Marcas de moda sustentável: as marcas e a sustentabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Inês
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/77276
Resumo: Dissertação de mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios
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spelling Marcas de moda sustentável: as marcas e a sustentabilidade socialSustentabilidade socialMarca de modaComunicaçãoAgenda 2030Social sustainabilityFashion brandsCommunicationHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e AcessóriosAs marcas de moda que recorrem ao modelo de produção fast fashion são, ainda, as marcas com maior expressão no mercado. Este modelo é caracterizado pela produção e descarte rápidos, o que se torna insustentável para o planeta e para a sociedade. É necessário um modelo de produção e consumo que se reja por princípios de sustentabilidade e as marcas são essenciais para essa alteração do paradigma. No presente estudo são abordados conceitos referentes à sustentabilidade no geral e no que se relaciona com a indústria têxtil, assim como identificados os pontos mais prejudiciais desta indústria e as suas consequências para o ambiente e para a população. Apesar da problemática ambiental ser uma temática urgente, a social representa também uma matéria que necessita de ação imediata. Assim, este estudo apresenta as questões sociais como objeto central do estudo. A divulgação das práticas de sustentabilidade é identificado como uma componente essencial para a diferenciação de uma marca de moda sustentável, sendo esse questão também desenvolvida. A utilização de metodologias de investigação, nomeadamente a análise de documentos já existentes, entrevistas semiestruturadas, inquérito online e entrevista de grupos focais, permitiu que fosse possível criar um quadro de propostas de ações e projetos que podem ser implementados numa marca de moda, em prol da sustentabilidade social.Fashion brands that use the fast fashion production model are also the brands with the greatest expression in the market. This model is characterized by rapid production and disposal, which becomes unsustainable for the planet and society. A production and consumption model that is governed by sustainability principles is necessary, and brands are essential for this paradigm shift. In this study, concepts related to sustainability in general and in relation to the textile industry are discussed, as well as the most harmful points of this industry and its consequences for the environment and the population are identified. Although the environmental issue is an urgent issue, the social issue is also one that needs immediate action. Thus, this study presents social issues as the central object of the study. The dissemination of sustainability practices is identified as an essential component for differentiating a sustainable fashion brand, and this issue is also developed. The use of research methodologies, namely the analysis of existing documents, semi-structured interviews, online survey and focus group interviews, made it possible to create a framework of proposals for actions and projects that can be implemented in a fashion brand, in favor of of social sustainability.Marques, António DinisUniversidade do MinhoFaria, Inês20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/77276por202949184info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:15.184023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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