Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mário, Will Manuel Sozinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97386
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_1193710845d532d8cb18c10d85ffc7e6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97386
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021Pedagogical internship report developed in the Secondary School of Lousã, together with the 10ºD class, in the 2020/2021 school year.Estágio PedagógicoEducação FísicaIntensidadeFreqüência cardíacaPedagogical InternshipPhysical EducationIntensityHeart RateRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaCurricular internship carried out in the Secondary School of Lousã, being part of the core of sport 10 teachers. The class that i followed throughout the scholl year was the 10ºD, and the choice came from me. During this period, we could count on the help of the guidance teacher João Moreira.For the class in question we had to plan in detail the work to be done throughout the internship, so we built the annual plan with the didactic units and lesson plans, thus ensuring a pedagogical progression and student learning. In relation to the class and its development, this was only possible to verify through the creation of assessment instruments, namely, the diagnostic assessment, the formative assessment and the summative assessment, carried out at the beginning, in the middle and at the end of each didactic unit.These assessment instruments served as a support to analyse our performance as we could check if the contents we wanted to transmit were really being assimilated.With regard to activities, it was not possible to organise any events as the two that were planned, the Cross-country race and Mega Sprinter, had to be cancelled due to the COVID-19 pandemic. However, it was possible to organise the Solidarity Walk and Keep Active.To finish, the theme-problem "Formal game versus reduced game" was carried out, trying to understand the heart rate variation through the manipulation of the number of elements in the field, as well as its dimension.It should be noted that all the tasks requested in the internship regulations were fully accomplished.O Estágio Curricular foi realizado na Escola Secundária da Lousã, fazendo parte do núcleo de desporto 10 professores. A turma que acompanhei durante todo o ano letivo foi o 10ºD, tendo a escolha partido da minha parte. No decorrer deste período contamos com o auxílio do professor orientador João Moreira.Para a turma em questão tivemos de planificar detalhadamente o trabalho a realizar ao longo do Estágio, pelo que foi construído o plano anual com as unidades didáticas e planos de aula, garantido assim uma progressão pedagógica e uma aprendizagem dos alunos. Relativamente à turma e ao seu desenvolvimento, este apenas foi possível de verificar através de criação de instrumentos de avaliação nomeadamente, a avaliação diagnostica, a avaliação formativa e a avaliação sumativa, realizadas no inicio, a meio e no fim de cada unidade didática.Estes instrumentos de avaliação serviram de suporte para a análise do nosso rendimento pois pudemos verificar se os conteúdos que queríamos transmitir estavam realmente a ser assimilados.Relativamente às atividades, não foi possível organizar qualquer evento pois os dois que estavam programados - o Corta-Mato escolar e o Mega Sprinter - tiveram de ser cancelados devido à pandemia COVID-19. Contudo, foi possível elaborar a Caminhada Solidária e o Mantem-te Ativo.Para finalizar, foi realizado o tema-problema " Jogo formal versus jogo reduzido" procurando perceber a variação da frequência cardíaca através da manipulação do numero de elementos em campo, tal como a dimensão do mesmo.É de salientar que foram cumpridas na íntegra todas as tarefas solicitadas previstas no regulamento de estágio.2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97386http://hdl.handle.net/10316/97386TID:202891860porMário, Will Manuel Sozinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:45:53Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:26.762034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021
Pedagogical internship report developed in the Secondary School of Lousã, together with the 10ºD class, in the 2020/2021 school year.
title Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021
Mário, Will Manuel Sozinho
Estágio Pedagógico
Educação Física
Intensidade
Freqüência cardíaca
Pedagogical Internship
Physical Education
Intensity
Heart Rate
title_short Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021
title_full Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 10ºD, no Ano Letivo 2020/2021
author Mário, Will Manuel Sozinho
author_facet Mário, Will Manuel Sozinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mário, Will Manuel Sozinho
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Intensidade
Freqüência cardíaca
Pedagogical Internship
Physical Education
Intensity
Heart Rate
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Intensidade
Freqüência cardíaca
Pedagogical Internship
Physical Education
Intensity
Heart Rate
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97386
http://hdl.handle.net/10316/97386
TID:202891860
url http://hdl.handle.net/10316/97386
identifier_str_mv TID:202891860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051463856128