O Desempenho das habilidades manipulativas : Estudo de intervenção no pré-escolar com o recurso de material não convencional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1881 |
Resumo: | O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar. O projeto de investigação realizado centrou-se na área da expressão motora em que visou a melhoria no desempenho motor das crianças a nível das habilidades manipulativas. Para a sua concretização foram delineados os seguintes objetivos específicos: descrever e comparar o desempenho motor das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, antes e após a intervenção; comparar o desempenho motor das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, em função de género, antes e após a intervenção; comparar o desempenho motor das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, em função de um grupo referência, antes e após a intervenção. A metodologia adotada é de natureza quantitativa e de caráter descritivo/comparativo. Os dados foram recolhidos através de observação e registos audiovisuais. Participaram no estudo dezoito crianças (13 meninos e 5 meninas) com idades compreendidas entre os quatro e seis anos de idade, de um Jardim-de-Infância, do Agrupamento de Escolas de Monserrate. O desempenho motor foi avaliado, através da escala PDMS – 2 (Peabody Developmental Motor Scales-2), antes e após a intervenção. Os resultados evidenciaram que as crianças melhoraram o seu desempenho em todas as habilidades manipulativas. A habilidade que obteve maior progressão foi a de pontapear e a que registou menor progressão foi a de lançar ao alvo por baixo a 165cm. Com este estudo é reforçada a importância do estímulo e da prática intencional de sessões de motricidade infantil, para que as crianças progridam na execução destas habilidades, de forma a atingirem o estádio maduro das habilidades motoras fundamentais. |
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O Desempenho das habilidades manipulativas : Estudo de intervenção no pré-escolar com o recurso de material não convencionalDesenvolvimento motorHabilidades manipulativasEducação pré-escolarMaterial não-convencionalMotor developmentManipulative skillsPre-school educationUnconventional materialsO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar. O projeto de investigação realizado centrou-se na área da expressão motora em que visou a melhoria no desempenho motor das crianças a nível das habilidades manipulativas. Para a sua concretização foram delineados os seguintes objetivos específicos: descrever e comparar o desempenho motor das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, antes e após a intervenção; comparar o desempenho motor das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, em função de género, antes e após a intervenção; comparar o desempenho motor das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, em função de um grupo referência, antes e após a intervenção. A metodologia adotada é de natureza quantitativa e de caráter descritivo/comparativo. Os dados foram recolhidos através de observação e registos audiovisuais. Participaram no estudo dezoito crianças (13 meninos e 5 meninas) com idades compreendidas entre os quatro e seis anos de idade, de um Jardim-de-Infância, do Agrupamento de Escolas de Monserrate. O desempenho motor foi avaliado, através da escala PDMS – 2 (Peabody Developmental Motor Scales-2), antes e após a intervenção. Os resultados evidenciaram que as crianças melhoraram o seu desempenho em todas as habilidades manipulativas. A habilidade que obteve maior progressão foi a de pontapear e a que registou menor progressão foi a de lançar ao alvo por baixo a 165cm. Com este estudo é reforçada a importância do estímulo e da prática intencional de sessões de motricidade infantil, para que as crianças progridam na execução destas habilidades, de forma a atingirem o estádio maduro das habilidades motoras fundamentais.This report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice II course, which is part of the Master's Degree in Pre-School Education. This research project focused on the area of motor expression and it aimed at improving the motor performance of children at the level of manipulative skills. In order to carry out this project, the following objectives – specific ones – were set: to describe and compare the motor performance of the children, in the various manipulative skills, before and after the intervention; to compare the motor performance of the children, in the various manipulative skills, according to gender, before and after the intervention; to compare the motor performance of the children, in the diverse manipulative skills, according to a reference group, before and after the intervention. The methodology adopted was of a quantitative and descriptive / comparative nature. The data was collected through observation and audiovisual records. Eighteen children (13 boys and 5 girls) participated in the study. These were between four and six years of age and came from a Kindergarten within the Monserrate School Grouping. The motor performance was evaluated through the PDMS - 2 scale (Peabody Developmental Motor Scales - 2), before and after the intervention. Globally, children improved their performance on all manipulative skills. The skill that obtained greater progress was kicking and the one that registered the smallest progress was target throwing (underhand) at a distance of 165cm. This study reinforces the importance of the stimulation and intentional practice of child motor sessions so that children can progress in the execution of these skills in order to reach the mature stage of the fundamental motor skills.2017-07-05T09:32:06Z2017-04-27T00:00:00Z2017-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1881TID:201711117porJesus, Cláudia Sofia Oliveira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:29Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:22.743997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar. O projeto de investigação realizado centrou-se na área da expressão motora em que visou a melhoria no desempenho motor das crianças a nível das habilidades manipulativas. Para a sua concretização foram delineados os seguintes objetivos específicos: descrever e comparar o desempenho motor das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, antes e após a intervenção; comparar o desempenho motor das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, em função de género, antes e após a intervenção; comparar o desempenho motor das crianças, nas diversas habilidades manipulativas, em função de um grupo referência, antes e após a intervenção. A metodologia adotada é de natureza quantitativa e de caráter descritivo/comparativo. Os dados foram recolhidos através de observação e registos audiovisuais. Participaram no estudo dezoito crianças (13 meninos e 5 meninas) com idades compreendidas entre os quatro e seis anos de idade, de um Jardim-de-Infância, do Agrupamento de Escolas de Monserrate. O desempenho motor foi avaliado, através da escala PDMS – 2 (Peabody Developmental Motor Scales-2), antes e após a intervenção. Os resultados evidenciaram que as crianças melhoraram o seu desempenho em todas as habilidades manipulativas. A habilidade que obteve maior progressão foi a de pontapear e a que registou menor progressão foi a de lançar ao alvo por baixo a 165cm. Com este estudo é reforçada a importância do estímulo e da prática intencional de sessões de motricidade infantil, para que as crianças progridam na execução destas habilidades, de forma a atingirem o estádio maduro das habilidades motoras fundamentais. |
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