Comunicação das marcas de calçado portuguesas: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maria João Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/58814
Resumo: Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
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spelling Comunicação das marcas de calçado portuguesas: estudo de casoComunicação de modaMarcas de modaEstratégias de comunicaçãoFashion communicationFashion brandsCommunication strategiesHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design de Comunicação de ModaA presente investigação debruça-se sobre o contributo da comunicação para a sobrevivência de uma marca de moda no mercado, mais especificamente no sector do calçado português. Neste estudo pretende-se avaliar as estratégias de comunicação utilizadas por várias marcas portuguesas e desenvolver propostas que maximizem impacto das mesmas. A comunicação e o marketing da marca são essenciais para informar os consumidores da existência dos produtos e consequentemente incitar a sua aquisição. Contudo, estes são complexos pois permanecem em constante mudança, influenciados pelo mercado, sendo imprescindível um investimento forte e contínuo nas suas acções. Além disso, a oferta a nível de produtos é cada vez maior, sendo necessário as marcas diferenciarem-se umas das outras, levando o consumidor a optar por A em vez de B, respondendo às suas exigências cada vez mais a nível emocional do que funcional, através de mensagens fortes que estabelecem laços emocionais. Assim, é essencial o desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing por parte das marcas que lhes permitam enfrentar o mercado de modo a permanecer nele de forma sustentável.This research focuses on the contribution of communication to the survival of a fashion brand in the market, more specifically in the Portuguese footwear sector. This study intends to evaluate the communication strategies used by several Portuguese brands and to develop proposals that maximize their impact. Brand communication and marketing are essential to inform consumers of the existence of the products and consequently encourage their acquisition. However, these are complex because they remain constantly changing, influenced by the market, and a strong and continuous investment in their actions is essential. In addition, product supply is increasing, with brands needing to differentiate from each other, leading consumers to choose A rather than B, responding to their demands more and more emotionally than functional , through strong messages that establish emotional bonds. Thus, it is essential the development of communication and marketing strategies by the brands that allow them to face the market in order to stay in it in a sustainable way.Guedes, Maria da GraçaVasconcelos, RosaUniversidade do MinhoLeite, Maria João Sousa20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/58814por202140385info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:21.657196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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