Metodologia Inquiry Based Science Education no 1.º e 2.º CEB com recurso a dispositivos móveis: uma revisão crítica de casos práticos
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Data de Publicação: | 2015 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17447 |
Resumo: | Resumo: Com este artigo pretende-se alargar o entendimento da aplicação da metodologia Inquiry Based Science Education com recurso a dispositivos móveis no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, analisando e discutindo criticamente casos práticos da sua aplicação em contexto escolar. Decorrente da análise e do cruzamento de dados de estudos de caso e das metodologias aplicadas e principais resultados descritos, pôde-se concluir que o uso de tecnologias móveis na aplicação da metodologia Inquiry Based Science Education potencia o envolvimento do aluno nas aprendizagens, a produção de conhecimento e a análise e reflexão do percurso investigativo pelo aluno. De igual forma, foi possível aferir que, a aplicação da metodologia Inquiry Based Science Education com recurso a dispositivos móveis, potencia a aprendizagem personalizada, contínua, situada e colaborativa. |
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Metodologia Inquiry Based Science Education no 1.º e 2.º CEB com recurso a dispositivos móveis: uma revisão crítica de casos práticosDispositivos móveisEnsino das CiênciasInquiry Based Science EducationResumo: Com este artigo pretende-se alargar o entendimento da aplicação da metodologia Inquiry Based Science Education com recurso a dispositivos móveis no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, analisando e discutindo criticamente casos práticos da sua aplicação em contexto escolar. Decorrente da análise e do cruzamento de dados de estudos de caso e das metodologias aplicadas e principais resultados descritos, pôde-se concluir que o uso de tecnologias móveis na aplicação da metodologia Inquiry Based Science Education potencia o envolvimento do aluno nas aprendizagens, a produção de conhecimento e a análise e reflexão do percurso investigativo pelo aluno. De igual forma, foi possível aferir que, a aplicação da metodologia Inquiry Based Science Education com recurso a dispositivos móveis, potencia a aprendizagem personalizada, contínua, situada e colaborativa.With this article we intend to lengthen the understanding of Inquiry Based Science Education methodology in 1st and 2nd cycles of basic education using mobile devices, analyzing and discussing practical examples of its application. From the analysis and data crossing of case studies and their methodologies and main results, we concluded that mobile technologies effective use in Inquiry Based Science Education methodology enhances student learning engagement, knowledge production and student investigative path analysis and reflection. Equally, it was possible to determine that the application of Inquiry Based Science Education methodology using mobile devices enhances personalized, seamless, situated and collaborative learning.2017-05-16T18:17:10Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17447eng1646-933XTavares, RitaAlmeida, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:41Zoai:ria.ua.pt:10773/17447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:18.897994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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