensidade das aulas de educação física |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/101428 http://hdl.handle.net/10316/101428 TID:203054997 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/101428 |
identifier_str_mv |
TID:203054997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134080460128256 |