A escrita colaborativa com suporte na narrativa digital: um estudo com aprendentes do inglês como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loures, Rui Jorge Torrão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21402
Resumo: O mundo das novas tecnologias veio consolidar aquilo a que chamamos de aldeia global. Carregando o peso do mundo às costas, o Inglês cada vez se torna mais essencial num planeta onde impera a economia e a transação de bem e costumes, tornando assim esta língua crucial na educação de cidadãos do mundo. O mesmo pode ser dito quanto às novas tecnologias que, a cada dia que passa, se tornam mais presentes nas nossas vidas. Este estudo, realizado numa turma do décimo ano, tem como objetivo apresentar resultados de uma investigação sobre as principais falácias dos sujeitos na criação de um texto narrativo, bem como as perceções dos alunos a quando do uso das novas tecnologias. Para criar uma harmonia entre estes dois temas recorremos então à escrita colaborativa, tendo sido utilizada a plataforma google docs. Para aprender a utilizar ambas as componentes (tecnológicas e criação de uma narrativa) essenciais no mundo em que vivemos, a análise de resultados obtidos permitiu concluir que houve uma grande adesão por parte dos alunos neste estilo de aprendizagem, tendo sido alcançado não só um estudo exaustivo das duas componentes já mencionadas, mas também trabalhando as competências de uso dos média e a formação para a cidadania, com especial enfoque na ajuda ao próximo. Para atingir estes objetivos utilizamos um sistema de análise de dados qualitativo (Bogdan & Bikle, 1997), tendo sido criadas categorias e subcategorias de forma a segmentar a informação recolhida ao longo do projeto com o intuito de otimizar a análise dos dados. Foram ainda realizados um inquérito por questionário aos alunos e uma entrevista por questionário à professora cooperante para suportar conclusões relativas à sua participação no projeto.
id RCAP_cc8ae4856572b47e5f06e1204a6b97fc
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21402
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escrita colaborativa com suporte na narrativa digital: um estudo com aprendentes do inglês como língua estrangeiraDidática das línguasEnsino de línguasLíngua inglesa - Ensino de uma segunda línguaEnsino secundárioEscrita colaborativaTexto narrativoTecnologias da informaçãoRecursos na InternetO mundo das novas tecnologias veio consolidar aquilo a que chamamos de aldeia global. Carregando o peso do mundo às costas, o Inglês cada vez se torna mais essencial num planeta onde impera a economia e a transação de bem e costumes, tornando assim esta língua crucial na educação de cidadãos do mundo. O mesmo pode ser dito quanto às novas tecnologias que, a cada dia que passa, se tornam mais presentes nas nossas vidas. Este estudo, realizado numa turma do décimo ano, tem como objetivo apresentar resultados de uma investigação sobre as principais falácias dos sujeitos na criação de um texto narrativo, bem como as perceções dos alunos a quando do uso das novas tecnologias. Para criar uma harmonia entre estes dois temas recorremos então à escrita colaborativa, tendo sido utilizada a plataforma google docs. Para aprender a utilizar ambas as componentes (tecnológicas e criação de uma narrativa) essenciais no mundo em que vivemos, a análise de resultados obtidos permitiu concluir que houve uma grande adesão por parte dos alunos neste estilo de aprendizagem, tendo sido alcançado não só um estudo exaustivo das duas componentes já mencionadas, mas também trabalhando as competências de uso dos média e a formação para a cidadania, com especial enfoque na ajuda ao próximo. Para atingir estes objetivos utilizamos um sistema de análise de dados qualitativo (Bogdan & Bikle, 1997), tendo sido criadas categorias e subcategorias de forma a segmentar a informação recolhida ao longo do projeto com o intuito de otimizar a análise dos dados. Foram ainda realizados um inquérito por questionário aos alunos e uma entrevista por questionário à professora cooperante para suportar conclusões relativas à sua participação no projeto.The world of new technologies has changed our planet to what we call global village. By carrying the weight of the world on its shoulders, the English language grows more every day, becoming essential on a planet dominated by economy, goods and customs transactions, thus making this a crucial language in a “citizen of the world” education. The same can be said about the new technologies that become more present that become more present in our lives. This study, implemented on a tenth-grade high school class, aims to present results of an investigation about the main fallacies of the subjects in the creation of a narrative text, as well as the students' perceptions of how much they use the new technologies. To create a harmony between these two subjects, we then used collaborative writing, using the google docs platform. To learn how use both the components (technology and creation of a narrative) both essential in the world we live in, the analysis of the results obtained allowed us to conclude that there was a great acceptance by the students in this style of learning, having been reached not only an exhaustive study of the two components already mentioned, but also working the skills of media usage and training for citizenship, with a special focus on helping others. To achieve these objectives, we used a qualitative data analysis system (Bogdan & Bikle, 1997), where categories and subcategories were created to segment the information collected throughout the project to optimize data analysis. A questionnaire survey of the students and a questionnaire interview with the cooperating teacher were also carried out to support conclusions regarding their participation in the project.Universidade de Aveiro2018-01-10T13:57:11Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21402TID:201936500porLoures, Rui Jorge Torrãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:12Zoai:ria.ua.pt:10773/21402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:56.534734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escrita colaborativa com suporte na narrativa digital: um estudo com aprendentes do inglês como língua estrangeira
title A escrita colaborativa com suporte na narrativa digital: um estudo com aprendentes do inglês como língua estrangeira
spellingShingle A escrita colaborativa com suporte na narrativa digital: um estudo com aprendentes do inglês como língua estrangeira
Loures, Rui Jorge Torrão
Didática das línguas
Ensino de línguas
Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua
Ensino secundário
Escrita colaborativa
Texto narrativo
Tecnologias da informação
Recursos na Internet
title_short A escrita colaborativa com suporte na narrativa digital: um estudo com aprendentes do inglês como língua estrangeira
title_full A escrita colaborativa com suporte na narrativa digital: um estudo com aprendentes do inglês como língua estrangeira
title_fullStr A escrita colaborativa com suporte na narrativa digital: um estudo com aprendentes do inglês como língua estrangeira
title_full_unstemmed A escrita colaborativa com suporte na narrativa digital: um estudo com aprendentes do inglês como língua estrangeira
title_sort A escrita colaborativa com suporte na narrativa digital: um estudo com aprendentes do inglês como língua estrangeira
author Loures, Rui Jorge Torrão
author_facet Loures, Rui Jorge Torrão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loures, Rui Jorge Torrão
dc.subject.por.fl_str_mv Didática das línguas
Ensino de línguas
Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua
Ensino secundário
Escrita colaborativa
Texto narrativo
Tecnologias da informação
Recursos na Internet
topic Didática das línguas
Ensino de línguas
Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua
Ensino secundário
Escrita colaborativa
Texto narrativo
Tecnologias da informação
Recursos na Internet
description O mundo das novas tecnologias veio consolidar aquilo a que chamamos de aldeia global. Carregando o peso do mundo às costas, o Inglês cada vez se torna mais essencial num planeta onde impera a economia e a transação de bem e costumes, tornando assim esta língua crucial na educação de cidadãos do mundo. O mesmo pode ser dito quanto às novas tecnologias que, a cada dia que passa, se tornam mais presentes nas nossas vidas. Este estudo, realizado numa turma do décimo ano, tem como objetivo apresentar resultados de uma investigação sobre as principais falácias dos sujeitos na criação de um texto narrativo, bem como as perceções dos alunos a quando do uso das novas tecnologias. Para criar uma harmonia entre estes dois temas recorremos então à escrita colaborativa, tendo sido utilizada a plataforma google docs. Para aprender a utilizar ambas as componentes (tecnológicas e criação de uma narrativa) essenciais no mundo em que vivemos, a análise de resultados obtidos permitiu concluir que houve uma grande adesão por parte dos alunos neste estilo de aprendizagem, tendo sido alcançado não só um estudo exaustivo das duas componentes já mencionadas, mas também trabalhando as competências de uso dos média e a formação para a cidadania, com especial enfoque na ajuda ao próximo. Para atingir estes objetivos utilizamos um sistema de análise de dados qualitativo (Bogdan & Bikle, 1997), tendo sido criadas categorias e subcategorias de forma a segmentar a informação recolhida ao longo do projeto com o intuito de otimizar a análise dos dados. Foram ainda realizados um inquérito por questionário aos alunos e uma entrevista por questionário à professora cooperante para suportar conclusões relativas à sua participação no projeto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2018-01-10T13:57:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21402
TID:201936500
url http://hdl.handle.net/10773/21402
identifier_str_mv TID:201936500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137612910297088