Sensibilizar para incluir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Vanessa Monteiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31126
Resumo: O presente relatório, elaborado no âmbito da Unidade Curricular “Prática Educativa I” do Mestrado em Educação Pré-Escolar, procura refletir todo um percurso de sensibilização realizado em torno da temática do “Autismo”, descrevendo, assim, o trabalho desenvolvido ao longo do estágio. A proposta de intervenção educativa tem como base o livro intitulado “Olá, eu sou o João, um mundo só meu” da autoria de Alice Vieira que aborda de forma original o problema do autismo, o que permitiu fazer a sua exploração com diversas e interessantes atividades. Assim, depois de uma revisão da literatura com enfoque especial em três aspetos: Inclusão, Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e o papel do Educador de Infância na promoção da inclusão da criança, e não esquecendo o pressuposto de que as dificuldades das crianças com PEA também resultam da aceitação do meio que as envolve, foi esboçado um plano baseado em três fases: 1 – Recolha de informação, 2 – Partilha do plano de intervenção/sensibilização com a equipa técnica; 3 – Realização das atividades de sensibilização e as conclusões encontradas. Foi muito gratificante verificar que a temática da inclusão encontrou eco na instituição onde o estágio foi realizado, porque foi ao encontro de uma das preocupações abertas no projeto educativo da mesma. Além disso, deve referir-se que a metodologia adotada para a concretização deste trabalho foi de cariz essencialmente qualitativo, privilegiando-se essencialmente a técnica da entrevista e da observação na recolha dos dados.
id RCAP_cc1722ba1d0384e61a5dce49a6f8e7bc
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31126
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sensibilizar para incluirInclusãoPerturbação do Espetro do AutismoEducadores de InfânciaO presente relatório, elaborado no âmbito da Unidade Curricular “Prática Educativa I” do Mestrado em Educação Pré-Escolar, procura refletir todo um percurso de sensibilização realizado em torno da temática do “Autismo”, descrevendo, assim, o trabalho desenvolvido ao longo do estágio. A proposta de intervenção educativa tem como base o livro intitulado “Olá, eu sou o João, um mundo só meu” da autoria de Alice Vieira que aborda de forma original o problema do autismo, o que permitiu fazer a sua exploração com diversas e interessantes atividades. Assim, depois de uma revisão da literatura com enfoque especial em três aspetos: Inclusão, Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e o papel do Educador de Infância na promoção da inclusão da criança, e não esquecendo o pressuposto de que as dificuldades das crianças com PEA também resultam da aceitação do meio que as envolve, foi esboçado um plano baseado em três fases: 1 – Recolha de informação, 2 – Partilha do plano de intervenção/sensibilização com a equipa técnica; 3 – Realização das atividades de sensibilização e as conclusões encontradas. Foi muito gratificante verificar que a temática da inclusão encontrou eco na instituição onde o estágio foi realizado, porque foi ao encontro de uma das preocupações abertas no projeto educativo da mesma. Além disso, deve referir-se que a metodologia adotada para a concretização deste trabalho foi de cariz essencialmente qualitativo, privilegiando-se essencialmente a técnica da entrevista e da observação na recolha dos dados.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumVieira, Vanessa Monteiro2020-01-30T10:04:51Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31126202381897porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:40.532150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sensibilizar para incluir
title Sensibilizar para incluir
spellingShingle Sensibilizar para incluir
Vieira, Vanessa Monteiro
Inclusão
Perturbação do Espetro do Autismo
Educadores de Infância
title_short Sensibilizar para incluir
title_full Sensibilizar para incluir
title_fullStr Sensibilizar para incluir
title_full_unstemmed Sensibilizar para incluir
title_sort Sensibilizar para incluir
author Vieira, Vanessa Monteiro
author_facet Vieira, Vanessa Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Vanessa Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Perturbação do Espetro do Autismo
Educadores de Infância
topic Inclusão
Perturbação do Espetro do Autismo
Educadores de Infância
description O presente relatório, elaborado no âmbito da Unidade Curricular “Prática Educativa I” do Mestrado em Educação Pré-Escolar, procura refletir todo um percurso de sensibilização realizado em torno da temática do “Autismo”, descrevendo, assim, o trabalho desenvolvido ao longo do estágio. A proposta de intervenção educativa tem como base o livro intitulado “Olá, eu sou o João, um mundo só meu” da autoria de Alice Vieira que aborda de forma original o problema do autismo, o que permitiu fazer a sua exploração com diversas e interessantes atividades. Assim, depois de uma revisão da literatura com enfoque especial em três aspetos: Inclusão, Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e o papel do Educador de Infância na promoção da inclusão da criança, e não esquecendo o pressuposto de que as dificuldades das crianças com PEA também resultam da aceitação do meio que as envolve, foi esboçado um plano baseado em três fases: 1 – Recolha de informação, 2 – Partilha do plano de intervenção/sensibilização com a equipa técnica; 3 – Realização das atividades de sensibilização e as conclusões encontradas. Foi muito gratificante verificar que a temática da inclusão encontrou eco na instituição onde o estágio foi realizado, porque foi ao encontro de uma das preocupações abertas no projeto educativo da mesma. Além disso, deve referir-se que a metodologia adotada para a concretização deste trabalho foi de cariz essencialmente qualitativo, privilegiando-se essencialmente a técnica da entrevista e da observação na recolha dos dados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-30T10:04:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31126
202381897
url http://hdl.handle.net/10400.26/31126
identifier_str_mv 202381897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130030192721920