O trabalho cooperativo para incremento da motivação - Aplicação numa turma do 12º ano do ensino profissional na disciplina de Administração, Contabilidade e Legislação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Abel Filipe Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57397
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_3662c22cb4e59aa5c77181a284badb2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57397
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho cooperativo para incremento da motivação - Aplicação numa turma do 12º ano do ensino profissional na disciplina de Administração, Contabilidade e LegislaçãoAprendizagem cooperativaMotivaçãoEnsino profissionalCompetências sociaisFormação integralRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada tem como finalidade estudar e analisar qual o papel que o trabalho cooperativo pode desempenhar na promoção da motivação dos alunos para uma participação mais ativa no processo de ensino e aprendizagem, no Módulo 9 – Gestão de Recursos Humanos, de uma turma de décimo segundo ano do Curso Profissional de Técnico de Receção. A experiência pedagógica decorreu na disciplina de Administração, Contabilidade e Legislação, no âmbito da Escola Secundária António Sérgio – Vila Nova de Gaia. A intervenção pedagógica implementada materializou-se na aplicação dos métodos de aprendizagem cooperativa STAD – Student Teams Achievement Divisions e Jigsaw, através dos quais se procurou potenciar a motivação dos alunos relativamente aos conteúdos programáticos e estimular o desenvolvimento das suas competências sociais e cooperativas. Foram aplicadas questões iniciais que permitissem, simultaneamente, aferir e mobilizar o conhecimento prévio dos alunos acerca das temáticas e criar condições promotoras de interação aluno/professor e aluno/aluno. O desiderato de incrementar a participação do aluno no processo de ensino e aprendizagem esteve sempre presente nas atividades desenvolvidas, numa perspetiva de constante feedback e sistematização dos conteúdos através das atividades cooperativas desenvolvidas. Não sendo possível a intervenção pedagógica final real em contexto escolar, a reflexão sobre as dinâmicas concretizadas e sobre os contributos, críticas e análise das aulas simuladas por parte dos professores, orientador, coordenador e colegas mestrandos, assumiram especial importância, permitindo perspetivar que a aplicação simulada da aprendizagem cooperativa teria contribuído para incrementar a participação e o interesse dos alunos, desenvolvendo competências sociais e cooperativas.The purpose of this Supervised Teaching Practice report is to study and analyze the role that cooperative work can play in promoting student motivation for a more active participation in the teaching and learning process in Module 9 - Human Resource Management, in a twelfth-year class of the Reception Technician Professional Course. The pedagogical experience took place in the subject of Administration, Accounting and Legislation, at António Sérgio Secondary School - Vila Nova de Gaia. The implemented pedagogical intervention was materialized in the application of the cooperative learning methods STAD - Student Teams Achievement Divisions and Jigsaw, through which we tried to potentiate students' motivation regarding the syllabus and stimulate the development of their social and cooperative skills. Initial questions were used to simultaneously assess and mobilize students' prior knowledge about the themes and create conditions that promoted student/teacher and student/student interaction. The intention to increase student participation in the teaching and learning process was always present in the developed activities, from a perspective of constant feedback and systematization of content through cooperative activities. As it was not possible to have a real pedagogical intervention in a school context, the reflection on the dynamics implemented and on the contributions, criticisms and analysis of the simulated classes by teachers, tutor, coordinator and other master's student colleagues was particularly important, allowing an insight on the simulated application of cooperative learning that would have contributed to increasing student participation and interest, developing social and cooperative skills.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Abel Filipe Dias2023-05-10T10:32:37Z2022-11-112022-10-072022-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57397porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:49.603828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho cooperativo para incremento da motivação - Aplicação numa turma do 12º ano do ensino profissional na disciplina de Administração, Contabilidade e Legislação
title O trabalho cooperativo para incremento da motivação - Aplicação numa turma do 12º ano do ensino profissional na disciplina de Administração, Contabilidade e Legislação
spellingShingle O trabalho cooperativo para incremento da motivação - Aplicação numa turma do 12º ano do ensino profissional na disciplina de Administração, Contabilidade e Legislação
Gonçalves, Abel Filipe Dias
Aprendizagem cooperativa
Motivação
Ensino profissional
Competências sociais
Formação integral
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O trabalho cooperativo para incremento da motivação - Aplicação numa turma do 12º ano do ensino profissional na disciplina de Administração, Contabilidade e Legislação
title_full O trabalho cooperativo para incremento da motivação - Aplicação numa turma do 12º ano do ensino profissional na disciplina de Administração, Contabilidade e Legislação
title_fullStr O trabalho cooperativo para incremento da motivação - Aplicação numa turma do 12º ano do ensino profissional na disciplina de Administração, Contabilidade e Legislação
title_full_unstemmed O trabalho cooperativo para incremento da motivação - Aplicação numa turma do 12º ano do ensino profissional na disciplina de Administração, Contabilidade e Legislação
title_sort O trabalho cooperativo para incremento da motivação - Aplicação numa turma do 12º ano do ensino profissional na disciplina de Administração, Contabilidade e Legislação
author Gonçalves, Abel Filipe Dias
author_facet Gonçalves, Abel Filipe Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Abel Filipe Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Motivação
Ensino profissional
Competências sociais
Formação integral
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem cooperativa
Motivação
Ensino profissional
Competências sociais
Formação integral
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-11
2022-10-07
2022-11-11T00:00:00Z
2023-05-10T10:32:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57397
url http://hdl.handle.net/10451/57397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134631853817856