A escrita colaborativa com suporte na narrativa digital: um estudo com aprendentes do inglês como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21402 |
Resumo: | O mundo das novas tecnologias veio consolidar aquilo a que chamamos de aldeia global. Carregando o peso do mundo às costas, o Inglês cada vez se torna mais essencial num planeta onde impera a economia e a transação de bem e costumes, tornando assim esta língua crucial na educação de cidadãos do mundo. O mesmo pode ser dito quanto às novas tecnologias que, a cada dia que passa, se tornam mais presentes nas nossas vidas. Este estudo, realizado numa turma do décimo ano, tem como objetivo apresentar resultados de uma investigação sobre as principais falácias dos sujeitos na criação de um texto narrativo, bem como as perceções dos alunos a quando do uso das novas tecnologias. Para criar uma harmonia entre estes dois temas recorremos então à escrita colaborativa, tendo sido utilizada a plataforma google docs. Para aprender a utilizar ambas as componentes (tecnológicas e criação de uma narrativa) essenciais no mundo em que vivemos, a análise de resultados obtidos permitiu concluir que houve uma grande adesão por parte dos alunos neste estilo de aprendizagem, tendo sido alcançado não só um estudo exaustivo das duas componentes já mencionadas, mas também trabalhando as competências de uso dos média e a formação para a cidadania, com especial enfoque na ajuda ao próximo. Para atingir estes objetivos utilizamos um sistema de análise de dados qualitativo (Bogdan & Bikle, 1997), tendo sido criadas categorias e subcategorias de forma a segmentar a informação recolhida ao longo do projeto com o intuito de otimizar a análise dos dados. Foram ainda realizados um inquérito por questionário aos alunos e uma entrevista por questionário à professora cooperante para suportar conclusões relativas à sua participação no projeto. |
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A escrita colaborativa com suporte na narrativa digital: um estudo com aprendentes do inglês como língua estrangeiraDidática das línguasEnsino de línguasLíngua inglesa - Ensino de uma segunda línguaEnsino secundárioEscrita colaborativaTexto narrativoTecnologias da informaçãoRecursos na InternetO mundo das novas tecnologias veio consolidar aquilo a que chamamos de aldeia global. Carregando o peso do mundo às costas, o Inglês cada vez se torna mais essencial num planeta onde impera a economia e a transação de bem e costumes, tornando assim esta língua crucial na educação de cidadãos do mundo. O mesmo pode ser dito quanto às novas tecnologias que, a cada dia que passa, se tornam mais presentes nas nossas vidas. Este estudo, realizado numa turma do décimo ano, tem como objetivo apresentar resultados de uma investigação sobre as principais falácias dos sujeitos na criação de um texto narrativo, bem como as perceções dos alunos a quando do uso das novas tecnologias. Para criar uma harmonia entre estes dois temas recorremos então à escrita colaborativa, tendo sido utilizada a plataforma google docs. Para aprender a utilizar ambas as componentes (tecnológicas e criação de uma narrativa) essenciais no mundo em que vivemos, a análise de resultados obtidos permitiu concluir que houve uma grande adesão por parte dos alunos neste estilo de aprendizagem, tendo sido alcançado não só um estudo exaustivo das duas componentes já mencionadas, mas também trabalhando as competências de uso dos média e a formação para a cidadania, com especial enfoque na ajuda ao próximo. Para atingir estes objetivos utilizamos um sistema de análise de dados qualitativo (Bogdan & Bikle, 1997), tendo sido criadas categorias e subcategorias de forma a segmentar a informação recolhida ao longo do projeto com o intuito de otimizar a análise dos dados. Foram ainda realizados um inquérito por questionário aos alunos e uma entrevista por questionário à professora cooperante para suportar conclusões relativas à sua participação no projeto.The world of new technologies has changed our planet to what we call global village. By carrying the weight of the world on its shoulders, the English language grows more every day, becoming essential on a planet dominated by economy, goods and customs transactions, thus making this a crucial language in a “citizen of the world” education. The same can be said about the new technologies that become more present that become more present in our lives. This study, implemented on a tenth-grade high school class, aims to present results of an investigation about the main fallacies of the subjects in the creation of a narrative text, as well as the students' perceptions of how much they use the new technologies. To create a harmony between these two subjects, we then used collaborative writing, using the google docs platform. To learn how use both the components (technology and creation of a narrative) both essential in the world we live in, the analysis of the results obtained allowed us to conclude that there was a great acceptance by the students in this style of learning, having been reached not only an exhaustive study of the two components already mentioned, but also working the skills of media usage and training for citizenship, with a special focus on helping others. To achieve these objectives, we used a qualitative data analysis system (Bogdan & Bikle, 1997), where categories and subcategories were created to segment the information collected throughout the project to optimize data analysis. A questionnaire survey of the students and a questionnaire interview with the cooperating teacher were also carried out to support conclusions regarding their participation in the project.Universidade de Aveiro2018-01-10T13:57:11Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21402TID:201936500porLoures, Rui Jorge Torrãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:12Zoai:ria.ua.pt:10773/21402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:56.534734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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